Bagé / RS, Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Saúde Animal | Caderno: Folhito

De olho na balança

É importante estar ciente de que o aumento de peso é resultado do aumento da gordura corporal. É consequência da ingestão excessiva de alimentos associada à falta de exercícios físicos. Problemas com excesso de peso são comuns entre cães e gatos. Contudo, podem ser contornados quando se aposta na alteração da dieta e do estilo de vida do pet. A mudança na alimentação associada à atividade física é a fórmula para um peso considerado saudável.
Há fatores que podem contribuir para o aumento de peso dos animais. Animais de idade mais avançada são normalmente menos ativos, assim necessitam de menos calorias. Algumas raças são mais predispostas ao ganho de peso, como os Labradores, o Cocker, o Spaniel e os gatos sem raça definida. A castração também pode contribuir para o aumento de peso. Isso porque a castração altera o metabolismo dos animais: eles, então, são mais propensos ao aumento de peso.  É eventual, mas o aumento do peso também pode estar associado a alguma doença que exija tratamento específico.
Mesmo que o animal não se enquadre em nenhuma das predisposições e não apresente sintomas de excesso de peso, é importante estar atento. O controle é indicado e pode ser orientado por um médico veterinário. Apenas um profissional poderá orientar o proprietário quanto o peso ideal de seu animalzinho. Se seu cão ou gato comer em excesso, ele ficará acima do peso, o que aumentará a chance de se desenvolverem alterações patológicas, como a artrose, o diabetes, doenças cardíacas e problemas respiratórios.

Como verificar se o animal está acima do peso
Apenas um médico veterinário poderá apontar o peso adequado para o animal de estimação. Contudo, alguns sintomas podem ser verificados e servirão de alerta para buscar ajuda. Entre eles, a dificuldade de palpar as costelas quando se passa a mão ao longo do costado do animal; ausência de uma cintura visível; a necessidade de afrouxar a coleira; dificuldade para caminhar; locomoção vagarosa; falta de ar; mal humor; e sonolência .

Exercícios para gatos
- Estimule o gato a segui-lo quando você percorre os cômodos da casa. Se houver escadas, melhor.
- Use brinquedos para encorajar o gato a brincar ou esconda comida pela casa para que ele se movimente, caçando o alimento.
- Acenda um facho de luz de lanterna nas paredes para estimular o animal a caçar.

Exercícios para cães
- Faça passeios regulares com o animal: a caminhada a um passo constante ajudará o cão a perder peso.
- Leve o animal para caminhar em superfícies diferentes, como areia ou água: isso trabalhará a resistência.
- Estimule as brincadeiras em casa e no pátio.

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

QUE o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão estiveram em Santa Maria, sexta-feira (21), isto todos sabem; eles e o governador Eduardo...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.