Bagé / RS, Segunda-feira, 18 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Saúde Animal | Caderno: Folhito

Diagnóstico de cálculos vesicais é determinante para o bem-estar do pet

Cães Dálmatas estão entre raças com predisposição ao problema
Cães Dálmatas estão entre raças com predisposição ao problema
Crédito: Reprodução/FS

Um cão pode sofrer com cálculos vesicais (também conhecidos como urólitos). Trata-se de coleções de cristais formados por minerais que se combinam, formando uma pedra dentro da bexiga. Não é frequente, mas também é possível que tais cálculos se formem dentro dos rins. Assim, o pH urinário do cão afeta o desenvolvimento de cristais que podem se tornar cálculos vesicais. O tipo mais comum de cristal urinário é a estruvita – cristais que tendem a se formar em uma urina alcalina. Os outros tipos de cristais se desenvolvem em urina de pH mais baixo (ácido).
Mas como verificar se o animal tem ou não cálculos vesicais? É claro que apenas um médico veterinário pode atestar tal problema. Contudo, alguns sintomas podem ser verificados. Quando um cão tem cálculos vesicais, ele sente muito desconforto: por isso vale estar atento e procurar um profissional para ajudar o pet. Entre os sintomas mais comuns está a dificuldade para urinar, micção difícil e vagarosa, lambedura dos genitais, dor ao urinar, tentativas frequentes de urinar, incontinência urinária e presença de sangue na urina. 
É importante entender que, se o animal apresentar dificuldades para urinar, isso pode estar ocorrendo em função de uma obstrução urinária, o que pode ser letal. Também vale entender que não existe uma única causa para a formação de cálculos vesicais. Há, porém, fatores predisponentes, que podem aumentar o risco. Entre esses fatores, estão as infecções, como as bacterianas da bexiga (cistite), que tornam a urina alcalina – trata-se da principal causa de formação de cristais de estruvita.
A dieta também pode influenciar. Altas concentrações de determinados minerais na dieta podem aumentar as chances de formação de cristais urinários. O magnésio e o fósforo são componentes minerais do tipo mais comum de cristal, a estruvita, portanto é importante evitar a quantidade excessiva desses minerais na alimentação do cão. O alimento também pode ser determinante quanto a acidez urinária (pH). O pH pode estimular a formação de alguns cálculos, daí a importância de uma dieta equilibrada e orientada por um profissional.
A baixa ingestão de água também pode prejudicar o pet. Quantidade insuficiente de água no organismo leva à concentração da urina, o que aumenta a chance de formação de urólitos. A água, assim, deve ser mantida sempre limpa, fresca e abundante. A dica é estimular o consumo do hídrico. Da mesma forma, é válido dar ao animal diversas oportunidades de urinar. Algumas raças também podem apresentar predisposição a cálculos vesicais, como Schnauzer miniatura, o Dálmata, o Yorkshire Terrier e os Bulldogs.

Comente essa notícia
Clique TV
Carnaval| Café com a Redação
Assista também:
Comunicação

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.