Folha do Sul Gaúcho | Ano 5 | Nº 1364
Siga-nos:

Notícia

Folha Saúde | Caderno: Folha Saúde

Exercícios que previnem e melhoram a qualidade de vida

O Pilates é um dos exercícios de alongamento mais completo para o corpo humano. Indicado para os pacientes diabéticos, a qualidade de vida se dá com a prática de exercícios que fortalecem a musculatura e também auxiliam na diminuição da taxa de glicose.
Segundo a fisioterapeuta Andrea Calvete, com o pilates a melhora da utilização da glicose se dá pelos músculos alongados com o exercício. “Atividade proporciona um bem-estar, em equilíbrio entre o corpo e a mente e também diminuindo, o nível do estresse”, garante.
Andrea também ressalta que o ganho de massa muscular e alongamento promove melhor absorção da glicose. “Reduzindo a hiperglicemia, o Pilates aumenta a massa magra dos músculos auxiliando na redução do peso. Tudo isto aliado a uma boa dieta e tratamento com a endocrinologista”, explica.
A prática de atividade física resulta no controle mais eficaz dessa doença, que se caracteriza pelo aumento do nível da glicose (açúcar) sanguínea, e das muitas complicações, principalmente vasculares, dessa elevação indesejada. Podemos dividir os benefícios de curto prazo (imediato) e aqueles que virão a longo prazo com o treinamento.

Curto prazo
Efeitos chamados metabólicos, como aumento da ação da insulina (que metaboliza o açúcar disponível no organismo), aumento da captação de glicose pelos músculos, o que melhora na sua performance e, finalmente, a diminuição da glicose sanguínea.

Longo prazo
Incremento das funções cardiorrespiratórias, aumento do colesterol bom (HDL), redução do colesterol ruim (LDL), dos triglicérides, da gordura corporal, melhor controle da pressão arterial, diminuição da ansiedade e depressão e, principalmente, uma importante redução no desenvolvimento de complicações relacionadas às doenças cardiovasculares.

Andrea destaca que a quantidade ideal de exercícios a serem realizados deve ser individualizada, respeitando as condições físicas e presença de complicações decorrentes do diabetes, através da avaliação médica e da equipe multiprofissional, criteriosa. “O Pilates é um exercício completo e auxilia em todos os aspectos. Se com esta doença o paciente tem articulações e musculatura atingidos, é bom manter a forma”, finaliza.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/09/2013 |

  • Bagé, Terça-feira 17 de Setembro

    Resposta do leitor

    Pergunta  O leitor do FOLHA SAÚDE, Luis Cândido de Llano Albano, questionou a nutricionista Ana Paula Rocha Nicoloso e, hoje, publicamos a resposta. Albano ressaltou que Devido a contradições que tem escutado e lido na imprensa, pergunta a)...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Setembro

    Pilates + TRX + Bosu = combinação ideal

    O TRX é um sistema completo de treinamento feito com o peso do próprio corpo, parcialmente suspenso através de faixas,  que permitem centenas de exercícios funcionais. Eles influenciam todos os níveis de habilidade, dependendo do objetivo e da...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Setembro

    Alimentação saudável para diabéticos

    A alimentação tem papel fundamental tanto na prevenção, quanto no tratamento da Diabetes, visto que é uma doença crônica (ou seja, não tem cura), explica a nutricionista, Ângela Nicoloso. Segundo ela, o paciente diabético deve procurar um...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Setembro

    Diabetes: tudo sobre a doença que mais atinge a população

    A diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, a maneira com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria dos alimentos que ingerimos é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Setembro

    Diabetes: causas, tipos, exames e tratamentos

    A diabetes, na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações, descreve a médica endocrinologista,...

Enquete

No dia 15 de outubro, o Executivo Municipal oficializou o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano. Dos R$ 2,40 cobrados até então o preço subiu para R$ 2,50. Alguns bageenses foram às ruas protestar contra a elevação. Mas e você, leitor, concorda com o aumento?

  • SIM. Se levarmos em consideração que desde abril do ano passado não ocorria uma elevação, o reajuste de 4,16% não é tão alto assim. Até mesmo porque, neste meio tempo, a inflação foi superior.
    ( 70.5% )
  • NÃO. O preço cobrado em Bagé não condiz com a realidade de custos. A tarifa, mesmo a anterior, deveria ser mais baixa. O valor aqui, com trajetos mais curtos, é similar a de grandes cidades, como Porto Alegre.
    ( 29.5% )
Quero votar
Clique TV
Incêndio em torre de resfriamento na usina termelétrica de Candiota
Reportagem de Rochele Barbosa e fotografia de Francisco Bosco. Uma das torres de resfriamento da usina termelétrica de Candiota incendiou na manhã de hoje (segunda-feira, 20/10). O fogo já foi...
Assista também:
Jota Quest dia 19/10 em BAGÉ
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

“A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor”
Joseph Addison
 
B’day alto astral...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.
PUBLICIDADE