Bagé / RS, Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé O turismo passa por aqui | Caderno: Bagé O turismo passa por aqui

Apatur

A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) tem um papel precursor no desenvolvimento turístico de Bagé. De acordo com o atual presidente, Ângelo Silva, o histórico da entidade data de 4 de julho de 2002, quando 13 empreendedores fundaram a Associação Bageense de Turismo, com o objetivo de promover, viabilizar e potencializar a demanda do turismo no município e na região.
Os pioneiros foram Luís Fausto Teixeira (primeiro presidente), Augusto e Gládis Costallat, Bayard Munhoz, Clodomiro e Beatriz Antunes, Elisabeth Terra, Marcelo Borba, Marcos Budó, Rosângela Alves e Yara Maria Botelho Vieira. No dia 27 de janeiro de 2000, em assembleia, a entidade passou a se chamar Apatur, com abrangência nos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Em janeiro de 2014, quatro novos municípios entraram na Apatur. Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista solicitaram, à Secretaria de Turismo do Estado, a transferência da região Costa Doce para o Pampa, totalizando 11 municípios, com 261.679 habitantes.
Realizações
Nesse ano, a Apatur participou de diversos eventos da região e de dezenas de reuniões com entidades e prefeitos, com o propósito de aperfeiçoar as ações e projetar a região no cenário de desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Em março, a Apatur recebeu palestrantes de projeção. O ex-secretário de Turismo de Porto Alegre e ex-presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), José Carlos Mello D’Ávila, falou sobre “a importância do turismo no desenvolvimento regional”.
Todas as atividades da diretoria da Apatur estão registradas nos informativos da entidade. O trabalho inicia no Centro de Informações Turísticas da Avenida Santa Tecla, acompanhando o turista onde ele for.

Centro de Informações Turísticas cadastra 155 visitantes
Araranguá (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Tacuarembó (ROU) são algumas das 36 cidades de origem dos 155 turistas que passaram pelo Centro de Informações Turísticas de Bagé, no período de dezembro de 2013 a março de 2014. Desejando saber mais sobre as potencialidades locais e perguntando sobre a localização de hotéis, restaurantes e pontos de visitação, os turistas gostaram do atendimento recebido.
Muitos voltaram ao local, registrando a satisfação de ter passado pela região de Bagé. Eles foram recepcionados pelos diretores da Apatur, pelos guias de turismo e pelos estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Bagé.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 25/04/2014 |

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Complemento P.18

    Cinema desponta na Fronteira O Festival de Cinema da Fronteira vai para a sexta edição, estimulando a produção regional, nacional e internacional. A quinta edição, realizada no final de novembro de 2013, contou com a participação de teóricos...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Turismo profissional ganha nova proporção

    Turismo profissional ganha nova proporção O turismo rural começou há mais tempo, mas foi a partir de 2006 que ganhou mais planejamento e organização. O turismólogo Juliano Munhoz, coordenador da área na Secretaria Municipal de...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    História

    Recordando os tempos de sangrenta revolução   O ano de 1893 marcou a história da cidade constituída a partir de um acampamento. O professor William Rodrigues ajudou a esclarecer sobre o começo e a divergência da revolução.   FS - O que tinham...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    História

    Os grandes visionários da história de Bagé   Nas páginas 4 e 5, nossa equipe procurou apresentar a história de Bagé de uma forma lúdica, com um enfoque contemporâneo, alicerçado nas necessidade dos dias de hoje. Procuramos o Arquivo Público...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Experiente Bagé - Turismo

    Editoria: O turismo passa por aqui Data: 18/04/2014 Em tempo real: Não Situação: Publicada Texto: EXPEDIENTE Jornal FOLHA do...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Não há problema algum em usar beleza e glamour como ferramentas à construção de vidas melhores para o próximo. Preocupante seria a inércia...”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.