Folha do Sul Gaúcho | Ano 5 | Nº 1393
Siga-nos:

Notícia

Geral

Mineiros da CRM entram em greve e produção de energia pode ficar comprometida

Apenas cinco, dos 300 funcionários, trabalham na extração do carvão

por Fernanda Mendonça

Os mineiros, funcionários da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), de Candiota começaram uma greve ontem. A partir das 8h, horário de começo do expediente, cerca de 95% dos 300 profissionais, segundo dados do Sindicato dos Mineiros de Candiota, aderiram ao movimento e se instalaram em frente a sede administrativa da empresa, que abriga banheiros e refeitório.
O que deflagrou a greve foi a negociação do reajuste que se iniciou no dia 1º de setembro, data base da categoria. De acordo com o presidente do Sindicato, Wagner Lopes Pinto, a solicitação dos mineiros é de que o aumento real seja de 5% mais o índice da inflação. A contraproposta da CRM dá conta de 1%. Como não houve entendimento, os funcionários pararam as suas atividades. Quanto aos demais funcionários da empresa de mineração, Pinto explica que em Porto Alegre só funciona a parte administrativa da Companhia e que em Minas do Leão, não existe mais a atividade mineira. Portanto, em Candiota estão todos que poderiam aderir ao movimento.
O sindicalista conta que a categoria está cansada de ser desvalorizada e que faz dois anos que eles não recebem reajuste de ganho real. “A arrecadação da empresa aumentou em 80% na produção da fase C e os trabalhadores não receberam nada em relação a essa arrecadação.” Ele acredita que agora é a hora do trabalhador, já que no ano passado os cargos com função gratificada, ganharam 50% de reajuste. O piso salarial da categoria dos mineiros é de R$ 772, por oito horas diárias de trabalho.
O presidente chama atenção para o que pode se tornar um grande transtorno para todo o Estado. Ele conta que se eles pararem totalmente os trabalhadores, os 20% de energia que estão sendo produzidos para o Rio Grande do Sul, através do carvão, pelos trabalhadores da CRM, pode ser interrompido. “Nós convocamos cinco mineiros para trabalhar no receptário do carvão da Companhia de Geração Térmica de Energia (CGTEE) para que não se desligue a Usina.” De acordo com Pinto, caso esses funcionários não sigam o trabalho, a Usina corre o risco de não produzir mais energia através do carvão.

Preocupações administrativas da categoria
Outro problema que preocupa os mineiros é a questão da terceirização de alguns postos de trabalho. “Há dois anos está se falando em concurso, mas ao invés disso, a CRM contrata empresas terceirizadas para fazer o trabalho.
O preenchimento do Perfil Profissiográfico Profissional (PPP), de forma correta conclui os anseios dos trabalhadores. No documento deve constar as condições de trabalho do profissional e que auxilia na aposentadoria do funcionário. “O PPP não está sendo preenchido corretamente. O que nos prejudica na hora da aposentadoria, pois tira o direito de recebermos adicionais pela questão da insalubridade sobre a qual trabalhamos.”

Acordo
Durante reunião, que aconteceu ontem às 16h, em que estavam presentes a direção da CRM, o presidente, Elifas Simas, direção e presidência do Sindicato foi acordado somente as pautas administrativas, são elas: PPP, pagamento de horas extras e acerto sobre o desconto da contribuição que deve ser dado ao sindicato nas datas de dissídio.
Já a resolução da questão salarial foi adiada para a próxima segunda-feira e será discutida no tribunal do dissídio, em Porto Alegre.
Conforme com o presidente da CRM, a proposta salarial não foi discutida na ocasião, mas continua sendo de 1%. Quanto ao prejuízo na produção de energia para o Estado, Simas afirmou que a produção não deve reduzir e que ficou acordado com os mineiros que eles mantenham a entrega de carvão e o manuseio do pátio da Mineradora funcionando, caso isso não ocorra a negociação será levada a outra instância. “É responsabilidade dos funcionários manter a produção”.
Para dar conta da produção, serão convocados, em cada turno de 8 horas, cinco funcionários para dar continuidade ao trabalho. Até que a situação seja resolvida, os mineiros ficarão acampados, 24 horas por dia, na sede administrativa da CRM.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 26/01/2013 | Geral

  • Bagé, Domingo 26 de Janeiro

    Lista de vítimas identificadas da tragédia de Santa Maria

    O Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou a identificação de 230 vítimas do incêndio que aconteceu na madrugada neste domingo (27). A lista foi retificada, pois alguns nomes estavam repetidos. Apenas uma das vítimas segue sem identificação no...

  • Bagé, Domingo 26 de Janeiro

    Transporte para Santa Maria

    Informamos aos interessados que parte da Rodoviária de Bagé um ônibus para Santa Maria, hoje às 19h. Até o momento não houve necessidade de um carro extra.

  • Bagé, Domingo 26 de Janeiro

    Banco de Sangue de Bagé atende em caráter de emergência

    O Banco de Sangue de Bagé atende nesta tarde para auxiliar as vítimas do acidente que ocorreu na cidade de Santa Maria, na madruga do dia 27. O incêndio na boate Kiss vitimou mais de 200 jovens, e deixou uma média de 48 feridos, que passam por...

  • Bagé, Domingo 26 de Janeiro

    Seminário sobre carvão destaca questão ambiental e pacto por inclusão energética

    Na noite de ontem um bom público compareceu à Câmara de Vereadores de Bagé no seminário "Inclusão do Carvão Mineral como Fonte Geradora na nova Matriz Energética Brasileira". A proposição foi do vereador bageense Caio Ferreira (PT). O evento...

  • Bagé, Domingo 26 de Janeiro

    Aluna da Unipampa é impedida de realizar formatura

    A conclusão de um curso superior é um sonho de muitos. Porém, antes mesmo de acontecer, este momento se tornou um pesadelo para uma estudante do curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Pampa. A festa de formatura, que aconteceu ontem,...

Enquete

A prefeitura de Bagé determinou o envio de comunicação aos comerciantes de treileres e bancas de calçadas que retirem as cadeiras do passeio público. Como você avalia a medida?

  • FRÁGIL. A lei deve ser para todos e sem fiscalização eficiente fica difícil ao Poder público coibir abusos como a proliferação de placas, mesas, toldos e ambulantes no passeio público.
    ( 49% )
  • BOA. Porque a calçada é a garantia de que o pedestre tem um lugar próprio para avaliar suas possibilidades de compra e seguro para sua circulação
    ( 43.1% )
  • RUIM. Porque, uma vez integrada ao serviço dos comerciantes, a calçada pode se tornar um aliado dos prestadores de serviços e dos consumidores
    ( 7.8% )
Quero votar
Clique TV
Incêndio em torre de resfriamento na usina termelétrica de Candiota
Reportagem de Rochele Barbosa e fotografia de Francisco Bosco. Uma das torres de resfriamento da usina termelétrica de Candiota incendiou na manhã de hoje (segunda-feira, 20/10). O fogo já foi...
Assista também:
Jota Quest dia 19/10 em BAGÉ
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Cristiano Lameira

EM URUGUAIANA, hoje, um casamento tão inspirador que precisará ser contado sob muitos olhares, através da visão traquejada de colunistas sociais...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.