Bagé / RS, Sábado, 22 de Julho de 2017
Siga-nos:

Segurança

Segurança

Operação Donatello I desarticula quadrilha que atuava em assaltos à ópticas e joalherias

Por volta das 7h30min de ontem, a Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), deflagrou a operação Donatello I, destinada a combater uma quadrilha acusada por assaltos à ópticas e joalherias do Rio Grande do Sul. A ação resultou no cumprimento, de forma simultânea, de 23 mandados de busca e apreensão e nove de prisão, nas cidades Bagé, Pelotas, Charqueadas, São Leopoldo e Porto Alegre. Ao todo, 12 pessoas foram presas, sendo a maioria - oito - na Rainha da Fronteira.
Segundo repassado pela polícia, o nome escolhido para a operação é devido a organização criminosa se referir aos delitos como "pinturas", os criminosos como "pintores" e as armas e equipamentos como "pincéis".
Em Bagé, foram presos Jean Carlos Vasconcelos da Luz, de 30 anos, Carla Gieli da Silva Rosa, 28, Jiovane Rodrigues Cellas, 22, Maicon Lima Freitas, 22, Tierre Alves Pereira, 30, Lisandra Barcelos da Rosa, 19, Jéssica Gonçalves Oliveira, 22, e Vanusa Salete Alves Soares, de 20 anos. Em Pelotas, Tiago Rafael Leges Ferreira, 31 anos. Em Charqueadas, Reginaldo Nunes de Jesus, 37 anos, e, em São Leopoldo, Johnatan de Miranda Celestino, 22 anos, e Aristalco Naltair Pozzedin Pons, de 41.

Maior apreensão de crack do ano
Além das detenções, que foram realizadas nos bairros Prado Velho, Damé, Habitar Brasil e Floresta, a operação resultou na apreensão de aproximadamente quatro quilos de crack, avaliado em R$ 400 mil - considerado o maior montante encontrado no ano em Bagé - e 15 aparelhos celulares, uma arma calibre 38 e munições, esteroides anabolizantes e cerca de R$ 10 mil em dinheiro.
O delegado da 9ª Delegacia Regional de Polícia, Luís Eduardo Benites, à reportagem, disse que a operação foi uma demonstração de combate à criminalidade organizada. "Estamos enfrentando sérias dificuldades de segurança no Estado. E para evitar problemas aqui na nossa região, essas ações devem acontecer mais seguidamente. A operação de hoje (ontem) talvez nos dê certo resguardo”, pontuou.

Facção Zona Leste (TZL)
Conforme o titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), Cristiano Ritta, as investigações que resultaram na operação Donatello I estavam sendo desenvolvidas desde novembro de 2016, quando um grupo criminoso assaltou uma joalheria em Bagé. “Notamos que eles tinham uma organização na forma de atuação criminosa, que ainda não tínhamos na região. Eles se prepararam para sequestrar o gerente de uma óptica e passar a noite torturando-o. Para que na manhã seguinte eles pudessem entrar no estabelecimento e roubar tudo o que tinha dentro”, relatou.
Ritta, ainda, contou que indivíduos de fora da cidade vieram ao município para praticar os delitos. “Esse grupo que estamos investigando já pode ser chamado de organização criminosa. Eles já fundaram uma facção chamada de ‘Zona Leste’, que é encabeçada por Tiago Rafael Leges Ferreira, conhecido como 'Mochilão'. Hoje, ele está no presídio de Pelotas e, mesmo assim, continua coordenando alguns assaltos em Bagé. Como eles não conseguiram se capitalizar através do assalto na óptica, começaram a utilizar o tráfico de drogas. Desde novembro, conseguimos apreender quatro carros clonados que eles traziam para cá com drogas e que seriam usados para praticar delitos aqui na região. Nesse período, eles ainda tentaram assaltar novamente essa mesma joalheria e o assalto em Dom Pedrito também foi eles que fizeram. Nessa primeira fase da operação, queremos desarticular essas ações que eles têm feito”, completa.
“As casas onde foram cumpridos os mandados são de pessoas que deram o apoio nessas empreitadas criminosas. Dois deles, o Maicon e o Jiovane, realmente participaram do assalto. Mas os demais fazem parte da logística”, destacou o titular da Defrec.
Ano passado, de acordo com a polícia, os criminosos fundaram a facção Zona Leste, tendo como líder Tiago Rafael Leges Ferreira. “Essa facção se aliou com a facção ‘Os manos’, do Vale dos Sinos, que é a maior do RS. Quando o Tiago foi para o presídio de Pelotas, ele se aliou com a facção ‘Os Tauras de Pelotas’, que são os mesmos que fugiram da casa prisional de lá, colocando uma carreta contra o muro”, detalhou Ritta.
A quadrilha, segundo estimado, deve possuir em torno de 25 integrantes. “Porém, não são necessariamente bageenses. Vem gente de fora, conforme uns vão sendo capturados. Todos os membros da facção têm uma tatuagem. O símbolo é TZL (Tiago da Zona Leste). Eles criaram, inclusive, uma letra de funk para o grupo. Exaltando os comparsas e denegrindo a imagem da polícia", diz. 
Acusado por ataque em Dom Pedrito é pego
Por fim, Ritta frisou que o Jiovane teria sido um dos três criminosos responsáveis pelo assalto à Óptica Bagé, em Dom Pedrito, no dia 14. Ele teria se deslocado pela BR-293, até Bagé, porém, ao tentar acessar a cidade, pelo trevo de São Domingos, foi abordado pela Brigada Militar e, ao manobrar o carro, deixou apagar em cima da rodovia e fugiu pelo matagal. Desde então, estava foragido.
Os outros dois suspeitos já foram presos, na semana passada. Um deles era André Leandro Cavalheiro Soares, 38 anos, conhecido como "Quadrado", natural de São Lourenço do Sul, que estava foragido do presídio de Bagé. O outro era um menor de idade, de 17 anos. Eles estavam em um mato às margens da BR-293, com duas mochilas cheias de joias e relógios e portavam três revólveres.

Edições Anteriores

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 | Ano 8 | Edição Nº 2189

Busca: 21/07/2017 - Segurança | Leia também, as principais notícias da editoria, que foram destaque nas edições anteriores.
  • 21/07/2017 - Segurança

    Brigada Militar aborda mais de 40 veículos

    O curso de reciclagem de policiais militares realizado ontem, na rua Orvandil Alves Lucas, na zona norte de Bagé, resultou na abordagem de mais de 40 veículos, além do registro de seis autos de infração por licenciamento vencido e falta de habilitação, bem como duas comunicações de ocorrência...
  • 21/07/2017 - Segurança

    Flagrado furtando picanha e filé em supermercado

    Um homem de 36 teria sido flagrado, na manhã de ontem, tentando furtar três peças de filé, uma de picanha, um desodorante, uma lata de refrigerante, um sachê de comida para cachorro e um chocolate em barra de um supermercado localizado no centro de Bagé. O caso, que terminou com a abordagem do...
  • 21/07/2017 - Segurança

    Delegacias da região recebem impressoras e estabilizadores

    O titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), Luís Eduardo Benites, esteve, durante esta semana, em Porto Alegre, para receber 16 impressoras e 16 estabilizadores para as unidades da Campanha gaúcha.
    De acordo com Benites, os equipamentos são oriundos de um Termo de Ajustamento de...
  • 21/07/2017 - Segurança

    Carro colide contra bicicleta na Angélica Jardim

    Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma bicicleta foi registrado na noite de quarta-feira, por volta das 19h, na rua Angélica Jardim, bairro Castro Alves.
    Conforme o registro, agentes da Brigada Militar foram acionados, via 190, para atender a ocorrência. Consta que, quando os...
  • 21/07/2017 - Segurança

    Defrec prende acusado por roubo e agressão

    Após uma investigação iniciada em abril, quando um estabelecimento localizado no bairro São Martim foi atacado, policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) prenderam, na noite de quarta-feira, um indivíduo acusado de ser o responsável pelo roubo, bem...
AVANÇADO
| Se preferir, continue sua busca abaixo:
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

Fábio Lucas

COM NARRATIVA atraente, aquela que faz o leitor ler da primeira à última página, no caso 96, “IWAR BECKMAN, O Pai do Trigo no Brasil” é publicação...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.