Bagé / RS, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Esportes

Guarany chega aos 106 anos

Foto oficial do título dos 200 anos de Bagé
Foto oficial do título dos 200 anos de Bagé
Crédito: Sérgio Galvani/EspecialFS

Tal qual hoje, o dia 19 de abril, do distante 1907, era uma sexta-feira. E as serenatas estavam em plena moda.
Pois foi há exatos 106 anos que um grupo de 11 amigos, formado por João Guttemberg Maciel, Carlos Garrastazu, Gonzálo Perez, Viriato Bica Nunes, Lucídio Gontan, Francisco Sá Antunes, Secundino Maciel, Cervantes Perez, Carlos Peixoto, Riego Perez e Manuel Berruti, cuja idade variava de 15 a 22 anos, estava reunido para tratar da serenata do sábado. De repente, surgiu a ideia de se formar um time de futebol para confrontar com o Sport Club Bagé, fundado em 7 de setembro de 1906, por inspiração do Rio Grande, o clube mais antigo do Brasil e que havia promovido jogos-apresentação naquele ano.
Aos 21 anos de idade, Carlos Garrastazu era um entusiasta pelo futebol, a partir da experiência trazida do Nacional de Montevidéu.
E o grupo de 11 amigos, dos bancos da Praça da Matriz, dirigiu-se à residência do casal Antônio e Filomena Perez, cujos filhos faziam parte da plêiade de jovens idealistas. Foi, assim, na casa 111, da rua Barão do Amazonas que, em 19 de abril de 1907, foi lavrada e assinada pelos presentes a ata de fundação do Guarany Futebol Clube. O primeiro presidente foi Carlos Garrastazu; vice, Gonzálo Perez;  secretário, João Guttemberg Maciel; 2° secretário, Viriato Bica Nunes; tesoureiro, Lucídio Gontan; 2° tesoureiro, Francisco Sá Antunes; capitão, Carlos Garrastazu.
O primeiro jogo do Guarany foi na Praça da Estação, vitória de 1x0 diante dos Granfinos, marcando Carlos Peixoto o primeiro gol da história alvirrubra.

Título inédito resiste ao tempo
O Guarany orgulha-se de ser o único clube do interior a conquistar por duas vezes o título de campeão gaúcho. Até bem pouco tempo, o feito histórico estava estampado na face externa do estádio Antônio Magalhães Rossell, mas acabou desaparecendo em pintura no local.
O primeiro título estadual do Guarany foi o de 1920, conquistado em Pelotas, nas vitórias de 1x0 diante do Grêmio Porto Alegrense e do Uruguaiana. As finais foram disputadas em Pelotas, por ser a sede do primeiro campeão estadual, o Grêmio Esportivo Brasil, em 1919. Fêlo Médici, Granja e Seixas; Levi, Argeu e Osvaldo Olivella; Índio, Grecco, Ruival, Rui e Fortunato foram os personagens do feito histórico.
Em 1938 veio o bi e, novamente, em Pelotas, contra o Riograndense de Rio Grande, depois de uma vitória de cada time em sua respectiva cidade. No jogo-desempate, 2x1 para o Guarany, gols marcados pelo extraordinário atacante uruguaio Salvador Rubilar e Medina.
Várias vezes o Guarany foi campeão da cidade e vice estadual. O presidente era Octávio Assumpção, sendo o grupo de jogadores formado por Alfredo Jorge, Luiz Vieira, Geny Machado, Gancho, João da Cruz, Borges, Paulo Dinu, Balão, Fidelcino Rodrigues, Dico, Carioca, Quesada, Libinho, Medina, Salvador Rubilar e Picão.

Tópicos alvirrubros
• O estádio Estrela Dalva custou ao Guarany a importância de seis contos de réis. No dia 18 de novembro de 1911, a diretoria alvirrubra, liderada pelo presidente João Guttemberg Maciel, compareceu ao cartório do tabelião Luiz V. da Silva para assinatura de aquisição de área de 15.576 metros quadrados, no bairro Estrela D`Alva, para a construção de seu estádio.
• O terreno era de propriedade do casal Álvaro Fernandes Laranjeira e Adelaide Ferreira Laranjeira, sendo o valor pago em prestações. Os maiores colaboradores foram Emílio Guilayn e Francisco de Paula Sá.
• A inauguração oficial do estádio foi em 13 de junho de 1915, na vitória de 2x1 contra o Carlos Gomes, tendo Ernesto Médici e Nenito Marques marcado os gols alvirrubros.
• Em sua trajetória de amistosos internacionais, o Guarany enfrentou as seleções do Uruguai, Paraguai e da Rússia; jogou no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, contra o River Plate. E realizou duas excursões à Argentina, em 1965 e 1969.
• Nos amistosos interestaduais, o alvirrubro teve como adversários Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Olaria, Madureira, América do Rio de Janeiro, os catarinenses Metropol de Criciúma e Guarany de Lages e o paranaense Guarani de Ponta Grossa.
• Max Ravaza é o principal artilheiro do Guarany em sua história, com 131 gols. Seguem-se: Daniel Gatto (Picão), 125; Salvador Rubilar, 123; Saulzinho, 101; Carlos Calvete, 84; João Leivas, 83; Abílio Rodrigues Chaves, 79. Dos jogadores que se mantêm em atividade, o maior goleador é Eduardo Lence, que marcou 45 vezes com a camisa alvirrubra.

Lembrando o bicentenário
O jantar alusivo aos 106 anos de fundação do Guarany está programado para hoje, a partir das 21h, na Churrascaria Cinturão, na avenida Santa Tecla.
Na ocasião, o atual presidente, Heráclito Tato Moreira, deverá anunciar a relação completa dos membros de sua diretoria e poderá enfocar as tratativas para que o clube venha a firmar parceria com a multinacional Adidas, para o fornecimento de material esportivo.
O título do bicentenário da cidade, conquistado em dezembro do ano passado, com duas vitórias de 1x0 contra o Bagé, será o tema central da festa de hoje. Serão homenageados personalidades como o então presidente Álvaro Pimenta Meira; treinador Paulo Afonso Coelho (Leco) e, pelo grupo de atletas, João Luís, autor do gol que sacramentou o feito histórico, nas comemorações dos 200 anos da fundação da cidade.
Também serão prestadas homenagens aos veículos de comunicação e, particularmente, ao jornalista Mário Nogueira Lopes, dono de um imenso material a respeito da história do Guarany Futebol Clube que, um dia, espera transformar em livro.

Mensagem à torcida
Na passagem dos 106 anos de fundação, o presidente do Guarany, Heráclito Tato Moreira (que tem como vice Mário Medina Dorneles) dirige mensagem à família alvirrubra:
“Estar à frente de um clube mais que centenário é um desafio enorme. A cada ano, as dificuldades aumentam, assim como as responsabilidades, porém, a vontade de trabalhar e construir um clube melhor torna nossa diretoria mais forte e capaz de comandar nosso amado clube.
Hoje e sempre, a família alvirrubra está em festa. Comemoramos não só o nosso 106° aniversário, mas, também, o nosso bicampeonato da cidade, o nosso inesquecível título do bicentenário, a união da direção e da imensa torcida que nos acompanha a cada jornada.
Neste ano, nosso lema será enfrentar, sempre enfrentar. Este é o caminho para alcançar as vitórias e o objetivo de subir de divisão. Seremos incansáveis e contamos com nossos torcedores para gritarem a cada lance, vibrarem a cada lance e levantarem a taça junto com a gente. Unidos venceremos.
Parabéns a todos nós, alvirrubros.


Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 19/04/2013 | Esportes

  • Bagé, Quinta-feira 19 de Abril

    Excelentes resultados no circuito de Kung Fu

    A etapa de Bagé do Circuito Gaúcho de Kung Fu reuniu público expressivo no ginásio da Escola Municipal São Pedro, no bairro Getúlio Vargas. Atletas da Academia do Corpo e Instituto de Artes Marciais obtiveram excelentes resultados. Na categoria...

  • Bagé, Quinta-feira 19 de Abril

    Categoria 60 começa amanhã à tarde

    Promovido pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, por sua Coordenação de Futebol Amador, liderado pelo desportista Paulo Roberto Chaves Cardoso, o campeonato citadino dos 60 anos terá início neste sábado, no Complexo Esportivo...

  • Bagé, Quinta-feira 19 de Abril

    Momentos especiais para skatistas

    O fim de semana deve movimentar de forma considerável a pista municipal de skate, construída nas proximidades da Escola Presidente Médici, da Fundação Bradesco. Amanhã e domingo, acontecerá a primeira etapa do Circuito Bageense de Skate, com os...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.