Bagé / RS, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
Siga-nos:

Rural

Rural

Festival do Grande Prêmio Bento Gonçalves acontece no sábado

O hipódromo do Cristal sedia, no dia 21, o Festival do Grande Prêmio Bento Gonçalves de turfe. Considerada a prova máxima, em pista de areia, o Bento Gonçalves é realizado pelo Jockey Club do Rio Grande do Sul. O editor do site Turfe Online – um dos principais canais de informação do turfe nacional -, Hermes Martins, declara que o Bento Gonçalves é um campo muito qualificado, sendo o maior do Estado em termos de disputa no turfe. No entanto, ele ressalta que a prova acabou sendo prejudicada pela falta de união entre os centros turfísticos principais do país, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. “Isso, na minha opinião, acaba atrapalhando. Por exemplo, no mesmo dia em que ocorre o grande prêmio Bento Gonçalves, no Cristal, acontece uma prova, talvez inferior, em São Paulo, mas que faz com que muitos criadores, por exemplo, do Rio de Janeiro, levem seus cavalos a disputá-la, talvez pela curta distância, isso faz com que alguns dos melhores competidores acabem se dividindo. Deveria, acredito eu, ser feita uma programação que não permitisse datas concomitantes; mesmo assim, o Bento Gonçalves terá disputas de alto nível”, afirma o analista. Hermes ainda destaca à reportagem que chegam com força para a corrida os exemplares Life Style (Stud Paulo’s, Paiva e Meira); Public Job (Délbio Marques); Mi Centinela (Stud Duplo Ouro) e Nadador Lô (Stud Casablanca). Este último, Martins aponta que é um potro que chega com vantagem pelo peso. “Ele é o potro em evidência, venceu, recentemente, uma prova clássica com 20 corpos de vantagem”, comenta o analista que cita, ainda, Bagé in Concert (Stud Miguel Ávila). “Não posso deixar de citar o Bagé in Concert, até porque ele venceu no ano passado e chega bem preparado para tentar o bi. Nos últimos três anos, o Grande Prêmio Bento Gonçalves foi vencido por potros e Bagé in Concert, agora, já tem quatro anos, então será uma prova muito competitiva”, projeta Martins.

Veterinário une paixão por cavalos à profissão

Quem também aponta para a importância do festival GP Bento Gonçalves é o médico veterinário Rodrigo Barcellos. Formado pela Urcamp, ele atua há um ano no Hipódromo de Cristal e ressalta que, no evento, serão disputados 18 páreos, sendo três clássicos e quatro Grandes Prêmios, com 150 animais inscritos para a programação. “Os exemplares que disputam as provas principais estão em alto nível de treinamento, permitindo a disputa de animais jovens (3 anos) com mais velhos, com jockeys do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e brasileiros radicados no Uruguai”, destaca Barcellos. O veterinário destaca que as provas se tornam difíceis para apontar um favorito, pois cada animal tem uma característica de correr, além do que os exemplares provenientes de outros hipódromos precisam se adaptar à pista. Outros fatores apontados são a influência do clima no dia; a estratégia de corrida do jockey; a pressão de quem é apontado como favorito. “ Além, é claro, do animal estar no seu dia ou contar com a falha do adversário. Enfim, tudo pode acontecer”, explica Barcellos. O profissional relata que sempre gostou de cavalos e que o primeiro contato com exemplares de corrida Puro-Sangue Inglês foi na edição do turfe bageense em 2007. Depois, a convite de um amigo, começou a frequentar as cocheiras do Jockey Club de Bagé, onde passava boa parte do tempo, desde a época do colégio até as folgas na universidade. “Durante a faculdade, pude acompanhar a rotina de um haras por três temporadas; porém, meu maior interesse sempre foi relacionado à medicina esportiva. Trabalho há aproximadamente um ano com 'cavalos atletas', tenho sob minha responsabilidade 27 animais para o festival do Bento, animais de alto nível como os clássicos Fort Fortune, Barbo, e Smart Flyer, este último treinado pelo atual líder da estatística de treinadores, o pedritense Luciano Arias”, comenta Barcellos. Outro destaque do festival Bento Gonçalves será o Grande Prêmio da Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida. Um dos principais candidatos é Barbo, cavalo do criador bageense Luís Alberto Araújo. O cavalo, considerado o melhor velocista do Estado venceu, recentemente, o Festival Protetora do Turfe. O exemplar, nascido no Haras Bagé do Sul, foi domado por Paulo Silveira Gralha.

 

AVANÇADO
| Se preferir, continue sua busca abaixo:
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

“É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade, vence-os.”
Alexandre Herculano
 
 
Parabéns em good...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.