Folha do Sul Gaúcho | Ano 6 | Nº 1449
Siga-nos:

Notícia

Geral | Caderno: Campo

Guia Prático do Ovinocultor é ferramenta para dia a dia dos produtores

Novidade foi lançada na Expointer deste ano
Novidade foi lançada na Expointer deste ano
Crédito: Tárlis Schneider/EspecialFS

O Guia Prático do Ovinocultor foi um dos produtos lançados pela Secretaria da Agricultura, durante a Expointer. Trata-se de uma ferramenta para auxiliar o produtor em seu dia a dia no campo. A iniciativa do grupo de trabalho Manejo Produtivo e Nutricional da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinos tem por objetivo obter melhores índices de produtividade do rebanho de ovinos.

“São informações básicas relativas à criação de ovinos”, resume o inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinos, o médico veterinário José Galdino Garcia Dias. “Trouxemos mil exemplares do guia para distribuir na Expointer e a aceitação foi ótima. A ideia agora é imprimirmos um número maior para levar às feiras, exposições, seminários e reuniões de produtores pelo Estado”, afirma.

O guia é dividido em nove capítulos: aspectos gerais da criação (anatomia, categorias, dentição e aprumos), manejo do rebanho (casqueamento, medicamentos, identificação, castração e corte da cauda), nutrição (água, alimentos, pastagens e sistemas de pastoreio), reprodução e atenção ao cordeiro (maturidade, seleção, variações de luz e fertilidade, acasalamento, cuidados no pré-parto e parição), sanidade (sinais clínicos, tratamento, prevenção e controle das principais doenças), carne – lã – leite – pele, instalações, controle mensal e planilhas e tabelas.

Além de Galdino, são autores do guia os também médicos veterinários Eduardo Amato Bernhard e Marcelo Spinelli Grazziotin. O projeto conta com o apoio e a participação da ARCO, Emater-RS/Ascar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira de Criadores de Ovinos Carne (Febrocarne), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 05/09/2013 |

  • Bagé, Domingo 05 de Setembro

    Expointer: mais conquistas para Bagé e região

    Além da ovinocultura, Bagé e a região da Campanha também foram destaques nos bovinos e equinos. A Cabanha da Maya trouxe diversas premiações de Esteio. Nos bovinos de leite, a cabanha conquistou na raça Holandês o ouro na categoria Pista, com...

  • Bagé, Domingo 05 de Setembro

    Milho irrigado deve ser a novidade para região

    por Felipe Valduga Personalidade expoente no meio rural da Campanha gaúcha e atual vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira fez um dos discursos mais promissores voltados ao...

  • Bagé, Domingo 05 de Setembro

    A força da ovinocultura de Bagé e da Campanha na Expointer

    por Marcelo Pimenta e Silva Como é tradição, há mais de três décadas, diversos animais de Bagé e região foram destaque em mais uma edição da Expointer. Na ovinocultura, a região da Campanha comemorou a excelência do trabalho de seus criadores...

  • Bagé, Domingo 05 de Setembro

    Cláudio Martins: pecuarista é destaque da região na 36ª Expointer

    por Felipe Valduga Atual presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, Cláudio Nery Martins, proprietário da Cabanha Cinco Salsos, de Aceguá, foi um dos principais destaques da Campanha gaúcha na 36ª edição da...

Enquete

Na última semana, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou as estatísticas criminais atualizadas que apontaram um crescimento no número de homicídios e roubos no Estado. Em Bagé, de acordo com a análise, o número de homicídios também aumentou. Em 2014 foram registrados nove homicídios, contra oito de 2013. Por sua vez, os roubos passaram de 242 para 261. Para frear o crescimento da violência em nossa cidade, qual área deveria receber maior fortalecimento?

  • 1 Segurança. É necessário maiores investimentos do Estado em segurança. Policiamento melhor remunerado, mais bem equipado e com investimentos constantes em treinamento para que recrudesça a luta contra o crime.
    ( 100% )
  • 2 Educação. É indispensável um maior investimento em educação para que os jovens possam ter condições de aprender uma profissão e serem habilitados a buscarem oportunidades de emprego com melhor capacitação. Porém, também é vital uma valorização dos educadores para que possam atuar de forma melhor.
    ( 0% )
  • 3 Social. Para diminuir o avanço da criminalidade, aspectos como o fortalecimento da economia de famílias em vulnerabilidade social, estímulo aos esportes e incentivo às práticas culturais, podem servir como um conjunto de medidas a influenciar na diminuição da violência.
    ( 0% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
FOLHA do SUL - 5 anos
Vídeo institucional que assinala os 5 anos de fundação do jornal FOLHA do SUL, comemorados no dia 28 de novembro de 2014.
Assista também:
Cinejornal 5 do Festival Internacional de Cinema da Fronteira
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Talvez eu seja enganado inúmeras vezes... Mas não deixarei de acreditar que, em algum lugar, alguém merece a minha confiança”
Aristóteles
  

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.