Bagé / RS, Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bicho mania | Caderno: Folhito

Diabetes Mellitus

Crédito: Divulgação/FS

O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica que impede o animal de utilizar, de forma efetiva, o açúcar consumido, interferindo, dessa forma, no controle do nível de glicose no sangue. A insulina, que é produzida no pâncreas, é fundamental para regular a utilização e o armazenamento da glicose sanguínea. A produção insuficiente de insulina representa uma potencial ameaça à vida. Há dois tipos de diabetes e, embora não haja cura, cães e gatos com qualquer uma das formas da doença podem ser tratados com êxito por meio da dieta, aliada à atividade física e, se necessário, da administração regular de insulina. Com o alimento adequado e as orientações de um médico veterinário, o cão ou gato diabético pode aproveitar uma vida feliz e ativa.

Como reconhecer o problema
Os sintomas do diabetes são difíceis de reconhecer, pois são semelhantes a de outras doenças. Assim, quando verificados certos sintomas, é imprescindível a busca de um profissional. Estão entre os sintomas da doença a sede aumentada, o aumento da frequência da micção e do volume urinário, perda de peso, alteração do apetite – aumenta depois diminui, letargia e fraqueza, vômitos – e, em casos graves, catarata (em cães).
Em gatos também verifica-se a formação de grumos na bandeja sanitária e a necessidade, assim, de trocar a areia com mais frequência. Quando
o diabetes for comprovado, é importante que o animal de estimação seja monitorado de forma permanente. O veterinário será o responsável pela realização de exames para aferir os níveis de glicose sanguínea e, dessa forma, será também o profissional que ajustará a medicação para manter o animal estável.

Predisposição
A redução na produção de insulina é geralmente causada por lesão pancreática. Contudo, em alguns animais, alterações hormonais ou o uso de determinados medicamentos podem reduzir o efeito da insulina. Entre os fatores predisponentes do diabetes, está a condição corporal: cães e gatos com excesso de peso são mais propensos a desenvolver diabetes.
A idade também pode interferir: é claro que os animais podem apresentar diabetes a qualquer idade, mas costumam desenvolver a doença a partir dos oito anos de vida. Algumas raças caninas, como o Samoyedo, o Schnauzer Miniatura, o Poodle Miniatura e o Bichon Frisé, são mais propensas ao diabetes que outras. Entre os felinos, o Birmanês é mais predisposto que os gatos de outras raças.

Dica
Uma sugestão para manter um animal diabético mais saudável é estabelecer uma rotina de cuidados. Refeições, atividades físicas e a administração de medicamentos devem ser realizados à mesma hora, todos os dias. Isso ajudará a manter a glicemia estável. Mas será o veterinário que irá orientar os melhores horários e as melhores práticas.

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

QUE o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão estiveram em Santa Maria, sexta-feira (21), isto todos sabem; eles e o governador Eduardo...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.