Folha do Sul Gaúcho | Ano 5 | Nº 1393
Siga-nos:

Notícia

Rural

Ibama autoriza captura e abate de javaporcos

Espécie destrói lavouras, ataca animais e não tem predadores naturais no Estado
Espécie destrói lavouras, ataca animais e não tem predadores naturais no Estado
Crédito: Reprodução/FS

 por Marcelo Pimenta e Silva

O  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou, no dia 1º de fevereiro, no Diário Oficial da União, a instrução normativa que autoriza a perseguição, a captura e o abate de javali europeu em todo o Brasil. A medida funcionará como uma tentativa de controle desses animais e seus cruzamentos com o porco doméstico, que resulta no popular "javaporco”, espécie que tem forte presença em algumas regiões do país, como o Rio Grande do Sul. Devido à expansão de javaporco, os produtores têm enfrentado inúmeros prejuízos, principalmente em suas lavouras que são destruídas, além da perda de animais como os ovinos.
A medida libera o abate controlado, com cadastramento e autorização prévia do órgão federal. O uso de armas de fogo devem obedecer as normas que regulamentam o assunto. O Ibama autoriza, no caso de armadilhas, as que capturem o animal vivo, sem ferimentos. A instrução normativa também proíbe a distribuição ou comercialização da carne, além do transporte de animais vivos.
Conforme o Ibama, há estimativas de que existam 200 mil javalis em liberdade no Rio Grande do Sul. Esses animais entraram no país vindos de criatórios do Uruguai. O híbrido, resultado da cruza entre javalis e porcos domésticos, resultou num animal mais e forte e mais feroz, o javaporco facilmente encontrado no Estado. A medida também prevê o fechamento de todos os criatórios de javalis em todo o Brasil a partir de março.
 
Medida é positiva, mas ainda falta maior debate
Em Bagé, o integrante da Secretaria Estadual da Agricultura, Edegar Franco, quando era vereador levou o tema de controle dos javaporcos a debate na Câmara Municipal. Em maio do ano passado, Franco visitou uma propriedade rural na localidade das Palmas – que assim como outras, enfrentava o problema da infestação de javaporcos. Na ocasião, o então vereador clamou para que o assunto fosse discutido com maior ênfase pela Comissão de Agricultura do Legislativo, bem como pelo Executivo e lideranças do setor.
Perguntado sobre a decisão do Ibama, Franco mostrou-se contente pela medida que, em sua opinião, já demonstra um primeiro olhar do governo para os produtores rurais que enfrentam esse problema. “A grande dificuldade ainda é a lei do desarmamento que retirou as armas dos produtores rurais, contudo é um passo inicial para o setor que demonstra crescimento a cada ano e que mesmo assim tem prejuízos com esses animais”, afirma.
Edegar Franco destaca que mesmo sendo benéfica para a categoria, a medida deve ser ampliada e precisa contar com uma discussão maior nas esferas municipais do Estado, com a participação de autoridades e lideranças de cada comunidade, para que novas ações de controle desses animais sejam realizadas. “É um animal que se tornou um problema, porque ele não tem predadores e teve uma grande expansão no Estado, além disso, ele se desloca com facilidade, por isso precisa haver mais discussão sobre esse tema”, salienta.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 07/02/2013 | Rural

  • Bagé, Domingo 07 de Fevereiro

    Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do Programa PampaPlus ocorrerá em março

    A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com os Centros de Pesquisa da Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Gado de Corte, o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro – Ufrgs) e o Geneplus,...

  • Bagé, Domingo 07 de Fevereiro

    Domingo ocorre penca de potros

    No próximo domingo ocorre em Bagé uma das maiores pencas de potros da cidade. A prova contará com potros de municípios da região. O evento ocorre a partir das 14h, na Cancha da Alegria. A confirmação dos participantes será no sábado, em frente ao...

Enquete

A prefeitura de Bagé determinou o envio de comunicação aos comerciantes de treileres e bancas de calçadas que retirem as cadeiras do passeio público. Como você avalia a medida?

  • FRÁGIL. A lei deve ser para todos e sem fiscalização eficiente fica difícil ao Poder público coibir abusos como a proliferação de placas, mesas, toldos e ambulantes no passeio público.
    ( 49% )
  • BOA. Porque a calçada é a garantia de que o pedestre tem um lugar próprio para avaliar suas possibilidades de compra e seguro para sua circulação
    ( 43.1% )
  • RUIM. Porque, uma vez integrada ao serviço dos comerciantes, a calçada pode se tornar um aliado dos prestadores de serviços e dos consumidores
    ( 7.8% )
Quero votar
Clique TV
Incêndio em torre de resfriamento na usina termelétrica de Candiota
Reportagem de Rochele Barbosa e fotografia de Francisco Bosco. Uma das torres de resfriamento da usina termelétrica de Candiota incendiou na manhã de hoje (segunda-feira, 20/10). O fogo já foi...
Assista também:
Jota Quest dia 19/10 em BAGÉ
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Cristiano Lameira

EM URUGUAIANA, hoje, um casamento tão inspirador que precisará ser contado sob muitos olhares, através da visão traquejada de colunistas sociais...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.