Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Estacionamento Rotativo apresentará inovações em 2013

por Marcelo Pimenta e Silva

Prevista para ocorrer ontem, a audiência pública sobre ações do Estacionamento Rotativo em 2012 foi transferida pelo prefeito Dudu Colombo. O motivo para a transferência do evento foi a pouca presença de público. A data da audiência ainda será definida e servirá para debater o sistema de estacionamento que está prestes a completar dois anos no dia 31 de janeiro.
A área azul, segundo a coordenadora do serviço em Bagé, Franciane Cougo, está completando 23 meses de funcionamento e por esse motivo surgiu a ideia da realização da Audiência Pública para divulgar os números e as informações do sistema que chegou à marca, recentemente, da utilização do cartão de número um milhão, além de que, desde a ampliação de quadras no dia 6 de junho, possibilitou um aumento de 35% na utilização do sistema.
"O Estacionamento Rotativo em Bagé é um projeto que foi pensado e amadurecido durante quatro anos. Nesse período fizemos visitações em outras cidades para verificar como funcionava este serviço. E, hoje, graças a concretização deste sonho idealizado do prefeito Dudu Colombo, temos o compartilhamento de vagas que são públicas para a comunidade. Sem dúvida alguma, houve uma democratização quanto ao estacionamento em Bagé", enfatiza Franciane Cougo que ressalta a aceitação da comunidade por parte do rotativo".
Hoje o Estacionamento Rotativo conta com 13 quadras com área azul em que são contempladas 439 vagas, com espaços para idosos, portadores de necessidades especiais e as pagas. Franciane Cougo destaca que o sistema acabou se tornando um caso de sucesso, pois comitivas técnicas de outras cidades do Brasil como Macaé, no Rio de Janeiro e Alegrete, no Rio Grande do Sul estiveram em Bagé para conhecer o modelo. Para 2013 está prevista a visita de uma comitiva do município de Panambi. "Ele já serve de modelo e conta com grande aceitação da comunidade e, inclusive, há uma solicitação muito grande de ampliação porque as vagas que têm estão extremamente saturadas". Segundo dados do Detran, atualmente, a frota de veículos aumenta 3,5% por ano, chegando ao montante de 52 212 veículos em circulação na cidade. Os números que prosseguem em expansão justificam a ampliação de áreas do Estacionamento Rotativo, afirma Franciane Cougo. "Esse aumento de 3 500 carros por ano acresce sem a ampliação do espaço físico, então isso acarreta em problemas de mobilidade. Uma das soluções cada vez mais utilizadas nas cidades brasileiras é o Estacionamento Rotativo".

Inovações para 2013
A coordenadora do Estacionamento Rotativo destacou as novidades que serão implementadas no ano que vem. "O sistema está funcionando bem, mas a gente quer qualificá-lo ainda mais para satisfazer o usuário", afirma Franciane. Dessa forma, haverá a expansão do sistema a curto e médio prazo; a contratação de novos monitores, a partir de processo seletivo que irá ocorrer no próximo ano (hoje são 18 funcionários) para atuarem na área a ser ampliada; implantação da área verde sem limite de tempo; implantação de estacionamento pago para motocicletas; no caso de irregularidade, implantação da taxa de pós-utilização, em que a pessoa que cometer falha terá que pagar uma taxa para evitar a punição automática; implantação de cartão de raspagem, o que facilitaria o preenchimento do cartão; implantação de cartão de duas horas (atualmente há cartões de uma hora ou meia hora) e ampliação da identificação dos pontos de venda dos cartões.

Áreas verdes
Uma das inovações do sistema para 2013 é a instalação de áreas verdes que obedeceriam a mesma sistemática das azuis, porém ela vai ser colocada em pontos que não existem área azul e, preferencialmente, transversais, liberando para que o condutor estacione exclusivamente nesta área sem a limitação de duas horas. "Nós teremos a partir do primeiro semestre de 2013, um projeto piloto na área da rua Salgado Filho, entre a avenida Sete de Setembro e a avenida General Osório e na área do Fórum, em que as pessoas vão poder estacionar e realizar seus serviços bancários podendo comprar um cartão de três horas e ficar estacionado nessa área que, inicialmente, será pequena para que possamos ver como será a aceitação da comunidade".

Controle
O Estacionamento Rotativo tem, hoje, seu sistema informatizado o que permite um maior controle. "Esse sistema permite termos um grande volume de informações, como saber quantas vezes a pessoa utiliza o cartão, se já foi autuada ou não. Então pela placa ou pelo cartão, temos essas informações que nos dão credibilidade e transparência de nossos serviços de fiscalização e, também, serve como uma forma de que o usuário cumpra com a sua obrigação de usar de forma correta o sistema", ressalta Franciane Cougo.

Arrecadação
De acordo com o que prevê o decreto nº 002 de 2011, que regulamenta o funcionamento do Estacionamento Rotativo, o valor arrecadado deve ser direcionado para a própria manutenção do sistema, ações de educação e fiscalização. A arrecadação neste ano foi de aproximadamente 400 mil reais e esse valor foi investido em semáforos novos, taxas, videomonitoramento, aquisição de equipamentos de segurança e fiscalização, manutenção do sistema com pinturas, placas e sinalização viária.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 29/12/2012 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    OAB Bagé inaugura sede Regional da Caixa de Assistência dos Advogados

    Na quinta-feira (27) foi inaugurada nas dependências da OAB Bagé a sede Regional da Caixa de Assistência dos Advogados. O projeto, proveniente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), cederá um espaço amplo com...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Grande procura pelo parcelamento do IPTU

    Durante esta semana, na quarta e quinta-feira, foi realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda um mutirão para negociação do IPTU em atraso. Segundo o secretário Tirso Delabary, o parcelamento dos débitos foram feitos em até 36 vezes e a...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Postos de saúde terão horário normal nas férias

    por Niela Bittencourt Conforme garantiu a coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde do município, Cátia Godinho, os postos de saúde não terão seus horários alterados em janeiro e fevereiro.  Porém, o atendimento será reduzido. Isso...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Seguro DPVAT chegará atrasado este ano

    O Seguro DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - que serve para indenizar as vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (vias terrestres),...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Compositor recebe homenagem em festival nativista

    por Juliana Andina Realizado na noite de ontem, o concerto “Cantores bageenses interpretam Airton Pimentel”, que reuniu 26 músicos que homenagearam o compositor. O evento aconteceu junto ao Canto Sem Fronteira, e faz parte da comemoração dos...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”
William Shakespeare
 
Punta & paz de espírito
Salve, salve amigos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.