Bagé / RS, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Rural

Rural

Associação de Criadores de Angus define nova diretoria

Dirigente começou a criar exemplares da raça em 2006
Dirigente começou a criar exemplares da raça em 2006
Crédito: Letícia Szczesny/ Especial FS

Na última sexta-feira, foi eleita, por aclamação, durante Assembleia Geral de criadores, em Porto Alegre, a nova diretoria que comandará a Associação Brasileira de Angus pelos próximos dois anos pretende ampliar a participação da Carne Angus no mercado de cortes gourmet do Brasil e expandir a produção em 10% ao ano, das atuais 34 mil toneladas equivalente carcaça/ano (previsão de fechamento 2018) para mais de 42 mil toneladas EqC /ano no final do mandato. A meta é audaciosa, principalmente porque está alicerçada em uma base já elevada e na necessidade de diálogo direto com os produtores e consumidores. “O Programa Carne Angus ainda é jovem. Com apenas 15 anos, já somos líderes do segmento premium, mas a forte demanda dos consumidores mostra que há muito a crescer, principalmente fora dos grandes centros. Queremos Carne Angus disponível para todos, de Sul a Norte do Brasil”, frisou o presidente eleito Nivaldo Dzyekanski, que assume definitivamente a Associação Brasileira de Angus na primeira quinzena de janeiro de 2019.

Para atingir essa meta, explica o empresário, é preciso, além de mostrar aos consumidores os diferenciais de qualidade dos produtos Angus, ampliar o trabalho de divulgação da raça a campo, principalmente nos grandes rebanhos do Brasil Central, e direcionar o uso do cruzamento industrial para produção de carne de qualidade. “Temos, hoje, selecionadores que oferecem genética adaptada ao clima quente, com características específicas de pelame curto e excelente desempenho no cruzamento. Há touros trabalhando bem em diversas regiões do país, e pecuaristas ganhando muito dinheiro com animais meio sangue”, frisou, lembrando que criadores optam pelo uso de sêmen Angus em vacas zebuínas para elevar a qualidade da carne e receber a certificação do Carne Angus, além de melhorar a eficiência dos sistemas de produção. Mais do que os ganhos no frigorífico, a Angus é promessa de velocidade de ganho de peso, fertilidade e acabamento. Com maior desfrute do rebanho, cita Dzyekanski, será possível viabilizar abates em maior escala em regiões onde, hoje, ainda faltam carcaças para garantir o abastecimento.
Pensando em levar informações técnicas ao produtor e ao mercado que subsidiem essa expansão, a Angus planeja, já para 2019, um projeto de giras técnicas que deve iniciar com, no mínimo, dois grandes eventos: um na região Sul e outro no Brasil Central. Nesses encontros, a diretoria pretende alinhar projetos com os núcleos regionais de criadores e trabalhar para que o corpo técnico da entidade esteja mais próximo aos produtores de carne. “Queremos aprimorar a comunicação e estreitar o trabalho entre os técnicos da Angus e usuários, utilizando informações geradas pela equipe que trabalha nas indústrias para melhorar a seleção dos rebanhos que é realizada a campo”.
O foco na seleção genômica também está no radar da nova diretoria da Angus. "Vamos ampliar o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, de olho na genômica, que traz muitas oportunidades para o melhoramento genético da raça" salientou o novo dirigente.

Nivaldo Dzyekanski
É criador de Angus e empresário do setor florestal. Nascido em Itaiópolis (SC) é diretor-presidente das empresas Brasilmad S/A, Brasiltrat e Brasil Florestal. A Brasilmad é a maior exportadora de madeira reflorestada em componentes para palets da América do Sul. O criatório de Angus começou em 2006 nas terras que foram da família e que acabaram recompradas. Atualmente, tem perto de mil cabeças, sendo 320 animais Angus puros.

 

Edições Anteriores

Sábado, 08 de Dezembro de 2018 | Ano 9 | Edição Nº 2603

Busca: 08/12/2018 - Rural | Leia também, as principais notícias da editoria, que foram destaque nas edições anteriores.
  • 08/12/2018 - Rural

    Sistema Farsul avalia resultados do ano e projeta 2019

    Na quinta-feira, em coletiva de imprensa, o Sistema Farsul apresentou relatório econômico deste ano; as projeções para 2019, entre outros itens. Segundo a federação, a expectativa para o campo gaúcho é que haja um crescimento de 3,4% na área plantada de grãos, assim como incremento de 3,4% em...
  • 08/12/2018 - Rural

    Cabanha São Matheus realiza remate no dia 12 de janeiro

    A Agrovino chega à 11ª edição de 9 a 13 de janeiro de 2019. E um dos principais eventos comerciais da exposição bageense de verão, é o Remate de Produção da cabanha São Matheus, no dia 12.
    O tradicional criatório da raça Corriedale colocará, em pista, em seu oitavo leilão, uma oferta...
  • 08/12/2018 - Rural

    Sindiler divulga balanço de remates e leilões de primavera

    O Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do Rio Grande do Sul (Sindiler) divulgou, recentemente, um panorama da temporada de primavera de leilões de 2018. Conforme a entidade sindical, durante a temporada, foram vendidos 3765 touros no Estado, com valor médio de R$ 9,5 mil e...
  • 08/12/2018 - Rural

    Emater destaca avanço no plantio das culturas de verão

    A Emater/RS-Ascar divulgou, na quinta-feira, em seu Informativo Conjuntural, o levantamento das lavouras de grãos de verão no Estado. Na soja, a semeadura avançou, variando com a intensidade das precipitações nos municípios, mas aproximando-se do final. Resta concluir a semeadura em somente 9%...
AVANÇADO
| Se preferir, continue sua busca abaixo:
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Humildade para pedir perdão é prova de grandeza. Quanto menos fardos de culpa carregamos, mais leves ficamos para subir até Deus”.
MP
 
Toca...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.