Bagé / RS, Sábado, 23 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

F2 | Caderno: F2

Férias, tempo de Sessão da Tarde

Reportagem selecionou uma lista filmes que marcaram história em uma das sessões mais duradouras e conhecidas dos brasileiros

por Vinícius Silva
 
A popularização dos sistemas de televisão por assinatura abriram um extensivo leque de programação. Dessa forma, o acesso a filmes, séries e desenhos animados se tornou muito mais fácil, não importando o estilo nem a idade do expectador.
Contudo, nem sempre foi assim. Até meados dos anos 1990, o serviço de TV a cabo era o único oferecido aos brasileiros e a preços pouco acessíveis. Assim, o mais comum era que cada família tivesse, em média, dois ou três canais à disposição, com programação pouco variada.
 
Diversão à tarde
Em tempos de férias, era comum passar o tempo em frente à televisão assistindo algum filme na Sessão da Tarde, uma das mais antigas sessões de filmes da televisão brasileira. Exibida desde 1974, em geral apresenta filmes de comédia e aventura e, ocasionalmente, ação ou drama.
Até alguns anos, a sessão apresentava todo tipo de filme. Entretanto, a classificação indicativa inviabilizou a exibição de muitos deles, impróprios para o horário. Não era raro, em outros tempos, assistir grandes clássicos como Robocop ou Terminator, filmes cheios de ação e violência que habitavam o imaginário das crianças dos anos 90.
 
Queda
A supracitada popularização da televisão por assinatura, consequência do aumento de renda, fez com que as sessões de filmes da TV aberta na faixa vespertina caísse vertiginosamente (quase 15 pontos de 2006 para cá). Assim, a emissora estuda mudanças na programação, o que pode eliminar a Sessão da Tarde da grade. A emissora não nega e diz que "analisa sua grade de forma permanente".  Uma atração ao vivo e mais uma reprise de novelas são cotados.
 
Clássicos
Além de auxiliar na educação cinematográfica de gerações, a Sessão da Tarde contemplou, ao longo do tempo, uma lista de filmes que acabaram se tornando mais que clássicos. De tão popular, os "filmes de Sessão da Tarde" se tornaram um estilo cinematográfico para os brasileiros. Confira alguns títulos exibidos - repetidamente, é claro - ao longo dos últimos 30 anos.
 
Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop - 1984)
Primeiro filme da franquia que consagrou Eddie Murphy como ator de cinema. Bem sucedido no Saturday Night Live, o ator vive Axel Foley, policial de Detroit e agente de rua que se dirige até Beverly Hills, na Califórnia, para resolver o assassinato de seu melhor amigo. O filme arrecadou 234 milhões de dólares na bilheteria, tornando-se o maior hit de 1984. O mais impressionante é que a franquia deveria ter sido protagonizada por Silvester Stallone, que utilizou algumas de suas ideias em outro clássico, Stallone Cobra, de 1986.
 
Karate Kid (The Karate Kid - 1984)
Um dos maiores clássicos da sessão, o filme conta a trajetória de Daniel Larusso, jovem que deseja aprender os segredos do caratê. Para isso, ele convence um experiente mestre a lhe dar aulas, que se transformam em lições de vida. É famoso por mostrar o aprendizado das técnicas a partir de atividades cotidianas. O golpe final, o "chute da garça", era o mais imitado nos pátios das escolas da época.
 
Os Goonies (The Goonies - 1985)
Clássico de aventura dirigido por Richard Donner. Conta a história de uma turma de garotos que, após encontrarem um mapa do tesouro, partem em uma emocionante aventura atrás das riquezas do pirata Willy Caolho. Resistiu ao teste do tempo e, ainda hoje, é uma clássica aventura para qualquer idade.
 
De Volta Para O Futuro (Back to The Future 1985)
Misturando ficção-científica e aventura, a trilogia de Robert Zemeckis é uma das mais aclamadas franquias da história do cinema. No filme, Marty McFly (Michael J. Fox) volta, acidentalmente, a 1955 e, ao encontrar os pais ainda jovens, põe em risco a própria existência. Marty deve consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem e, com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), encontrar um modo de voltar para 1985. Três filmes excelentes que resistem, sem problema, à passagem do tempo.
 
Conta Comigo (Stand By Me - 1986)
Baseado no conto "O Corpo", de Stephen King, o filme é um drama que conta a história de Gordie Lachance, escritor que recorda um acontecimento pessoal no verão de 1959. Vivendo em uma pequena cidade do estado americano de Oregon, ele e mais três amigos saem em busca do corpo de um adolescente, que estava desaparecido na mata há mais de três dias. A aventura se revela uma jornada marcante de autodescoberta, que marcaria os personagens para sempre.
 
Te Pego Lá Fora (Three O'Clock High - 1987)

Filme que mostra, de forma eletrizante, a agonia de Jerry Mitchel, estudante tranquilo do colegial que precisa entrevistar Buddy Revel, recém-chegado ao colégio Weaver. Revel é um brutamontes com fama de psicopata que não suporta ser tocado. Jerry faz exatamente isso e é desafiado para uma briga no estacionamento da escola, às 3 da tarde. Jerry tem poucas horas para bolar um plano e escapar da "execução". Ótimo filme que ainda diverte.
 
Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love - 1987)
Comédia romântica que conta a história de Ronald Miller, típico nerd dos anos 1980 que, para se tornar popular, resolve pagar 1.000 dólares de suas economias para a cheerleader Cindy que, precisando do dinheiro, concorda em fingir ser sua namorada e torná-lo popular. O jovem passa por uma grande mudança, renegando os antigos amigos em troca da nova turma. O filme, além de falar sobre amizade e auto-aceitação, ainda tem o clássico dos Beatles como tema.
 
Falcão - O Campeão dos Campeões (Over the Top - 1987)
Filme de ação escrito e protagonizado por Silvester Stallone. Neste filme ele vive Lincoln Falcão, caminhoneiro que ganha a vida fazendo entregas pelos Estados Unidos em seu velho caminhão. Disposto a conquistar a confiança do filho, Falcão vende o caminhão para apostar tudo na própria vitória no Campeonato Mundial de Queda de Braço, em Las Vegas, cujo prêmio seria um caminhão novinho. Grande clássico, perdendo apenas para Rocky como um dos grandes sucessos de Stallone.
 
Sem Licença Para Dirigir (License to Drive - 1988)
O filme é estrelado por Corey Haim, ator que protagoniza vários filmes adolescentes da década de 1980. Neste, ele vive Les Anderson, jovem que, após ser reprovado no teste para Carteira de Habilitação, sai escondido com o carro do avô para levar a garota dos seus sonhos, Mercedes (sem trocadilhos), para um encontro. Ainda hoje é um filme divertido.
 
Quero Ser Grande (Big - 1988)
Antes de estrelar grandes filmes e se consagrar como grande ator dramático, Tom Hanks protagonizou alguns clássicos da Sessão da Tarde. Neste ele interpreta Josh, garoto que tem a vida transformada, literalmente, do dia para a noite. Após ser humilhado por não ter altura suficiente para andar em uma montanha-russa, Josh vai a uma máquina de desejos e pede para ser grande. No dia seguinte, ele se vê transformado em um adulto de 30 anos. As aventuras do garoto tentando se adaptar à nova vida renderam a Tom Hanks a primeira indicação ao Oscar.
 
Meu Primeiro Amor (My Girl - 1991)
Filme emocionante que conta a história de Vada, garota solitária filha de Harry, viúvo que não consegue compreender os conflitos que a filha está passando. A garota tem um único amigo, Thomas J, menino impopular e sem amigos. Suas aventuras do verão - do primeiro beijo ao último adeus - introduzem Vada ao mundo da adolescência. Filme emocionante e com excelente trilha sonora, cheia de clássicos dos anos 1960 e 1970.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 29/01/2014 |

  • Bagé, Sábado 29 de Janeiro

    bageensesmundoafora@bage.com

    por Lúcia Gomes Suflê de siri, salada com batatas ao vinho e amêndoas... Final de domingo lindo... Melhor recebida, impossível. Como não estar cada vez mais encantada pelo bem receber na nossa terrinha? Mas vamos circular pelo mundo dos...

  • Bagé, Sábado 29 de Janeiro

    Tributo à História

    por Vinícius Silva   O lugar era tão inóspito e hostil que recebeu um nome apavorante: Rincão do Inferno. É lá que vivem os remanescentes do quilombo de Bagé, Alcíbio, e a sogra, Onélia Franco, que recepcionam os visitantes nessa que é uma das...

  • Bagé, Sábado 29 de Janeiro

    Beber de isoporzinho

    por Vinícius Silva   Inspirados pela cultura que cerca uma subdivisão do funk carioca, adolescentes da periferia paulistana começaram a se reunir em eventos que ficaram conhecidos como rolezinhos. Basicamente, o objetivo era reunir jovens que...

  • Bagé, Sábado 29 de Janeiro

    Uruguai: beleza e aventura

    por Vinícius Silva   Partindo do Chuí e com algum tempo disponível, em poucos dias é possível conhecer o melhor das praias do litoral uruguaio. Famoso pela beleza, cada balneário tem seu charme e sua peculiaridade, sendo um destino convidativo...

Clique TV
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Assista também:
Carnaval| Café com a Redação
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

LEMBRAM quando comentei aquele evento gastronômico musical do consulado do Uruguai no Imba, nos anos 90? Naquela época, a cônsul era Suzana...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.