Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Esportes

Bageense vive clima do grande clássico

O Guarany, fundado em 19 de abril de 1907, e o Bagé, em 5 de agosto de 1920, começaram, em 1921, a protagonizar confrontos que viriam a se tornar históricos e que, com o decorrer dos tempos, ganharam, na década de 1940, a denominação Ba-Gua. Ela partiu do decano do jornalismo bageense, Mário Nogueira Lopes, que, aos 90 anos de idade, recorda que a expressão surgiu quando de um clássico de basquetebol.
Já houve Ba-Gua de goleadas, a maior delas 7x0 para o Bagé, em 1940. De parte do Guarany, 6x0, em 1943. Houve clássico que, contando a prorrogação, durou 137 minutos, em 1942. Assim como aconteceu Ba-Gua com apenas 16 minutos, em 1956, suspenso que foi por briga generalizada entre jogadores. Sinal da rivalidade, um confronto, em 1950, teve sete expulsões, quatro do Guarany, três do Bagé.

Ba-Gua em outras cidades
Nem sempre o velho clássico foi realizado em nossa cidade. Houve dois jogos em Porto Alegre (onde o Bagé foi campeão em 1952, com gol de Heitor Moura, e o Guarany venceu por 1x0 em 2006, marcando Eduardo Lence). Em Pelotas, 1x1 em 1971, 1x0 para o Guarany em 1993. Curiosamente, houve até mesmo Ba-Gua transferido por denúncia de tentativa de suborno ao árbitro. E, ainda, por falta de bola. Árbitros uruguaios, argentinos e, até um inglês, apitaram o que antigamente se chamava “derby”. E não se trata de folclore: em 1964, para acalmar os ânimos, a Brigada Militar teve de fazer disparos para o alto. Entrou para a história como “o Ba-Gua dos 100 tiros”, a partir do título estampado pelo antigo jornal “Folha da Tarde”, de Porto Alegre.
São pequenos detalhes de um clássico que tem uma história cheia de nuances, que se renovam a cada confronto entre alvirrubros e jalde-negros, dando ao Ba-Gua de domingo um colorido especialíssimo. A rivalidade resiste à modernidade.

Retrospecto
O resumo histórico: 412 jogos, 150 vitórias do Guarany, 141 do Bagé e 121 empates, 496 gols do Guarany em 476 do Bagé.
Última vitória do Bagé: pela segunda divisão do ano passado, 3x0, no Pedra Moura, gols de Fernandinho (dois) e Aguinaldo. Vitória mais recente do Guarany, 1x0, 16 de dezembro de 2012, gol de João Luís, na conquista do título do bicentenário do município.
Agora, toda a atenção voltada para domingo, às 15h, no estádio Antônio Magalhães Rossell. Será um Ba-Gua com muitas atrações e, sobretudo, a rivalidade estará presente, com fortes ingredientes para atrair o público. E, também, por tudo quanto representa para o presente e o futuro imediato de nossas duas agremiações, envolvidas no contexto de dificuldades da segunda divisão, em busca de uma vaga para a Série A2 em 2014.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 15/08/2013 | Esportes

  • Bagé, Segunda-feira 15 de Agosto

    Bagé perde nos acréscimos

    Ontem à tarde, em Palmeira das Missões, diante do Palmeirense, o Bagé abriu o escore logo aos oito minutos, num golaço de Tiago Rocha, chutando de fora da área. Era um início promissor, numa partida de alto risco. Os problemas, porém, começaram a...

  • Bagé, Segunda-feira 15 de Agosto

    Ingressos à venda no centro da cidade

    No Ba-Gua de domingo, às 15h, no estádio Antônio Magalhães Rossell, a renda será dividida. Cada clube fica responsável pela comercialização de seus ingressos, assim como o estádio será dividido em dois setores, com espaços específicos para...

  • Bagé, Segunda-feira 15 de Agosto

    Definidas as quartas

    Os jogos Celeste/York 6x2 Montana e Audax 6x1 Roma/Tchê Concursos/AABB definiram, anteontem, as equipes classificadas para as quartas de final da Copa Triunfo Esportes de Futsal, adultos. Pela ordem, ABAF/Sandro Automóveis, 17 pontos; Roma, 16...

  • Bagé, Segunda-feira 15 de Agosto

    Berta é sinônimo de vitória

    Decididamente, vitória virou sinônimo de rotina na carreira do bageense Marcos Berta, nas competições de levantamento de peso, categoria especial. A mais recente conquista foi o título do Campeonato Paulista, disputado na cidade de Rio Claro....

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.