Bagé / RS, Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Esquerda Carneiro
Coluna: Política
Política

Pessoas felizes com a casa própria: minha alegria maior

Os dois anos em que estive à frente da Smasi foram de muitas alegrias, resultado do trabalho intenso de uma grande equipe. Desde o primeiro momento soube que não seria uma missão fácil de cumprir. Havia muitos problemas, Restaurante Popular e o Projeto de Economia Solidária do Km 21 abandonados são dois exemplos, entre tantos outros. Cada etapa vencida me permitia acreditar que podíamos fazer mais e melhor.
Foi assim quando resolvemos começar um projeto de moradias junto ao Governo Federal. O entusiasmo do prefeito Divaldo Lara, liderando esse processo de conquistar o máximo possível de casas para Bagé, aliado a uma grande equipe comprometida na formatação dos projetos, permitiram que em 2017 a nossa Prefeitura fosse contemplada com o maior número de habitações de uma única vez para o município, 1 164 moradias. E mais: só Bagé no Rio Grande do Sul recebeu tamanha honraria.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, a minha secretaria, que há pouco mudara do centro da cidade para funcionar na Zona Leste, no Complexo 21, tinha que administrar todo o projeto dos residenciais, manter boa relação e diálogo com as empresas de engenharia que executam as obras, realizar chamada para inscrições, verificação de registro no CadÚnico, fiscalização de documentos até o sorteio e a entrega das chaves.
Nunca pensei que a vida fosse me oferecer tamanha responsabilidade. Jamais passou pela minha cabeça que isso me daria tanta satisfação, tanta felicidade. Ver a alegria estampada no rosto de mulheres, homens, idosos, jovens e crianças quando foram contemplados com a sua casa, a casa própria, não tem preço.
Do resultado da aprovação do projeto, início das obras até o sorteio do primeiro residencial que ocorreu no Ginásio Militão, com a presença participativa do prefeito Divaldo Lara, foi um caminho percorrido com toda a dedicação de quem sabe o quanto ter uma casa é importante para quem mais precisa. E eu sei. Sou do Prado Velho. Compreendo bem o que é ter sua casa, sair do aluguel ou do favor, que, por mais que seja familiar, tira um pedaço de nossa dignidade. Nada é mais importante que ter o que é seu.
Posso viver mais 100 anos e nunca vou esquecer do momento de alegria no sorteio, momento que está marcado em minha vida para sempre como um dos melhores que tive. Quem estava lá sabe o que estou falando. Aquelas lágrimas de felicidade no rosto dos contemplados é o maior pagamento que eu posso ter na minha vida pública.
Muito obrigado a Deus, ao prefeito Divaldo Lara, e para aqueles que trabalharam comigo nesse projeto. Ainda teremos outras etapas, mais famílias serão contempladas, mas o que eu vivi já valeu por tudo.    

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
  • 19/02/2019 - Política

    Que o povo gaúcho decida o que é melhor para o RS

    Transformei a Sessão Representativa da Câmara de Vereadores na última quinta-feira, dia 14, em Sessão Especial para abrir o Legislativo Bageense às manifestações de sindicatos e servidores da CEEE e CRM, empresas que estão ameaçadas de privatização.
    Com a permissão do senhor e da senhora que me...
  • 05/02/2019 - Política

    Toda a atenção às casas de acolhimento de Bagé

    Na semana passada, iniciei esta coluna aqui no Folha do Sul. O primeiro tema que abordei contou sobre o desafio inicial de assumir uma secretaria tão complexa quanto a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi). Gostei da repercussão, foi muito legal ouvir...
  • 29/01/2019 - Política

    Trabalhar o presente para contribuir com o futuro das pessoas

    Por meio deste espaço no jornal Folha do Sul cumprimento aos leitores e amigos, mas, principalmente, as pessoas que irão começar a me conhecer melhor.
    Estarei aqui todas as terças-feiras comentando sobre planos, projetos e ações em benefício de nossa cidade. Talvez, em uma ou outra...
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ORTODONDISTA, Mário Antonio Mezzomo atendeu na clínica do edif. Carlos Brasil sábado (16). Fui ao encontro de meu particular amigo, que sempre tem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.