Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Esportes

Recordações de Darcy Meneses

Martins entregou medalha ao ex-zagueiro
Martins entregou medalha ao ex-zagueiro
Crédito: Caçapava/EspecialFS

Imaginem o que representou para um jovem zagueiro sair diretamente do Guarany para o Cruzeiro de Belo Horizonte e, não demorou muito, estar jogando ao lado do extraordinário Tostão e vários outros craques. Pois foi este o caminho traçado por Darcy Meneses, bageense, nascido em 24 de setembro de 1949. Ele havia despontado nos juvenis do Guarany, com o treinador Danilo Nigris da Silva, foi profissionalizado por Rui Souza e trabalhou, ainda, com Sérgio Moacir Torres Nunes e a dobradinha Raul Calvete-Bexiga.
Em maio de 1967, o Guarany negociou com o Cruzeiro Mineiro o passe do atacante Didi Pedalada. Darcy foi junto, uma história de “contrapeso”, como ele mesmo revela com o bom humor característico. Didi não chegou a dar certo, mas Darcy foi à frente. Jogou pelo Cruzeiro até 1978, sendo campeão da Libertadores e vice do mundial (derrota de 2x0 para o Bayern de Munique, na Alemanha, e 0x0 no Mineirão). Na época, o Cruzeiro tinha uma equipe admirável: Raul, Nelinho, Moraes, Darcy Menezes e Vanderlei; Wilson Piazza e Zé Carlos (Dirceu Lopes), Roberto Batata (Eduardo), Jairzinho, Palinha e Joãozinho.
Saindo do Cruzeiro, Darcy foi para o Vitória da Bahia, passou pelo Atlético Goianense e, durante dois anos, defendeu o Democrata de Governador Valadares. A necessidade de cirurgia no joelho fez com que resolvesse abandonar os gramados, assumindo como supervisor do próprio Democrata, onde até hoje se encontra.
Pai de três filhos, o antigo zagueiro salienta que nenhum deles demonstrou interesse pelo futebol. Depois de sete anos sem visitar Bagé, Darcy surpreende-se no álbum do professor Alcides Martins, pelo fato de que muitos ex-jogadores, que com ele atuaram no Guarany, já são falecidos. E faz um elogio ao futebol da terra natal: “Bagé sempre foi uma referência na revelação de craques”.
Ontem pela manhã, na visita a Alcides Martins, Darcy lembrou a destacada atuação de “Tidão” como comentarista de futebol pela Rádio Cultura e dele recebeu a medalha “Honra ao Mérito”, conferida pelo Instituto de Menores e que deveria ser entregue a Meneses em 2004, quando ele não pode estar presente em Bagé.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 01/06/2013 | Esportes

  • Bagé, Segunda-feira 01 de Junho

    Deficientes visuais têm torneio no Militão

    Dagoberto Antunes é o atual presidente da Associação dos Surdos de Bagé. Fundada em 30 de maio de 1990, a entidade comemora, neste final de semana, 23 anos de constante atuação, o que será assinalado com o 13° Torneio de Futsal. O evento será...

  • Bagé, Segunda-feira 01 de Junho

    Santos e Bahia no caminho da dupla

    O Campeonato Brasileiro da Série A terá rodada plena no fim de semana, mas com um detalhe: os jogos de domingo serão realizados no fim da tarde, em vista do amistoso Brasil x Inglaterra. A rodada começará, neste sábado, às 16h20min, com os...

  • Bagé, Segunda-feira 01 de Junho

    English Team será um teste forte para o Brasil

    A preparação do Brasil para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, ambos em território nacional, passa, neste domingo, por um importante amistoso internacional. Às 16h, na reinauguração oficial do Maracanã, agora com sua capacidade...

  • Bagé, Segunda-feira 01 de Junho

    Técnica feminina é atração no futsal

    A Taça Cidade de Bagé de Futsal Feminino/Jornal FOLHA do SUL/AP Esportes é um forte atrativo nas tardes/noites de domingo, no Ginásio Presidente Médici, envolvendo seis equipes e servindo como preparação para o campeonato citadino da modalidade,...

  • Bagé, Segunda-feira 01 de Junho

    Kung Fu vai a Caxias

    Sid Miranda é um entusiasta pela causa do Kung Fu em Bagé e na região, já com repercussão estadual. É dele a informação de que, neste sábado e no domingo, acontecerá em Caxias do Sul etapa do Circuito Gaúcho da modalidade, envolvendo atletas de...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.