Bagé / RS, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Natal 2013 | Caderno: Natal 2013

Um presente diferente de Natal

Chega o período de final de ano e começa o corre-corre ao comércio em busca dos presentes. A troca de lembranças é uma das principais características do período natalino. Oferecer algo a um familiar ou amigo, às vezes, se torna uma tarefa complicada. Mas... e se o destinatário do presente fosse alguém mais conhecido na comunidade, ocupasse um destaque, a liderança de um dos poderes constituídos de Estado?
Pensando nisso, a FOLHA do SUL propôs uma brincadeira por meio de uma enquete nas ruas. A população poderia escolher entre alguns nomes ou funções e dedicar algum presente que gostaria de dar a essas personalidades.        
Como não se trata de um levantamento estatístico ou avaliação da opinião pública, apenas sugerimos na forma de uma grande brincadeira. O mais curioso é que a própria população não ficou de fora da relação, recebendo, também, um indicativo de presente.
Outra curiosidade: por mais que o espírito da enquete seja a descontração, muita gente não quis opinar. O temor de represálias ou comprometimento com a divulgação da opinião ainda é muito forte no bageense.
 
“Eu daria um computador ao promotor público de Justiça, com um processador bem rápido. Isso para garantir mais agilidade aos processos de interesse da comunidade”.
Renê Moraes, 82 anos, aposentado
 
“Eu daria mais educação à população, que deixa muito a desejar em Bagé. Tem muita gente que não sabe o que é cidadania, principalmente na questão da limpeza da cidade”.
Luís Antônio Protásio, 58 anos, florista
 
“Quero dar uma vassoura ao prefeito (Dudu Colombo), para que ele ajude a limpar as ruas. Gosto muito dele, mas do jeito que a cidade está suja, fica difícil”.
Vera Soares, 67 anos, professora aposentada
 
“Olha, eu daria uma agenda para o juiz diretor do Fórum. Parece um presente simples, mas pensa bem: ele não pode esquecer das audiências e dos compromissos, já que a função dele é muito importante na cidade”.
Helena Kuplich de Almeida, 67 anos, dona de casa
 
“Eu daria de presente uma caixa de lenços para o presidente da Aciba (Associação Comercial e Industrial de Bagé), para que os comerciantes não chorassem as mágoas de que não estão vendendo muito”.
Jurema Camargo Luiz, 65 anos, manicure
 
“Daríamos um panetone recheado de chocolate para os delegados de Polícia. Especialmente para adoçar a madrugada do Natal, que é bastante movimentada, para que, pelo menos, seja mais doce” .
Denize da Cunha, professora, e Dagoberto Portela, instrutor de autoescola
 
“Eu daria uma caneta para a presidente do Simba (Sindicato dos Municipários de Bagé), para  que ela possa anotar e atender as reivindicações da nossa categoria”.
Vera Maria Costa Diogo, 57 anos, servidora pública
 
“Eu daria para a reitora da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) uma balança da Justiça, para que ela tome decisões justas que possam beneficiar os estudantes”.
Dalva da Costa Borba, 65 anos, costureira
 
“Daria um kit de primeiros socorros ao provedor da Santa Casa, para não correr risco do hospital ter problemas com atendimentos de emergência agora no final do ano”.
Zilmar dos Santos, 42 anos, técnico em informática

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2013 |

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Cidade solidária

    Este é o nosso segundo Natal com a renovada equipe da FOLHA do SUL. Durante este período, tratamos de encarar nosso desafio de implantar um modelo de jornalismo jovem, dinâmico e muito, mas muito bonito. Nessa tarefa, trabalhamos como se o grande...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Brinquedos de personalidade

    Os brinquedos eletrônicos estão entre os preferidos da criançada. No Natal sobretudo, mas também fazem sucesso em outras datas, como o Dia das Crianças. Os pais, hoje, buscam investir não só para agradar os filhos, mas também para que eles se...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Um ano de solidariedade

    Um ano após ter tido sua carta adotada pela vereadora Sônia Leite e divulgada no jornal FOLHA do SUL, o cadeirante Jocir Vieira Soares, de 56 anos, afirma que vive um novo momento. A carta dirigida à Oficina do Papai Noel, por um vizinho, rendeu...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Família espera um ano diferente

    Três meses após o desabamento do telhado da casa onde moravam, Cláudio Prata, de 40 anos, e Nádia Alves Farias, de 31 anos, e os seis filhos ainda estão sem um lugar definitivo para morar. O teto da casa cedida onde moravam desabou no mês de...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Um Natal mais iluminado há 26 anos

    por Niela Bittencourt Quem percorre a Avenida Emílio Guilayn, em direção ao bairro Castro Alves, não deixa de notar a casa da professora aposentada Tânia Mara Chuí Mosqueira, de 59 anos. Não importa se chega-se ao local durante o dia ou à...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TERÇA-FEIRA (26), vai realizar-se “Fórum Regional em defesa da igualdade de gênero; articulação da universidade, gestão pública e movimentos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.