Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Esquerda Carneiro
Coluna: Política
Política

Colégio Militar. Bom para Bagé, bom para o Brasil

Esquerda Carneiro – presidente da Câmara Municipal 
 
Desde que o ainda candidato a presidente Jair Bolsonaro anunciou a intenção de ampliar o número de colégios militares em todo o Brasil, pensei o quanto seria importante esse modelo de ensino em nosso município, a mudança que traria na formação de crianças e jovens, a elevação da autoestima dos próprios alunos e dos pais face às drogas e à violência que sabemos está assolando a juventude de nossos bairros.
Após eleito e tomar posse o novo presidente, aquilo que era só um pensamento, um sonho, começou a se tornar realidade com a ação efetiva do prefeito Divaldo Lara de colocar nas metas da atual gestão o colégio militar. Inclusive, anunciando publicamente para o vice-presidente Hamilton Mourão o que reivindicava para Bagé.
Agora, nos últimos dias, a introdução do método de educação disciplinar, revolucionário para o nosso município e região, em duas escolas municipais, São Pedro e João Severiano, já para o próximo semestre, traz uma grande alegria e a certeza que estamos no caminho certo, tentando melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Bagé e buscando sempre uma perspectiva de futuro digna, que ofereça a todos a possibilidade de viver mais feliz.
Porém, é preciso que se diga que para chegar até as perspectivas reais de mudanças para uma nova estrutura nas duas escolas municipais foram necessárias varias articulações e projetos, como aquele que se utiliza do Decreto nº 9.665, de 2 de janeiro deste ano, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no qual promove uma grande alteração na estrutura administrativa do Ministério da Educação, criando, inclusive, a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. 
Essa subsecretaria é responsável por criar, gerenciar e coordenar programas nos campos didáticos-pedagógicos e de gestão educacional considerados valores cívicos, de cidadania e capacitação profissional. A subsecretaria também existe para propor e desenvolver modelo de escolas de alto nível. Tudo tendo por base os colégios militares.
Considero essa nova escola uma ação de urgência. O piloto de uma nova educação está sendo implantado. É preciso monitorar os resultados para compreender os valores disciplinares que estão relacionado diretamente com o aprendizado e seu desenvolvimento.
No mês passado, a Câmara dos Deputados lançou a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Militar no Brasil. São 200 parlamentares fazendo parte. Já solicitei agenda em Brasília com alguns deputados da frente para que possamos tornar maior a inserção de Bagé nesse modelo de ensino capitaneado pelos colégios militares. Porque, sendo as escolas cívico-militares escolas públicas administradas por alguma instituição militar (Forças Armadas, Bombeiros ou Polícia Militar), mas com gestão pedagógica da Secretaria de Educação do Município, que é o nosso caso, há muito ainda a saber sobre as possibilidades de ampliação, áreas abrangidas e qual o campo de formação.
Nessa trajetória fica aquela sensação estranha de alguém que serviu o Exército brasileiro, é apaixonado pela disciplina militar, neste mês, teve a oportunidade de acompanhado do prefeito e da secretária Adriana, estar junto ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, reivindicando as boas condições para o funcionamento de um sonho que, tenho certeza, é da maioria das pessoas que vivem em Bagé.
Vamos realizar!   

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 19 resultados encontrados
  • 18/06/2019 - Política

    O protagonismo do PTB de Bagé

    O final de semana político em Bagé foi marcado pela grande e emocionante convenção municipal realizada pelo Partido Trabalhista Brasileiro, PTB. É com muito orgulho que divido com os bageenses a minha felicidade por ser reconduzido à presidência do diretório municipal do partido. Em primeiro...
  • 11/06/2019 - Política

    Trabalho e renda para quem mais precisa

    Na semana passada, protocolei na Câmara de Vereadores um Anteprojeto de Lei criando em Bagé o Programa Frente de Trabalho, que tem por objetivo combater o desemprego e incentivar a qualificação profissional. A ideia é criar 500 vagas para trabalhadores desempregados. Trata-se de uma bolsa...
  • 04/06/2019 - Política

    Adoção de crianças e adolescentes. Um problema de todos

    Segunda-feira, transformei a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores em especial para receber a coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção de Bagé, Renata Neiva. Ela compareceu ao Legislativo para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo e expor para todos os vereadores e à...
  • 28/05/2019 - Política

    Toda a atenção e assistência às vítimas de violência

    Se houve um setor que avançou e muito enquanto estive à frente da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso foi a Coordenadoria Municipal da Mulher, sob a responsabilidade da professora Cândida Navarro. Organização, disciplina, iniciativa, atitude, trabalho e interesse nos...
  • 21/05/2019 - Política

    Assistência social é um trabalho de valor maior

    Quando chegamos à Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) tivemos por prioridade dedicar toda a atenção às entidades assistenciais de Bagé. Alguém já afirmou, com toda a razão, que sem o terceiro setor o mundo não sobreviveria. E é verdade. O serviço...
  • 07/05/2019 - Política

    Governo e Câmara fazendo mais pelos bairros de Bagé

    Tenho destacado aqui neste espaço que o Meu Bairro Melhor é uma dos melhores projetos da gestão do prefeito Divaldo Lara. Por vários fatores, como levar os serviços da prefeitura direto nos bairros, lá onde o morador sabe o que é necessário fazer. Nesta décima primeira edição, que abrangeu São...
  • 30/04/2019 - Política

    Pavimento nos bairros é qualidade de vida

    Esquerda Carneiro – presidente da Câmara Municipal de Bagé
     
    Uma das principais prioridades da gestão municipal iniciada em janeiro de 2017 é o pavimento de ruas e avenidas da nossa cidade. Não sei se até hoje uma administração demonstrou tanta preocupação com a grave situação da...
  • 23/04/2019 - Política

    Direitos Trabalhistas na Câmara de Vereadores

    A Câmara Municipal de Vereadores de Bagé estará promovendo na próxima segunda-feira, dia 29, às 19h, uma grande Audiência Pública com o objetivo de debater os direitos trabalhistas da atualidade. Trata-se de uma iniciativa do gabinete do vereador Júlio Jardim, do MDB, proposta aceita na Comissão...
  • 16/04/2019 - Política

    O pavimento do bairro Dois Irmãos é um orgulho

    No sábado passado, estive acompanhando o prefeito Divaldo Lara na vistoria das obras de pavimentação do bairro Dois Irmãos. Foi muito bom. Mais uma vez senti orgulho de participar de uma gestão que faz por quem mais precisa. E faz mesmo, não fica na conversa. Isso é uma das coisas que os...
  • 09/04/2019 - Política

    A meta é a valorização dos servidores

    Depois de anunciar o aumento do vale-alimentação dos servidores públicos municipais na semana passada, destaca-se aqui, mais uma vez, tratar-se do maior aumento em valores percentuais já concedido, 50%, passando dos atuais R$ 12,10 para R$ 18,15. Agora, a Câmara de Vereadores deverá votar esse...
Exibindo 1 a 10 de 19 resultados encontrados
  • Página de 2
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”
William Shakespeare
 
Punta & paz de espírito
Salve, salve amigos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.