Bagé / RS, Segunda-feira, 18 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Saúde Animal | Caderno: Folhito

Atenção à saúde do aparelho digestivo

Crédito: Divulgação/FS

Transtornos digestivos são comuns e a maioria deles se resolve em poucos dias. É claro que há casos em que os animais precisam ser submetidos a tratamento de duração mais longa, geralmente aqueles que apresentam problemas digestivos frequentes ou permanentes. É importante entender que qualquer alteração que reduza a absorção de nutrientes do alimento ou sua passagem pelo trato digestivo pode ser denominado de distúrbio digestivo.
A digestão eficiente é fundamental à saúde de animal, pois é por meio dela que o organismo consegue obter nutrientes necessários à produção e reparação de tecidos e à obtenção de energia. Por isso torna-se tão importante alimentar o animal com um produto formulado para ajudar na digestão.
Os sintomas mais comuns de distúrbios digestivos são fezes amolecidas ou diarreia. Outros sintomas também podem ser observados, como vômitos, alteração de apetite, flatulência, sangue ou muco nas fezes, esforço para defecar, perda de peso, abdômen tenso e sensível. Vale destacar que se o animal apresentar vômitos e diarreia ele pode estar gravemente desidratado. É importante, ao observar alguns desses sintomas, recorrer à orientação de um médico veterinário.
Há diferentes tipos de distúrbios digestivos, cujas causas podem variar desde uma simples ingestão de algo inadequado a alergias alimentares, infecções ou ausência de enzimas digestivas. Além disso, algumas raças de cães podem apresentar predisposição, como Dogue Alemão, Pastor Alemão, Golden Retriever e Collie.
Gastroenterite aguda - é a inflamação do trato digestivo, geralmente de breve duração, causada pela ingestão de alimentos estragados ou substâncias tóxicas;
Colite - mais comum entre animais de menos de cinco anos. Trata-se da inflamação do intestino grosso, o que resulta na emissão frequente e dolorosa das fezes. A diarreia geralmente contém muco e sangue;
Prisão de ventre - possui  várias causas, entre as quais a falta de atividade física e a ingestão de materiais indigestíveis, como osso;
Insuficiência pancreática exócrina - é caracterizada pela perda de peso, aumento do apetite e produção volumosa de fezes amolecidas;
Má absorção do intestino delgado - a inflamação do intestino delgado prejudica a absorção de nutrientes e resulta em diarreia persistente, perda de peso e de apetite.

Dicas
Apenas ofereça ao animal o alimento recomendado pelo veterinário; peça orientações ao veterinário sobre a oferta de várias refeições pequenas ao dia; peça orientação sobre a possibilidade de misturar alimento seco e úmido; verifique se o animal não revira lixeiras ou caça para obter comida; mantenha sempre água limpa, fresca e abundante disponível.

Comente essa notícia
Clique TV
Carnaval| Café com a Redação
Assista também:
Comunicação

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.