Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Candiota 21 Anos | Caderno: Candiota 21 Anos

Seival: terra da proclamação da República Riograndense

Era manhã de 10 de setembro de 1836, quando Antônio de Souza Neto liderou cerca de 400 homens no campo dos Menezes, em Candiota, próximo às margens do Rio Jaguarão. Ali, um dos mais importantes embates da Revolução Farroupilha ocorrera: a Batalha do Seival.
Os farrapos de Neto duelaram contra soldados imperiais liderados por João da Silva Tavares. Na margem esquerda da BR-293, no sentido Bagé/Pelotas, um monumento alusivo à batalha foi erguido para relembrar o embate.
Segundo a história, era próximo das 9h quando os tiros das carabinas deram início ao duelo. Em seguida, os cavaleiros farroupilhas seguiram a galope em direção à cavalaria imperial, composta por quase 500 homens. O encontro das tropas fez o metal das espadas rangir e ecoar pelos campos.
Apesar do número inferior de soldados, os farroupilhas venceram o sangrento combate. Talvez  tenha sido este o exato motivo que levou Neto a proclamar, no dia seguinte (11 de setembro de 1836), a República Rio-Grandense. Bem ali, em meio ao Campo dos Menezes, onde hoje fica Candiota.
O lendário fato da história gaúcha é o motivo pelo qual Heitor Ferreira, do Núcleo de Pesquisa Histórica de Seival e morador da localidade, trabalha pelo tombamento histórico.
Segundo Ferreira, os trabalhos iniciaram há algum tempo, com o levantamento de documentos. Agora, diz ele, existem conversações com a prefeitura, para auxiliar no processo. “Primeiro de tudo, temos que tombar a área como patrimônio histórico na Câmara de Vereadores. Depois, a meta é trazer os pesquisadores do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, detalha.
Para o estudioso, o tombamento seria o primeiro grande passo rumo à preservação da história. “E não só isso. Também é de suma importância do ponto de vista do turismo”, argumenta.
O trecho exato apontado pelo pesquisador consiste em dois hectares de terra na região de Seival, interior de Candiota - mais precisamente na margem esquerda do Rio Jaguarão, pouco abaixo do Passo do Lajeado. Ele atesta que, de fato, naquele espaço “nasceu um país”, em referência a proclamação da independência gaúcha.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/03/2013 |

  • Bagé, Quinta-feira 23 de Março

    Solo rico: o pré-sal gaúcho

    Desde o século XVIII, o carvão mineral é utilizado para produzir combustível. Foi fundamental durante a Revolução Industrial para mover trens e navios. Em 1803, pela primeira vez, viu-se a possibilidade de também aproveitá-lo como gerador de...

  • Bagé, Quinta-feira 23 de Março

    Iniciativa prevê transformação da Usina Velha em Centro Cultural

    Erguida por um consórcio que incluía as empresas francesas Alstom, Stein e Roubaix, a Usina Candiota I foi inaugurada em 22 de dezembro de 1961. Talvez o grande marco da história do município, antes da emancipação. A obra mudou a realidade da...

  • Bagé, Quinta-feira 23 de Março

    Capital do Carvão completa 21 anos

    Neste domingo são comemorados os 21 anos de emancipação de Candiota, a Capital Nacional do Carvão. A partir de um plebiscito popular realizado no início da década de 90, o título de município foi o resultado de um movimento social, cujo objetivo...

  • Bagé, Quinta-feira 23 de Março

    Setor primário também é fonte de renda

    Apesar de ter se desenvolvido a partir de grandes empresas industriais, Candiota também tem vocação no setor primário. A agricultura, a pecuária e, nos últimos anos, a vitinivicultura recebem investimentos consideráveis, visando o fortalecimento...

  • Bagé, Quinta-feira 23 de Março

    Investimentos em busca da moradia qualificada

    O crescimento acelerado da cidade nos últimos anos, em grande parte influenciado por obras como a Fase C da Usina Presidente Médici, também elevou a necessidade de novas habitações para os novos e antigos moradores da cidade. Em virtude disto, a...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.