Folha do Sul Gaúcho | Ano 6 | Nº 1600
Siga-nos:

Notícia

Folhinha | Caderno: Folhinha

Por que brincar faz tão bem às crianças?

Crédito: Divulgação/FS

Brincar é uma importante forma de comunicação. É por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e a criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
A diretora do Jardim Auxiliadora, Íris Marília Munhoz de Paulo, afirma que brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. “Brincar torna a criança ativa, criativa e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros. Também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária”, garante.
Ela aponta que, através do brincar, as crianças desenvolvem sua sociabilidade. “Ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo. Envolve-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos”, considera.
Íris acrescenta que brincando a criança estará buscando sentido para sua vida. “Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica. Por isso, os pais precisam compreender a importância de brincar e estimular seus filhos”, completa.
Quanto ao brincar em grupo, a diretora fala que evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. “Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder”, diz.
A diretora argumenta que a atividade lúdica produz entusiasmo nos pequenos. “A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos”, coloca.
A criança estabelece com os jogos e brincadeiras uma relação natural, conseguindo extravasar seus sentimentos. “A interação, a brincadeira, o brinquedo e o jogo são fundamentais como mecanismo para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Nessa perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir significativamente para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas do aluno”, encerra.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 21/08/2013 |

  • Bagé, Segunda-feira 21 de Agosto

    Vamos brincar?

  • Bagé, Segunda-feira 21 de Agosto

    Tardes de talento no Colégio Auxiliadora

    Durante a segunda semana de agosto, aconteceram tardes de talento pelos alunos do Ensino Fundamental Um. Através de cantos, danças e mensagens declamadas, foi apresentada a figura de Dom Bosco sacerdote, educador, dedicado de corpo, alma e vida à...

  • Bagé, Segunda-feira 21 de Agosto

    SESI abre vagas para programa de iniciação esportiva

    Com o objetivo de incentivar a prática de esportes, o SESI abre vagas do programa Atleta do Futuro. As atividades são direcionadas a jovens com idades entre 6 e 17 anos. As atividades são realizadas em turno inverso ao do período escolar, duas...

  • Bagé, Segunda-feira 21 de Agosto

    Alunos do Jardim Auxiliadora celebraram Semana de Dom Bosco

    Professores e alunos do Jardim Auxiliadora refletiram na semana salesiana sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco, que acreditava na educação feita com bondade, ajudando ao educando de maneira sutil a observar as leis. O padre Álvaro Noriller...

  • Bagé, Segunda-feira 21 de Agosto

    Click

Enquete

O governo do Rio Grande do Sul comunicou na última sexta-feira, a decisão de parcelar os salários do mês de julho dos servidores públicos estaduais. A decisão fez com que só recebessem, os servidores que ganham até R$ 2.150. O parcelamento foi justificado pela situação financeira do estado, salientada pelo secretário da Fazenda, Giovani Feltes, com a seguinte frase: "Não é chororô, é realmente falta de dinheiro". O jornal FOLHA do SUL quer saber do internauta se concorda ou não com a medida adotada pelo governo do RS?

  • NÃO. Por mais que o Rio Grande do Sul esteja nessa situação, os servidores públicos não devem ser punidos com atrasos e parcelamentos nos salários. O resultado irá atingir toda a sociedade gaúcha que recebe os serviços dos agentes públicos. A crise só irá aumentar por isso existe a necessidade de se pensar em alternativas para solucionar a crise.
    ( 93.3% )
  • SIM. A situação do estado é problemática em relação às finanças, visto o grande déficit nas contas do Rio Grande do Sul. As dívidas do estado vêm de gestões anteriores. Para sanar os diversos problemas, medidas econômicas impopulares terão que ser adotadas, até que o estado saia do “vermelho”.
    ( 6.7% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Servidores municipais de Candiota promovem manifestação curiosa
Um grupo de funcionários municipais de Candiota promoveu, na manhã de ontem, uma manifestação diferente. Com a intenção de sensibilizar o Poder Executivo a conceder reajuste de 8,13% em parcela...
Assista também:
Divaldo Lara apresenta denúncia em vídeo que teria sido gravado por funcionário do Daeb
Clique Social

Coluna Social

“O caminho que leva ao topo é pedregoso e íngreme. Porém, a visão da vida quando o atingimos, faz cada passo valer a pena”.
MP

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.