Folha do Sul Gaúcho | Ano 5 | Nº 1365
Siga-nos:

Notícia

Geral

Passeata da Enfermagem reivindica 30 horas semanais de trabalho

Manifesto percorreu avenida Sete até a Câmara de Vereadores
Manifesto percorreu avenida Sete até a Câmara de Vereadores
Crédito: Gleider Ayres

por Rochele Barbosa

Aconteceu na noite de ontem uma passeata organizada pelo enfermeiro, Norberto de Souza Cimirro, onde os profissionais de enfermagem reivindicam a carga horária de trabalho de 30 horas. A saída da passeata foi da praça Carlos Gomes, ao lado da Escola Estadual Silveira Martins e percorreu toda a Avenida Sete até a Câmara de Vereadores.
De acordo com Cimirro, a ideia é de reivindicar a votação do projeto de lei nacional 2.295/2000 onde a classe trabalhadora que é fundamental para o andamento da saúde pública tenha carga horária de 30 horas de trabalho semanal. “É um das classes mais defasadas com relação  salário e também havendo sobrecarga de trabalho, 36 horas semanais em um trabalho que é digno, porém com alto comprometimento físico e mental, acarreta em problemas na qualidade do serviço prestado pelo profissional”, explica o organizador do evento.
Cimirro comenta que a mobilização é nacional e que a carga horária de 30 horas já é aplicada no Rio de Janeiro e em Curitiba. “Nossa classe pede que seja reduzida a carga horária semanal, onde o profissional terá mais uma folga, para aproveitar melhor sua vida, e com isso, melhoria do desempenho profissional”, garante.
Cerca de 200 pessoas participaram da passeata que visa uma mobilização nacional para o pedido de diminuição da carga horária no dia 9 de abril em Brasília, comenta Norberto. “Visamos assim trabalhar com mais humanização, com carga horária reduzida, os profissionais irão trazer melhorias no atendimento aos pacientes”, destaca.
Cimirro finaliza dizendo que em vários municípios do país já foram realizadas passeatas. “Esperamos colegas de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Santana do Livramento, Pedras Altas, Herval, Lavras do Sul e Aceguá”, encerra.

Coren
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul informa a todos que apóia a luta pela implementação das 30 horas fixas da jornada de trabalho da Enfermagem e que participa de todos os eventos organizados pelo Fórum Nacional das 30 Horas, bem como dos eventos organizados em conjunto com as entidades representativas da saúde - Feessers, Sindisaúde e Sergs -, além de ter presença confirmada nos eventos da Frente Parlamentar Gaúcha pelas 30 horas.
O Coren-RS esclareceu em nota também que nada tem a ver com a organização da passeata que foi realizada na cidade de Bagé e que desautoriza o uso do nome da autarquia federal sem o prévio consentimento da instituição, o que não aconteceu nesse caso. Todas as entidades da saúde sabem que podem contar oficialmente com todo o apoio do Coren-RS na realização de tais eventos, desde que isso seja encaminhado antecipadamente de maneira legal.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 22/02/2013 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 22 de Fevereiro

    Presença de pássaro na Barragem da Arvorezinha já estava prevista

    por Niela Bittencourt “Antes do início do trabalho de construção da Barragem da Arvorezinha foram feitos estudos sobre todos os aspectos que a envolvem”, é o que informa a assessoria de imprensa da empresa Ecossis, na Barragem da Arvorezinha,...

  • Bagé, Terça-feira 22 de Fevereiro

    Soja pauta encontro de produtores de Bagé e região

    Adentrando o mercado da soja, a partir deste ano, a Cerealista Coradini promoveu, ontem à noite, um encontro com produtores de Bagé e região para apresentar seu projeto de atuação na armazenagem e comercialização do produto. A atividade ocorreu...

  • Bagé, Terça-feira 22 de Fevereiro

    Smau avalia que estratégia é “atacar” pontos críticos

    por Niela Bittencourt Uma chuva como a de quarta-feira gera estragos. Basta sair pelas ruas, sobretudo as da periferia da cidade, para ver que a Secretaria de Atividades Urbanas terá muito trabalho nos próximos dias. O secretário Eduardo...

  • Bagé, Terça-feira 22 de Fevereiro

    Gasolina de Bagé é uma das mais caras do Estado

    por Niela Bittencourt De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, em Bagé é encontrada uma das gasolinas mais caras do Estado. Na verdade, o município está em segundo lugar na lista. Os valores apontados são referentes ao período de 10 a 16...

  • Bagé, Terça-feira 22 de Fevereiro

    Grupo Viva o Doce Prazer de Viver acredita na convivência como forma de superação

    por Fernanda Mendonça O Grupo de Apoio Viva o Doce Prazer de Viver foi fundado em 1998 pelo saudoso Airton Pereira, que sofreu uma isquemia. A partir de então, ele teve a iniciativa de criar um grupo para ajudar outros isquêmicos. Até meados...

Enquete

No dia 15 de outubro, o Executivo Municipal oficializou o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano. Dos R$ 2,40 cobrados até então o preço subiu para R$ 2,50. Alguns bageenses foram às ruas protestar contra a elevação. Mas e você, leitor, concorda com o aumento?

  • SIM. Se levarmos em consideração que desde abril do ano passado não ocorria uma elevação, o reajuste de 4,16% não é tão alto assim. Até mesmo porque, neste meio tempo, a inflação foi superior.
    ( 68% )
  • NÃO. O preço cobrado em Bagé não condiz com a realidade de custos. A tarifa, mesmo a anterior, deveria ser mais baixa. O valor aqui, com trajetos mais curtos, é similar a de grandes cidades, como Porto Alegre.
    ( 32% )
Quero votar
Clique TV
Incêndio em torre de resfriamento na usina termelétrica de Candiota
Reportagem de Rochele Barbosa e fotografia de Francisco Bosco. Uma das torres de resfriamento da usina termelétrica de Candiota incendiou na manhã de hoje (segunda-feira, 20/10). O fogo já foi...
Assista também:
Jota Quest dia 19/10 em BAGÉ
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

O RESULTADO da 56ª edição do Prêmio Jabuti foi apurado quinta-feira (16), na sede da Câmara Brasileira do Livro (SP). Entre os premiados deste ano...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.
PUBLICIDADE