Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Folhinha | Caderno: Folhinha

A importância da paternidade no desenvolvimento infantil

Crédito: Divulgação/FS

Com a chegada do Dia dos Pais, mais que presenteá-los pela data, é importante lembrar qual a importância da figura paterna no desenvolvimento das crianças. Assim como as mães, os pais têm um papel importante na formação e educação dos pequenos.
A psicóloga Catiéli Malaguez Marques esclarece que pai ausente não é aquele que foi embora, se separou da mãe e reside em outra casa. “Pai ausente é, sim, aquele que nada contribui para o desenvolvimento do filho, o que independe de morar juntos na mesma casa. Mesmo que em outra residência, o pai ainda pode representar muito bem sua figura paterna, participando de eventos importantes na vida da criança, auxiliando-a quando necessário, tendo momentos afins (mas momentos de qualidade, embora que em pouco tempo)”, explica.
Ela chama atenção para a transformação cultural da sociedade e a influência disso na formação das famílias modernas. “As transformações culturais conduziram a uma mudança na estrutura das famílias atuais, onde nem sempre o que se vê são pais e mães educando juntos os filhos. Não existe regra para se dizer qual criança será problemática ou não, mas nem sempre serão as crianças órfãs de pais ou filhos de pais separados que sofrerão essa consequência. As crianças necessitam de afeto, amor, limites e cuidados, e a família tem o papel de suprir essas carências”, acrescenta.
Catiéli afirma que o pai, no desenvolvimento da criança, é aquele que serve para separar a mãe do filho, dar limites e impor as regras. Quando não há a possibilidade do próprio pai executar essa função, outra pessoa pode assumi-la, mesmo que do sexo feminino.
A psicóloga assevera que, mesmo com pais ausentes, a mãe precisa tomar cuidado com o que é dito sobre a figura paterna. “O papel da mãe é fundamental no desenvolvimento de crianças com pais ausentes. É importante ter cuidado com o que é dito sobre o pai na presença do filho, não se deve falar mal, queixar-se, vingar-se ou denegrir a imagem desse pai, pois a mesma é fator importante na formação da personalidade da criança”, completa.
Em caso de pais ausentes, Catiéli aponta que a família pode apresentar à criança uma figura masculina, algum familiar, avô, tio, ou, de repente, um amigo próximo, alguém que proporcione momentos de afeto, pois as ligações afetivas nem sempre são formadas por ligações biológicas.
Assim, a profissional frisa que a figura paterna tem função importante no desenvolvimento psíquico e emocional da criança. “Estudos mostram que o pai também cumpre um papel importante na construção da autoestima dos pequenos. Ele é importante, também, para desenvolver nas crianças limites internos e controle, por isso um convívio saudável torna os pais sensíveis e responsáveis na interação com os filhos, evitando, assim, diversos problemas comportamentais”, encerra.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 07/08/2013 |

  • Bagé, Quinta-feira 07 de Agosto

    Vamos brincar?

  • Bagé, Quinta-feira 07 de Agosto

    Centro Histórico Vila de Santa Thereza promove teatro

    Que tal aproveitar o Dia dos Pais assistindo a uma peça de teatro? No dia 11, a Cia de Teatro sobe mais uma vez ao palco para a apresentação da peça “Pluft o fantasminha”. A apresentação será no Teatro Santo Antônio, às 16h. O valor de entrada é...

  • Bagé, Quinta-feira 07 de Agosto

    Mélanie Granier volta às aulas com esporte radical e conto de fadas

    Os alunos do Instituto Anglicano Mélanie Granier retornaram as suas aulas no dia 29 de julho. Para recepcioná-los, foi montada, pela parte da manhã, no pátio da escola, uma pista de skate. Profissionais da FB Streer Wear, loja especializada em...

  • Bagé, Quinta-feira 07 de Agosto

    Projeto incentiva leitura

    Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Espírito Santo estão...

  • Bagé, Quinta-feira 07 de Agosto

    Click

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.