Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Candiota 21 Anos | Caderno: Candiota 21 Anos

Solo rico: o pré-sal gaúcho

Município conta com uma das maiores reservas conhecidas de carvão mineral do país
Município conta com uma das maiores reservas conhecidas de carvão mineral do país
Crédito: Felipe Valduga/Especial FS

Desde o século XVIII, o carvão mineral é utilizado para produzir combustível. Foi fundamental durante a Revolução Industrial para mover trens e navios. Em 1803, pela primeira vez, viu-se a possibilidade de também aproveitá-lo como gerador de energia. Para se ter uma ideia, na atualidade, cerca de 40% da energia produzida no mundo tem como fonte o mineral.
Candiota, no Rio Grande do Sul, possui uma das maiores reservas da matéria-prima e conta com a maior jazida a céu aberto do planeta. O Estado, aliás, possui 89,25% do carvão conhecido do Brasil, ou 32 bilhões de toneladas. Uma riqueza embaixo dos pés gaúchos.
A geração de energia com base no mineral, por sua vez, é uma das que mais gera emprego e renda. A obra da Fase C, da Usina Presidente Médici, em Candiota, demonstrou o poder de transformação que tem. Concluído em 2011, o empreendimento triplicou o movimento das vias, elevou o número de postos de trabalho e fez a economia da região da Campanha girar.
Novos investimentos, segundo aponta o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, são estratégicos para o sistema energético nacional. “O carvão é uma fonte de energia que traz segurança. O setor hídrico, mais utilizado no país, depende das chuvas, o eólico dos ventos. Já o carvão trabalha sem parar”, argumenta.
Além disto, defende o prefeito, o mineral é uma riqueza do Estado. “Temos que ter ciência de que o carvão é o pré-sal gaúcho. É uma matéria-prima em grandes proporções e isto pode ser bem maior, conforme novas áreas forem analisadas. Tem fácil extração, com custo baixo”, enaltece.
Do ponto de vista ambiental, Folador é categórico ao afirmar que “as tecnologias avançadas existentes têm todas as condições de proporcionar geração de energia sem agressão ao meio ambiente. Além disto, o processo de recuperação das áreas mineradas já é possível. Isto está mais que comprovado”, conclui.

Minas no horizonte
A chegada do aniversário de Candiota reservou uma surpresa muito comemorada por gestores, sindicalistas e sociedade. Durante a semana, foi confirmada a inclusão das usinas a carvão mineral nos leilões de energia do Governo Federal. Com isto, projetos que aguardavam os pleitos para dar início a construção de novos complexos energéticos no município ganham uma nova perspectiva.
Somente para instalação em Candiota, três empreendimentos já contam com licenças ambientais concedidas e concorrerão nos leilões.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/03/2013 |

  • Bagé, Domingo 23 de Março

    Iniciativa prevê transformação da Usina Velha em Centro Cultural

    Erguida por um consórcio que incluía as empresas francesas Alstom, Stein e Roubaix, a Usina Candiota I foi inaugurada em 22 de dezembro de 1961. Talvez o grande marco da história do município, antes da emancipação. A obra mudou a realidade da...

  • Bagé, Domingo 23 de Março

    Capital do Carvão completa 21 anos

    Neste domingo são comemorados os 21 anos de emancipação de Candiota, a Capital Nacional do Carvão. A partir de um plebiscito popular realizado no início da década de 90, o título de município foi o resultado de um movimento social, cujo objetivo...

  • Bagé, Domingo 23 de Março

    Setor primário também é fonte de renda

    Apesar de ter se desenvolvido a partir de grandes empresas industriais, Candiota também tem vocação no setor primário. A agricultura, a pecuária e, nos últimos anos, a vitinivicultura recebem investimentos consideráveis, visando o fortalecimento...

  • Bagé, Domingo 23 de Março

    Investimentos em busca da moradia qualificada

    O crescimento acelerado da cidade nos últimos anos, em grande parte influenciado por obras como a Fase C da Usina Presidente Médici, também elevou a necessidade de novas habitações para os novos e antigos moradores da cidade. Em virtude disto, a...

  • Bagé, Domingo 23 de Março

    Com mais de meio século no município, casal relembra história candiotense

    Há cerca de 52 anos, Cídio de Andrades Jacob mora em Candiota. Poucos dias após completar 90 de idade, mais da metade vividos no município, ele e a a esposa Ilda, de 86 anos, receberam a reportagem da FOLHA do SUL e contaram um pouco da história,...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.