Folha do Sul Gaúcho | Ano 5 | Nº 1397
Siga-nos:

Notícia

Geral

Programa Jovem Aprendiz está com inscrições abertas

Qualificação oportuniza primeiro emprego para jovens

por Fernanda Mendonça

O Programa Jovem Aprendiz que visa qualificar e inserir o jovem no mercado de trabalho concedendo experiência para quem deseja ingressar no primeiro emprego é uma parceria entre Senac e Governo Federal, e está com as inscrições abertas no Senac Bagé até o dia 15 de fevereiro. As aulas começam no dia 4 de março.
Para conquistar uma vaga, o interessado deve ser indicado por uma empresa, que tenha mais de oito funcionários. Para isso, o candidato deve procurar os estabelecimentos comerciais como lojas e supermercados e mostrar interesse em participar do Programa. Os requisitos necessários são: ter entre 14 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ter assinado a carteira de trabalho.
Os cursos oferecidos são de Serviço Administrativo e Aprendiz de Supermercado, com 800 horas de qualificação, sendo 400 teóricas e 400 práticas. Entre os conteúdos estão: Relações Interpessoais; Mundo do Trabalho; Comunicação e Expressão; Informática e Atendimento ao Cliente. A qualificação visa, de acordo com a diretora interina do Senac Bagé, Ana Lúcia Raposo de Moura, contribuir para a formação integral de adolescentes, criando situações que o levem a aprender, a pensar e a proporcionar competências necessárias ao exercício profissional, facilitando assim a entrada para o mundo do trabalho.
O Programa dura oito meses, durante esse período os jovens são remunerados com meio salário mínimo, pago pela empresa pela qual foi selecionado. ”Muitas empresas fazem grandes seleções e aplicam provas para escolher os seus jovens aprendizes”, explica a diretora.
Além de todo o conteúdo, os alunos também aprendem a ter postura no trabalho e como agir diante das situações do dia a dia. “Eles entram aqui com uma postura, mascando chiclete, de boné. Depois de um tempo, eles saem como profissionais, com uma atitude bem diferente”, relata Ana Lúcia. Ela acrescenta que os professores exigem uma postura adequada dos jovens, já que eles representam o Senac nas empresas.
Segundo a diretora, a experiência do Programa é uma oportunidade para muitos jovens que não têm como entrar para um curso superior. “Alguns saem direto do ensino médio e têm que ingressar no mercado de trabalho, o Jovem Aprendiz é uma boa opção, uma experiência válida para quem quer o 1º emprego”.
Não existe garantia de efetivação do qualificado na empresa.

Jovem Aprendiz na empresa
Uma grande empresa do setor do comércio da cidade seleciona, todos os anos, jovens para trabalhar no estabelecimento. Em média são recebidos 100 currículos, e todos são chamados para o processo de seleção, como explica a gestora de Recursos Humanos da empresa, Caroline Prestes. ”Chamamos todos, até porque os candidatos, muitas vezes, nunca fizeram um currículo, então damos oportunidade, independente do currículo.”
A primeira etapa da seleção é feita através de uma dinâmica de grupo, em que se observa características como espírito de liderança, interesse e vontade de trabalhar. Quem passa nessa etapa é chamado para uma entrevista individual em que são avaliadas as aptidões dos jovens e, a partir daí, o interessado já é direcionado para alguma área pela qual tenha aptidão. “Eles vão motivados para o Senac, pois sabem que irão trabalhar em uma área com a qual se identificam”, diz Ana Lúcia

Os jovens aprendizes
Em 2012, dos 100 candidatos que deixaram currículo no estabelecimento, seis foram selecionados para o Programa, e começaram as aulas em março. No mês de agosto, eles foram para a parte prática de estágio supervisionado. Desses selecionados, pelo menos dois foram efetivados e tiveram a carteira assinada. É o caso da Marjane Resende, 19 anos. A vendedora de materiais de construção diz que a qualificação auxilia na obtenção do primeiro emprego, pois durante o estágio é possível aprender as funções sem ser cobrada, pois o Programa não exige experiência.
O aluno do 3º ano do ensino médio, Dionatan Bealteazn, 17 anos, que também foi Jovem Aprendiz, teve a carteira assinada no dia 2 de janeiro, como auxiliar administrativo, e comenta que é importante se qualificar na área em que se conquistou a vaga. “Eu pretendo fazer cursos na área administrativa para me aperfeiçoar na minha função”.
Os jovens lembram que para quem tem vontade de trabalhar, mas não tem experiência, o Programa é muito importante.

Para se inscrever
- Carteira de trabalho;
- Documento de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento;
- Comprovante de residência;
- Duas fotos 3X4;
- Comprovante de matrícula ou histórico de conclusão;
- Carta de apresentação da empresa pela qual foi selecionada.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 31/01/2013 | Geral

  • Bagé, Quinta-feira 31 de Janeiro

    Baiana de coração

    por Fernanda Mendonça As baianas são presença certeira no carnaval do Brasil, em Bagé o fato não é diferente. Desde as primeiras festas, quando as escolas de samba ainda desciam a avenida Sete de Setembro, a ala tradicional estava sempre lá, e...

  • Bagé, Quinta-feira 31 de Janeiro

    OAB requer providências urgentes

    O presidente da Subseção da OAB de Bagé, Roberto Hecth Jr, o secretário-geral, Miguel Roberto Barcelos Parera, e o representante do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Luis Alberto Gonçalves Silva, estiveram na Prefeitura...

  • Bagé, Quinta-feira 31 de Janeiro

    Postos de Bagé repassam aumento de combustíveis

    por Fernanda Mendonça A Petrobras anunciou na meia noite de ontem, o reajuste da gasolina e do diesel, que já estava sendo esperado pelos consumidores e proprietários de postos de combustíveis. A gasolina sofreu aumento no preço de venda das...

  • Bagé, Quinta-feira 31 de Janeiro

    Urcamp não tem prazo para ter contas desbloqueadas

    A Universidade da Região da Campanha (Urcamp), através de sua assessoria de comunicação, conversou com o Jornal FOLHA do SUL sobre o não pagamento de 100% dos salários do mês de dezembro aos seus servidores, que havia sido prometido até meados de...

  • Bagé, Quinta-feira 31 de Janeiro

    Caminhada da Paz deve contar com solidariedade de mais de 1,5 mil bageenses

    Marcada para a noite do dia 1º de fevereiro, já conta com mais de 1,5 mil pessoas confirmadas apenas no Facebook. Criada pelo jovem Iago Dias Souto, a caminhada silenciosa tem o objetivo de prestar solidariedade às famílias das vítimas e feridos...

Enquete

No dia 21, sexta-feira passada, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem anunciou que irá notificar a empresa que atua na pavimentação de 22,7 quilômetros da RSC-473, a Bagé-Lavras. O motivo é a demora para a realização do trabalho que, atualmente, também causa incômodos para quem transita naquele trecho. E, você, concorda com a medida?

  • SIM. É fato que os serviços executados pela empresa estão aquém do esperado. Desse modo, pode ser que os trabalhos tenham mais efetividade.
    ( 64.3% )
  • NÃO. Uma notificação de nada adiantará. O ideal seria estabelecer prazos periódicos para que os serviços fossem executados e cobrar constantemente, com fiscalizações.
    ( 28.6% )
  • TALVEZ. Notificar a empresa é um ato importante no sentido de buscar o desenvolvimento dos serviços. Contudo, sem penas mais graves, é duvidoso que haja algum efeito imediato.
    ( 7.1% )
Quero votar
Clique TV
Cinejornal 2 do Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Segunda edição do cinejornal do Festival Internacional de Cinema da Fronteira produzido pelo Projeto UrcampDocumenta com alunos do curso de Comunicação Social da Urcamp. Vem para Bagé - terra de...
Assista também:
Cinejornal do Festival Internacional de Cinema da Fronteira
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ARTE E RELIGIOSIDADE, na abertura do Natal Paz e Bem, hoje, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A partir das 20h30min, apresentação do Coral...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.