Bagé / RS, Sábado, 20 de Abril de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Esquerda Carneiro
Coluna: Política
Política

50 anos de história, 16 anos de promessa e dois anos de esperança

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) completou 50 anos de atividades no domingo, dia 24 de março. A programação de aniversário segue até o dia 29, quando acontece a inauguração do reservatório de água, uma obra esperada há mais tempo que os 50 anos do Daeb, com uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19h de sexta-feira.
Todos os bageenses conhecem os serviços oferecidos pelo Daeb. São 43 mil locais, entre casas, apartamentos e empresas, que têm ligação de água. Praticamente toda a cidade. Eu comecei a conhecer de perto o trabalho realizado quando fui eleito vereador em 2012. Claro que sabia sobre armazenamento, distribuição e cobrança da taxa de água, bem como sobre as atividades de saneamento básico. Muito me indignei com a falta de esgoto na frente das casas, com o problema de não ter água e, mais recente, há cerca de quatro anos, com a questão da qualidade do líquido que todos nós bebemos, além do valor da taxa paga pelas famílias carentes.
Desde que entrei na Câmara de Vereadores, o Daeb fez parte das minhas atividades. Muito exigi, reivindiquei, pedi e reclamei, trabalho que continuo fazendo sempre que necessário.
Agora, com o funcionamento de um novo reservatório de água tratada, com capacidade para quatro milhões de litros, será possível melhorar a qualidade e acabar com o problema de passar anos e anos, até décadas, sem lavar o lugar onde se guarda a água para distribuir às casas. Porque para fazer isso tinha que interromper o fornecimento. Este é um mérito do governo municipal, mérito do prefeito Divaldo Lara e equipe do departamento.
O próximo passo, entre as prioridades, junto com o início das obras da barragem da Arvorezinha, é conter o desperdício de água que corre pelos canos. Perdemos muito, porque a tubulação é velha, está desgastada. Sei que é um problema em que se fala há muito tempo, mas agora existe um planejamento para diminuir essa perda. Perdemos muita água tratada. E esta é uma obra tão necessária quanto o reservatório e a barragem.

Barragem da Arvorezinha
O serviço de água encanada em Bagé existe há mais de 100 anos, o Daeb há 50, e a promessa de uma barragem que contemple nossas necessidades passa dos 16 anos. Desde 2017, o município vem dedicando atenção exclusiva para sanar os problemas que impediram o prosseguimento da obra da Barragem da Arvorezinha. Idas e vindas a Brasília, liberação ambiental e financeira, readaptação no projeto e desapropriação das áreas do entorno são tarefas que já estão em fase de finalização para que, finalmente, consigamos com o efetivo apoio do governo federal, começar a obra. Vivemos dois anos de esperança e, tenho a certeza, ainda neste primeiro semestre o prefeito e o diretor do Daeb começarão, definitivamente, para não mais parar até a conclusão, esse que é o sonho de todos nós bageenses, resgatando o respeito que nossa cidade merece e, assim, caminhe para o seu verdadeiro destino: o desenvolvimento social e econômico.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 10 resultados encontrados
  • 16/04/2019 - Política

    O pavimento do bairro Dois Irmãos é um orgulho

    No sábado passado, estive acompanhando o prefeito Divaldo Lara na vistoria das obras de pavimentação do bairro Dois Irmãos. Foi muito bom. Mais uma vez senti orgulho de participar de uma gestão que faz por quem mais precisa. E faz mesmo, não fica na conversa. Isso é uma das coisas que os...
  • 09/04/2019 - Política

    A meta é a valorização dos servidores

    Depois de anunciar o aumento do vale-alimentação dos servidores públicos municipais na semana passada, destaca-se aqui, mais uma vez, tratar-se do maior aumento em valores percentuais já concedido, 50%, passando dos atuais R$ 12,10 para R$ 18,15. Agora, a Câmara de Vereadores deverá votar esse...
  • 02/04/2019 - Política

    Trabalhamos para reconquistar o valor dos servidores

    Neste artigo de hoje, quero, em primeiro lugar, dizer que está sendo muito bom vivenciar a experiência de poder por meio do jornal Folha do Sul fazer esta prestação de contas da minha vida pública, divulgar projetos para um futuro próximo e contar as coisas boas que estão acontecendo em Bagé. E...
  • 19/03/2019 - Política

    Melhorar o vale-alimentação é lutar pela dignidade

    A Câmara de Vereadores está otimista com o ano de 2019, já estamos no terceiro mês. Acreditamos em tempos melhores, nas boas notícias, no desenvolvimento de nossa Bagé.
    Sou um otimista por natureza. Tenho mostrado às pessoas o que o governo municipal, que apoio e faço parte, faz o que não se...
  • 12/03/2019 - Política

    Câmara e Prefeitura: dois poderes independentes e um ideal

    Vamos fazer em 2019 um grande ano para o parlamento bageense. Na última quinta-feira, iniciamos o exercício das sessões ordinárias com muito trabalho e o êxito da participação do prefeito Divaldo Lara. Antes, porém, é importante destacar que no período de recesso contamos com a participação...
  • 26/02/2019 - Política

    A maior emoção da vida é ver a felicidade das pessoas

    Sábado e domingo, mais uma vez, com muita alegria, participei do sorteio da casa própria para 600 famílias de nossa cidade. Desta vez foram os residenciais Nossa Senhora Auxiliadora e Sagrada Família, na zona norte.
    Assim como na primeira vez, só quem vê de perto a felicidade que toma conta dos...
  • 19/02/2019 - Política

    Que o povo gaúcho decida o que é melhor para o RS

    Transformei a Sessão Representativa da Câmara de Vereadores na última quinta-feira, dia 14, em Sessão Especial para abrir o Legislativo Bageense às manifestações de sindicatos e servidores da CEEE e CRM, empresas que estão ameaçadas de privatização.
    Com a permissão do senhor e da senhora que me...
  • 12/02/2019 - Política

    Pessoas felizes com a casa própria: minha alegria maior

    Os dois anos em que estive à frente da Smasi foram de muitas alegrias, resultado do trabalho intenso de uma grande equipe. Desde o primeiro momento soube que não seria uma missão fácil de cumprir. Havia muitos problemas, Restaurante Popular e o Projeto de Economia Solidária do Km 21 abandonados...
  • 05/02/2019 - Política

    Toda a atenção às casas de acolhimento de Bagé

    Na semana passada, iniciei esta coluna aqui no Folha do Sul. O primeiro tema que abordei contou sobre o desafio inicial de assumir uma secretaria tão complexa quanto a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi). Gostei da repercussão, foi muito legal ouvir...
  • 29/01/2019 - Política

    Trabalhar o presente para contribuir com o futuro das pessoas

    Por meio deste espaço no jornal Folha do Sul cumprimento aos leitores e amigos, mas, principalmente, as pessoas que irão começar a me conhecer melhor.
    Estarei aqui todas as terças-feiras comentando sobre planos, projetos e ações em benefício de nossa cidade. Talvez, em uma ou outra...
Exibindo 1 a 10 de 10 resultados encontrados
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Que a alegria da ressurreição de Cristo encha os corações amenizando as dores que tomam o mundo em tempos de egoísmo endêmico”
MP
 
Pico da...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.