Bagé / RS, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Natal 2013 | Caderno: Natal 2013

Mãos que fazem o Natal

Voluntárias da Oficina do Papai Noel trabalham cerca de seis meses antes da data

Existente há 13 anos, a Oficina do Papai Noel é a UTI dos brinquedos. Todas as doações recebidas pela comunidade bageense passam pelo local e lá recebem cuidados e carinho pelos duendes e mamães noéis do Movimento da Mulher Gaúcha (MMG). Os brinquedos são restaurados, as bonecas são costuradas e limpas e, assim, ficam prontas para receberem suas vestimentas e serem entregues às crianças no dia da doação. A entrega para os pequenos só é possível por mãos que fazem todo o trabalho, e estas são chamadas de duendes da Oficina de Brinquedos.
Colaboradora do projeto, Mara Santos, de 46 anos, conta que poder auxiliar em todo o trabalho é muito gratificante. “Me sinto muito feliz em poder colaborar, parece que a gente leva a vida mais leve. O Natal simboliza o nascimento de Jesus e acho importante que a gente leve paz, bondade, amor e carinho para as pessoas que mais precisam”, afirma.
Ela relembra que começou a participar da Oficina quando pediu ajuda para uma família. “Tinha um vizinho meu que não caminhava, então eu vim até a vereadora Sônia e pedi ajuda para ele. Conseguimos auxiliar e então prometi que seguiria aqui, ajudando em que mais eu pudesse”, conta emocionada.
Nem mesmo a idade afasta a idosa Geni Brião, de 86 anos, que trabalha durante todo o período de concerto dos brinquedos. “É como se eu nunca deixasse de ser criança. É muito bom estar aqui e arrumar as bonecas, lavar os carrinhos e deixar tudo pronto para o dia da entrega”, diz.
Mara acredita que oferecer a solidariedade ao próximo é o que pode mudar o mundo. “A gente poder ver nos olhos das crianças e das famílias a alegria e a felicidade é muito gratificante. É como se a nossa vida mesmo passasse por uma mudança”, completa.

Sequência do voluntariado
Se grande parte das voluntárias hoje são idosas, a preocupação com a manutenção do voluntariado também está presente. Desta forma, a participação de crianças e o reconhecimento do trabalho pelo jovem é algo que planta uma semente para gerações futuras.
A estudante de 18 anos, Amanda Brignol de Oliveira, foi duende aos 10 e 11 anos e conta que foi uma experiência muito boa. “Na época, éramos uns 12 duendes. Nossa tarefa era brincar, ajudar a organizar os brinquedos e mostrar a casa para os visitantes. De todas as atividades, a que mais me marcou foi quando fomos ao hospital, na véspera de Natal. Fomos contando músicas e levamos ursinhos. Ver aquelas pessoas com um brilho de felicidade nos olhos foi muito marcante”, salienta.
Duende pela segunda vez, a pequena Natália Jardim Vaz, de 8 anos, conta que se sente bondosa ao poder participar das festividades. “Fico feliz em poder ajudar os outros. Me sinto bem e fico muito contente quando vejo as crianças recebendo seus brinquedos. Gosto muito de ser uma duende”, ressalta.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2013 |

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Cidade solidária

    Este é o nosso segundo Natal com a renovada equipe da FOLHA do SUL. Durante este período, tratamos de encarar nosso desafio de implantar um modelo de jornalismo jovem, dinâmico e muito, mas muito bonito. Nessa tarefa, trabalhamos como se o grande...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Brinquedos de personalidade

    Os brinquedos eletrônicos estão entre os preferidos da criançada. No Natal sobretudo, mas também fazem sucesso em outras datas, como o Dia das Crianças. Os pais, hoje, buscam investir não só para agradar os filhos, mas também para que eles se...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Um ano de solidariedade

    Um ano após ter tido sua carta adotada pela vereadora Sônia Leite e divulgada no jornal FOLHA do SUL, o cadeirante Jocir Vieira Soares, de 56 anos, afirma que vive um novo momento. A carta dirigida à Oficina do Papai Noel, por um vizinho, rendeu...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Um presente diferente de Natal

    Chega o período de final de ano e começa o corre-corre ao comércio em busca dos presentes. A troca de lembranças é uma das principais características do período natalino. Oferecer algo a um familiar ou amigo, às vezes, se torna uma tarefa...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Família espera um ano diferente

    Três meses após o desabamento do telhado da casa onde moravam, Cláudio Prata, de 40 anos, e Nádia Alves Farias, de 31 anos, e os seis filhos ainda estão sem um lugar definitivo para morar. O teto da casa cedida onde moravam desabou no mês de...

Clique TV
Ortobom
Assista também:
Postos Balluarte
Clique Social

Coluna Social

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil"
Mario Quintana
 
Zezita: talento e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.