Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Compositor recebe homenagem em festival nativista

Airton Pimentel por bageenses

por Juliana Andina

Realizado na noite de ontem, o concerto “Cantores bageenses interpretam Airton Pimentel”, que reuniu 26 músicos que homenagearam o compositor. O evento aconteceu junto ao Canto Sem Fronteira, e faz parte da comemoração dos 10 anos do festival.
Conforme a produtora do som book de Airton Pimentel e cantora que acompanha o artista há mais de 20 anos, Izabel L’Aryan, conta que a lembrança deixou todos muito gratos. “Este é um ciclo que se completa. Após 60 anos o município faz esta homenagem que nos deixa honrados e muito felizes”, relata.
Dirigida pelo músico Guilherme Janke Batista o concerto visa lembrar a importância do compositor. “Reunimos 26 músicos e intérpretes de Bagé que fazem uma homenagem para este que é um dos maiores expoentes da cultura sul-rio-grandense. Estamos muito felizes por conseguir reunir todos estes artistas locais numa mesma apresentação”, complementa.
Airton Pimentel nasceu em Bagé no ano de 1938, e iniciou sua carreira cantando em rádios locais. Sua influência musical veio da avó gaiteira que o incentivou a cantar. Izabel conta que Pimentel não conheceu nem o pai nem a mãe, e foi criado pelos avôs. “O próprio som book Léguas de Milongas é baseado na música composta por ele, feita para Bagé. Muito da obra é contextualizada na história do município”, diz.
Outro ponto ressaltado pela produtora é o forte apelo social da obra de Airton Pimentel. “Em todas as suas composições além da melodia existe o lado social, que fala do trabalhador, da justiça. A política sempre esteve presente na vida do Airton e isso se reflete na sua obra”, completa.
Participaram do concerto os intérpretes Tiago Correa, José Armando Carretta, Francisco Viçosa, Deise Veiga, Luiz Resende (Mulato) e Tiago Cesarino. Como músicos participantes Evandro Pires, Guilherme Janke Batista, Fábio Peralta, Flávio Dutra, Pedro As e Rossano Mattos. Como convidados especiais participaram o próprio homenageado Airton Pimentel, Marlene Pastro, Izabel L’Aryan, Charles Arce e Marcelo Pimentel (filho).

Melodia e revelação
Izabel coloca ainda que aos 74 anos Airton Pimentel é considerado o maior melodista do Rio Grande do Sul.  Somado a isto, ela acrescenta que músicas expoentes da cultura estadual o tornam um dos artistas mais completos que o RS já conheceu. “Rancho da Estrada, Charqueada, Festa do Boi Pitanga, Missal das reses e tantas outras canções mostram a sensibilidade de Pimentel”, revela.
Assim como compositor Pimentel revelou grandes nomes do cenário tradicionalista como Rui Biriva, Daniel Torres, Leopoldo Rassier, César Passarinho e Victor Hugo. “Airton Pimentel é o compositor gaúcho que mais força as fronteiras da música regional em busca de uma sonoridade universalizante”, afirma Sérgio “Jacaré” Mets logo na abertura do som book.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 29/12/2012 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Estacionamento Rotativo apresentará inovações em 2013

    por Marcelo Pimenta e Silva Prevista para ocorrer ontem, a audiência pública sobre ações do Estacionamento Rotativo em 2012 foi transferida pelo prefeito Dudu Colombo. O motivo para a transferência do evento foi a pouca presença de público. A...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    OAB Bagé inaugura sede Regional da Caixa de Assistência dos Advogados

    Na quinta-feira (27) foi inaugurada nas dependências da OAB Bagé a sede Regional da Caixa de Assistência dos Advogados. O projeto, proveniente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), cederá um espaço amplo com...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Grande procura pelo parcelamento do IPTU

    Durante esta semana, na quarta e quinta-feira, foi realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda um mutirão para negociação do IPTU em atraso. Segundo o secretário Tirso Delabary, o parcelamento dos débitos foram feitos em até 36 vezes e a...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Postos de saúde terão horário normal nas férias

    por Niela Bittencourt Conforme garantiu a coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde do município, Cátia Godinho, os postos de saúde não terão seus horários alterados em janeiro e fevereiro.  Porém, o atendimento será reduzido. Isso...

  • Bagé, Segunda-feira 29 de Dezembro

    Seguro DPVAT chegará atrasado este ano

    O Seguro DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - que serve para indenizar as vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (vias terrestres),...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.