Bagé / RS, Sábado, 25 de Maro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Natal 2013 | Caderno: Natal 2013

Mais Natal

Médicos cubanos passarão Natal longe das suas famílias

Na cidade desde novembro, os médicos estrangeiros que fazem parte do programa do Governo Federal “Mais Médicos” terão um Natal diferente. Os que têm família residindo próximo a Bagé, como o casal uruguaio Jennifer Williams Oliveira e Julio Alberto Rodrigues Seijas, devem passar a data com os familiares. Porém, quem é de mais longe, como os profissionais cubanos, a opção é passar a data na cidade.
Jeniffer contou que a data é comemorada no seu país de origem assim como no Brasil. “Nós jantamos, trocamos presentes e estouramos fogos de artifício”, diz. Ainda, antes da meia-noite, a médica relata que a família participa da missa de Natal. “Desde pequena a minha mãe fazia eu ir  à missa”, lembra.
Para que não se torne injusto, ela comenta que cada ano o casal comemora o Natal com uma das famílias. Neste, os cônjuges vão com as duas filhas para o Distrito de Trinta e Três, onde os pais de Seijas moram. “O ano novo vamos passar com a minha família, em Bela União, também no Uruguai”, destaca.
Apesar da proximidade da data, a médica disse que a viagem ainda está sendo organizada, já que eles se mudaram há pouco tempo. “Estamos nos instalando”, comenta.
Outro ponto que não muda para os estrangeiros são os presentes. “A minha filha de três anos já escolheu”, afirma. Como todos os pais, a uruguaia diz que o pedido ainda está sendo avaliado. Além dos pequenos, a médica revela que também cumpre alguns rituais. “Eu coloco o sapato na árvore até hoje”, brinca.

Os cubanos
Já os médicos cubanos ficarão em Bagé, pois não é viável fazerem uma viagem tão longa para pouco tempo de permanência. Para Lubia De La Caridad Reyna Amaya e Luben Gutterez Corvo, já são mais de cinco natais longe das famílias cubanas. “Não tem como se acostumar com isso”, declara Lubia sobre a distância. Os dias que antecedem o final do ano acabam sendo angustiantes na vida dos estrangeiros. “A saudade aumenta, pois esses são dias que ficaríamos em família”, argumenta.
Para o profissional, o que mais incomoda é não poder passar em casa. “Eu gosto de ficar em casa, tranquilo. Muita gente sai, acaba bebendo demais e provocando acidentes”, aponta.
A médica comenta que a data não é tão tradicional em Cuba como no Brasil. O cenário se modificou após a primeira visita do papa João Paulo II ao país. A consequência foi a maior inserção da religião Católica e o pedido do religioso para que o dia 25 de dezembro fosse feriado para os cubanos. Com o aceite de Fidel Castro, à frente da nação na época, a comemoração do Natal se tornou mais comum entre a população. “Agora já é tradicional”, afirma Lubia. Apesar disso, ela diz que em Cuba são todos iguais, portanto, a passagem da data pode se tornar um pouco contraditória. “Nem todos vão ter como comemorar. E isso traz desigualdade”, garante.
Porém, o costume do Natal vem também da Venezuela, onde residiram por cinco anos. “Lá é igual ao Brasil. É uma celebração bonita” pontua a médica.
Apesar de estarem longe de casa, Lúbia e Corvo passarão o Natal juntos com um amigo, que os convidou para a ceia. “Ainda não temos muitos amigos. Mas temos um amigo especial”, acrescenta. Portanto, a ceia será numa família escolhida.




Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2013 |

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Cidade solidária

    Este é o nosso segundo Natal com a renovada equipe da FOLHA do SUL. Durante este período, tratamos de encarar nosso desafio de implantar um modelo de jornalismo jovem, dinâmico e muito, mas muito bonito. Nessa tarefa, trabalhamos como se o grande...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Brinquedos de personalidade

    Os brinquedos eletrônicos estão entre os preferidos da criançada. No Natal sobretudo, mas também fazem sucesso em outras datas, como o Dia das Crianças. Os pais, hoje, buscam investir não só para agradar os filhos, mas também para que eles se...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Um ano de solidariedade

    Um ano após ter tido sua carta adotada pela vereadora Sônia Leite e divulgada no jornal FOLHA do SUL, o cadeirante Jocir Vieira Soares, de 56 anos, afirma que vive um novo momento. A carta dirigida à Oficina do Papai Noel, por um vizinho, rendeu...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Um presente diferente de Natal

    Chega o período de final de ano e começa o corre-corre ao comércio em busca dos presentes. A troca de lembranças é uma das principais características do período natalino. Oferecer algo a um familiar ou amigo, às vezes, se torna uma tarefa...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Família espera um ano diferente

    Três meses após o desabamento do telhado da casa onde moravam, Cláudio Prata, de 40 anos, e Nádia Alves Farias, de 31 anos, e os seis filhos ainda estão sem um lugar definitivo para morar. O teto da casa cedida onde moravam desabou no mês de...

Enquete

Reportagem publicada na semana passada divulgou a intenção, a partir do projeto de lei (PL 7126/17) que pretende conferir, ao município de Bagé, o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro-Sangue Inglês. Com essa iniciativa, o governo municipal estuda a retomada das corridas de turfe no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, como ocorriam no passado. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se aprecia essa ideia

  • SIM. As corridas sempre levam um grande público, tornando-se mais uma atração ao local, sendo que o parque já sediou as disputas no passado.
    ( 84% )
  • NÃO. Deve-se providenciar um local específico para as corridas, visto que o parque da Rural já sedia eventos como provas campeiras como a Semana Crioula.
    ( 16% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Diones Alves/Especial FS

QUARTA-FEIRA (22), fui, gentilmente, recebido pelo Comandante da 3ª Bda C Mec, também conhecida como Brigada Patrício Corrêa da Câmara, o muito...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.