Folha do Sul Gaúcho | Ano 6 | Nº 1540
Siga-nos:

Notícia

F2 | Caderno: F2

Tributo à História

Atelier Coletivo promove show em benefício dos Quilombolas do Rincão do Inferno

por Vinícius Silva
 
O lugar era tão inóspito e hostil que recebeu um nome apavorante: Rincão do Inferno. É lá que vivem os remanescentes do quilombo de Bagé, Alcíbio, e a sogra, Onélia Franco, que recepcionam os visitantes nessa que é uma das localidades mais bonitas e inacessíveis do Estado. Simpáticos e hospitaleiros, quem visita a localidade está acostumado com a presença da dupla. Agora, os dois vêm a Bagé para uma apresentação musical, oportunidade única para contemplar a arte centenária dos últimos decendentes de escravos daquela região.
 
Iniciativa

A ideia partiu do artista plástico Carlo Andrei Rossal, frequentador da localidade das Palmas. "Eles são meus amigos de muito tempo. Faz uns 20 anos que vou para o Rincão do Inferno. São noites regadas a cantoria e causos", afirma Rossal. Essa é a segunda vinda da dupla ao bar. "Na primeira, aluguei até umas cabritas, para colocar dentro do bar e dar um clima de rincão", completa.

Recepcionistas hospitaleiros, os Franco se acostumaram a receber os visitantes com música. Apesar de nunca ter tido um gravador ou livros de música, Franco aprendeu o instrumento pelo rádio. "Eles são pessoas incríveis. Alcíbio tem ouvido absoluto e memoriza as músicas", diz Rossal. Além da música, Alcíbio e Onélia trarão víveres produzidos na propriedade. "A Dona Onélia faz um feijão lendário. Ela vai preparar para vendermos, é imperdível! Também venderemos mel, com a renda destinada à comunidade quilombola", garante. A apresentação ainda deve contar com músicos convidados. Temos confirmados Julio Pimentel, Luciano Pavão, Dalvi Spricigo e muitos outros. Eles (Alcíbio e Onélia) têm uma legião de fãs", garante Rossal.

 
Serviço
O quê: Alcíbio e Onélia Franco
moradores da localidade do Rincão do Inferno
Quando: 31 de janeiro - 23h
Ingressos: R$ 15
show em benefício da comunidade quilombola

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 29/01/2014 |

  • Bagé, Domingo 29 de Janeiro

    bageensesmundoafora@bage.com

    por Lúcia Gomes Suflê de siri, salada com batatas ao vinho e amêndoas... Final de domingo lindo... Melhor recebida, impossível. Como não estar cada vez mais encantada pelo bem receber na nossa terrinha? Mas vamos circular pelo mundo dos...

  • Bagé, Domingo 29 de Janeiro

    Férias, tempo de Sessão da Tarde

    por Vinícius Silva   A popularização dos sistemas de televisão por assinatura abriram um extensivo leque de programação. Dessa forma, o acesso a filmes, séries e desenhos animados se tornou muito mais fácil, não importando o estilo nem a idade...

  • Bagé, Domingo 29 de Janeiro

    Beber de isoporzinho

    por Vinícius Silva   Inspirados pela cultura que cerca uma subdivisão do funk carioca, adolescentes da periferia paulistana começaram a se reunir em eventos que ficaram conhecidos como rolezinhos. Basicamente, o objetivo era reunir jovens que...

  • Bagé, Domingo 29 de Janeiro

    Uruguai: beleza e aventura

    por Vinícius Silva   Partindo do Chuí e com algum tempo disponível, em poucos dias é possível conhecer o melhor das praias do litoral uruguaio. Famoso pela beleza, cada balneário tem seu charme e sua peculiaridade, sendo um destino convidativo...

Enquete

Estava previsto para ser votado nesta semana na Câmara de Vereadores, o projeto de lei (PL 040/14) que pretende alterar o horário de funcionamento dos supermercados e hipermercados de Bagé aos domingos e feriados. A ideia é determinar o horário dos estabelecimentos de segunda-feira a sábado, entre 8h e 22h. Com isso ficaria impedido a abertura dos comércios aos domingos e feriados, a não ser quando o atendimento é feito pelo dono. O autor da matéria, vereador Caio Ferreira (PT) alega que a demanda é dos próprios funcionários que desejam garantir um dia de folga na semana. No entanto, o autor do projeto solicitou o adiamento da votação para agosto. A intenção é mobilizar a categoria dos trabalhadores para acompanhar a votação e pressionar os parlamentares. E você leitor, concorda ou não com os objetivos do projeto?

  • SIM. Os funcionários merecem ter o domingo para descanso e lazer. Cumpririam um horário maior nos outros seis dias da semana e, como muito dos trabalhadores, teriam o domingo como folga.
    ( 55.8% )
  • NÃO. Os comerciários alegam que o fechamento aos domingos e feriados pode baixar o faturamento da empresa. Parte da população também questiona que se os mercados fechados nestes dias é empecilho para realização de compras em dias propícios.
    ( 44.2% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Servidores municipais de Candiota promovem manifestação curiosa
Um grupo de funcionários municipais de Candiota promoveu, na manhã de ontem, uma manifestação diferente. Com a intenção de sensibilizar o Poder Executivo a conceder reajuste de 8,13% em parcela...
Assista também:
Divaldo Lara apresenta denúncia em vídeo que teria sido gravado por funcionário do Daeb
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Fábio Lucas

CLIMA ESCOLAR,  a Polícia Militar apreendeu, em uma escola de Porto Alegre, um celular onde dois adolescentes simulavam a execução de um PM, ato...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.