Bagé / RS, Quinta-feira, 25 de Maio de 2017
Siga-nos:

Notícia

Natal 2013 | Caderno: Natal 2013

Papai Noel cidadão

por Niela Bittencourt

Irani da Silva tem 64 anos: é um Papai Noel profissional. Ele é o Papai Noel do Natal Luzes no Pampa. É Silva quem recebe crianças e suas famílias na Praça de Esportes. Recebe cartas, carinho e ouve histórias. Muitas delas que preferia não ouvir. Ele comenta que nesse período como Papai Noel se emocionou com uma menina de uns seis ou sete anos de idade. Ela deixou a mão da mãe e correu até a casinha. Falou para o personagem e, também para o senhor de cabelos grisalhos, que queria receber de presente, neste Natal, uma escova e uma pasta de dentes. “Fiquei muito emocionado porque ela aparentava ser muito humilde, assim como sua família" comenta.
Silva, o Papai Noel, talvez se emocione porque lembra de seus filhos e de seu único neto. Para eles, ensinou sobre a magia do Natal desde pequenos. Comenta que se vestia e que conseguia enganá-los. O neto, hoje com 12 anos, já não crê em Papai Noel, mas visita o avô para contemplar sua caracterização. Silva começou a se vestir de Papai Noel para os filhos, mas logo passou a investir nessa profissão temporária. Já foi o Papai Noel de vários estabelecimentos comerciais de Bagé. “E eu gosto de Natal”, enfatiza. “O Natal é muito importante, porque remete ao nascimento do Menino Jesus”, acrescenta.
Seu trabalho, assim, é de acolhimento. “Com muito carinho e alegria”, acrescenta. Sobre o que gostaria de receber de presente neste Natal, garante, com a sabedoria da idade: “carinho e alegria, e muita saúde, muita felicidade para a minha família”. Ele também faz votos aos que visitaram a casa. “Aos que têm condições financeiras e aos que não têm”, pondera. Nem tudo é pura emoção nesse trabalho, segundo Silva, também há muita diversão. “Tem crianças que realmente divertem a gente. Esses dias, uma menina perguntou porque na casa do Papai Noel tem quase tudo, menos um travesseiro”, relata.
O papel dele também é social. “Algumas crianças fazem perguntas difíceis de responder. Surpreendem e tenho que pensar com muito cuidado para responder”, explica. Ele também é cauteloso diante das cartinhas depositadas ou entregues a ele. “Buscamos encaminhar para lugares que atendem esses pedidos”, argumenta. “Sempre leio e explico para quem quer adotar que pode pegar o endereço e entregar o presente para a família”, destaca. De fato, um Papai Noel profissional também tem uma responsabilidade social. Daí a importância dessa consciência. É o que defende o cidadão Irani da Silva.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2013 |

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Cidade solidária

    Este é o nosso segundo Natal com a renovada equipe da FOLHA do SUL. Durante este período, tratamos de encarar nosso desafio de implantar um modelo de jornalismo jovem, dinâmico e muito, mas muito bonito. Nessa tarefa, trabalhamos como se o grande...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Brinquedos de personalidade

    Os brinquedos eletrônicos estão entre os preferidos da criançada. No Natal sobretudo, mas também fazem sucesso em outras datas, como o Dia das Crianças. Os pais, hoje, buscam investir não só para agradar os filhos, mas também para que eles se...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Um ano de solidariedade

    Um ano após ter tido sua carta adotada pela vereadora Sônia Leite e divulgada no jornal FOLHA do SUL, o cadeirante Jocir Vieira Soares, de 56 anos, afirma que vive um novo momento. A carta dirigida à Oficina do Papai Noel, por um vizinho, rendeu...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Um presente diferente de Natal

    Chega o período de final de ano e começa o corre-corre ao comércio em busca dos presentes. A troca de lembranças é uma das principais características do período natalino. Oferecer algo a um familiar ou amigo, às vezes, se torna uma tarefa...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Família espera um ano diferente

    Três meses após o desabamento do telhado da casa onde moravam, Cláudio Prata, de 40 anos, e Nádia Alves Farias, de 31 anos, e os seis filhos ainda estão sem um lugar definitivo para morar. O teto da casa cedida onde moravam desabou no mês de...

Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos...”
Antoine de Saint-Exupéry
 
Altruísmo em nome da arte
Piano Forte é o nome...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.