Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Acadêmicos de Letras apresentam peça em inglês

Crédito: Arquivo/FS

Os formandos em inglês do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa adaptaram a peça Um Bonde Chamado Desejo, do dramaturgo americano Tennessee Williams. A encenação – em inglês - ocorreu ontem à noite. Logo após, ocorreu um debate. A atividade marcou o Dia da Mulher. Trata-se, ainda, de uma atividade que busca trabalhar o multilinguismo e o multiculturalismo.
A professora que supervisionou a atividade, Fabiane Lazzaris, explica que a peça é uma adaptação livre e o resultado é consequência de um trabalho colaborativo entre os universitários.  Foram dois meses de ensaio. A iniciativa buscou explorar conceitos como apropriação, adaptação na prática e desenvolvimento da língua inglesa, além do letramento literário por meio da experiência teatral.
Um dos desafios encontrados foi escrever um texto que, em inglês, que fosse de fácil compreensão para o público. Vale destacar que a entrada foi gratuita e que a encenação durou 20 minutos. A peça que na adaptação recebeu o nome de Forgive and Forget também foi escolhida por tratar de temas polêmicos, como a submissão feminina e a agressão à mulher.
A direção da peça do Programa Inglês Sem Fronteiras é da aluna Mayara Rodrigues e a atividade foi supervisionada pela professora Fabiane Lazzaris. A aluna Eduarda Schneider interpretou Blanche Dubois, Charles Pintanelli de vida a Stanley Kowalski, enquanto Taiana Rodrigues fez o papel de Stella Kowalski. Thiago Gonzales viveu Mitch e Mégui Mascarelo, Eunice. A peça contou com a adição de alguns personagens como a apresentadora Jennifer Jones interpretada por Cristiane Lopes, a psicóloga e conselheira Jane Cook, por Mariela Marin e o irreverente TJ interpretado por Luciano Peres.

Sobre a história original

A peça original estreou na Broadway em 3 de dezembro de 1947, e se manteve até 17 de dezembro de 1949, no Ethel Barrymore Theatre. A produção foi dirigida por Elia Kazan e estrelou Marlon Brando, Jessica Tandy, Kim Hunter e Karl Malden. Em Londres, no ano de 1949, outra versão apresentou Bonar Colleano, Vivien Leigh e Renee Asherson, sob direção de Laurence Olivier.
Houve várias adaptações da peça. Uma das mais conhecidas é a de 1951, que foi adaptada para o filme homônimo A Streetcar Named Desire, sob a direção de Elia Kazan. Viviane Leigh recebeu um Oscar como melhor atriz pelo papel de Blanche. A trama central da história original justifica a escolha, que também é alusiva ao Dia da Mulher.
Blanche e Stella são irmãs. Stella é casada com Stanley. Os cunhados se odeiam. Blanche critica a vida pobre do casal. E a rudeza de Stanley incomoda Blanche. Um dos principais agravantes do clima de tensão entre os dois é a relação de Stanley e Stella. Grávida, ela por vezes é espancada pelo marido alcoólatra. Contudo, Stella permanece submissa, sobretudo pelo desejo sexual que mantém a relação dos dois.
Stanley atormenta Blanche pelo seu passado, considerado imoral. No dia em que Stella entre em trabalho de parto, Blanche e Stanley fica a sós no apartamento. Ele violenta a cunhada. Dias após, as irmãs se encontram e Blanche conta o que ocorreu. Stella não acredita e permanece com o marido. Blanche vai parar em um hospício. 

LEGENDA: História também motiva debate sobre a mulher

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/03/2014 | Geral

  • Bagé, Domingo 11 de Março

    Lixo e animais dividem espaço no Tiaraju

    Na rua Tomás Antônio Gonzaga, no bairro Tiaraju, em uma área verde localizada atrás da residência número 276, é possível verificar um espaço de descarte inadequado de lixo. Não só isso, a reportagem, motivada pela denúncia de moradores, verificou...

  • Bagé, Domingo 11 de Março

    Vencimento da conta de água é prorrogado

    Aqueles bageenses que ainda não receberam suas contas de água e esgoto, não precisam se preocupar. A data de vencimento dos boletos foi prorrogada. Os usuários poderão efetuar pagamento até o dia 20 de março. A assessoria de comunicação do...

  • Bagé, Domingo 11 de Março

    Marfrig libera laudo referente intoxicação de colaboradores

    No dia 27 de dezembro, aproximadamente 30 trabalhadores foram encaminhados a atendimento médico em unidades de saúde particulares e privados, com sintomas de intoxicação devido a uma dedetização ocorrida naquele mesmo dia. Os funcionários teriam...

  • Bagé, Domingo 11 de Março

    Barulho atrapalha missa da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

          Neste domingo, 8, o evento Juventude Volta as Aulas, organizado pelo vereador Lélinho, atrapalhou a missa das 19hs da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora devido ao alto volume do som. A empresária, Leilah Castro, relata que o barulho vindo da...

  • Bagé, Domingo 11 de Março

    Antecipação da restituição gera comparação

    A maioria dos contribuintes ainda não entregou a declaração anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), mas já pode pensar em receber a restituição muito antes dos lotes previstos pela Receita Federal. É que as antecipações oferecidas...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.