Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Esquerda Carneiro
Coluna: Política
Política

Toda a atenção às casas de acolhimento de Bagé

Na semana passada, iniciei esta coluna aqui no Folha do Sul. O primeiro tema que abordei contou sobre o desafio inicial de assumir uma secretaria tão complexa quanto a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi). Gostei da repercussão, foi muito legal ouvir os comentários, as pessoas gostando e incentivando a continuar. Afinal, é a minha primeira experiência com uma coluna de jornal. Estou vivendo a emoção de saber que alguém está em casa, com o jornal na mão, dedicando atenção especial para este texto, lendo o que a gente conta. Agradeço muito as oportunidades que a vida têm me proporcionado. Muito, mesmo.
Na edição de hoje, vou tratar dos cuidados da família na rede de proteção de média e alta complexidade. Mais uma vez, relato sobre o trabalho realizado à frente da Smasi, onde permaneci em 2017 e 2018.
Ao assumir a Smasi me deparei com um grande desafio: atender famílias em vulnerabilidade social. Atendimento que se encontrava muito deficitário.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) tinha 30 crianças e adolescentes, vítimas de violência, em fila de espera. A equipe técnica não era suficiente para suprir as necessidades de atendimento. Uma das primeiras providências foi a adequação do quadro de funcionários e o fim da espera para ser atendido. Além de psicólogos e assistentes sociais, incluímos na equipe um advogado com a finalidade de orientar as famílias em momentos difíceis e de extremo sofrimento.
As casas de acolhimento sempre foram uma prioridade para mim. Realizam um trabalho fundamental, de enorme importância. Assim, organizamos a equipe, monitores e técnicos perfeitamente integrados, o que nos permitiu atingir um marco histórico, dentro da legislação e graças a esse olhar: a adoção de 10 crianças no prazo de um ano e a inclusão de adolescentes (em situação de vulnerabilidade) no mercado de trabalho.
A Smasi proporcionou a mim, em especial, nesses dois anos em que lá estive, emoções indescritíveis. É um mundo todo e diferenciado que se vive ali.
Mas, continuando nosso relato sobre as casas, destaco o carinho dedicado ao albergue municipal. Ampliamos o horário de atendimento, era só noturno passou a funcionar quase por 24 horas, ampliamos as vagas de 12 para 17.
Até a próxima semana, quando continuaremos esses relatos sobre o trabalho realizado nos dois anos de Smasi, o que me proporcionou voltar à Câmara de Vereadores como presidente. Uma satisfação e orgulho imensos poder ajudar e participar com tanta intensidade da vida dos meus conterrâneos bageenses.
Até a próxima terça.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 15 resultados encontrados
  • 21/05/2019 - Política

    Assistência social é um trabalho de valor maior

    Quando chegamos à Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) tivemos por prioridade dedicar toda a atenção às entidades assistenciais de Bagé. Alguém já afirmou, com toda a razão, que sem o terceiro setor o mundo não sobreviveria. E é verdade. O serviço...
  • 14/05/2019 - Política

    Colégio Militar. Bom para Bagé, bom para o Brasil

    Esquerda Carneiro – presidente da Câmara Municipal 
     
    Desde que o ainda candidato a presidente Jair Bolsonaro anunciou a intenção de ampliar o número de colégios militares em todo o Brasil, pensei o quanto seria importante esse modelo de ensino em nosso município, a mudança que traria na...
  • 07/05/2019 - Política

    Governo e Câmara fazendo mais pelos bairros de Bagé

    Tenho destacado aqui neste espaço que o Meu Bairro Melhor é uma dos melhores projetos da gestão do prefeito Divaldo Lara. Por vários fatores, como levar os serviços da prefeitura direto nos bairros, lá onde o morador sabe o que é necessário fazer. Nesta décima primeira edição, que abrangeu São...
  • 30/04/2019 - Política

    Pavimento nos bairros é qualidade de vida

    Esquerda Carneiro – presidente da Câmara Municipal de Bagé
     
    Uma das principais prioridades da gestão municipal iniciada em janeiro de 2017 é o pavimento de ruas e avenidas da nossa cidade. Não sei se até hoje uma administração demonstrou tanta preocupação com a grave situação da...
  • 23/04/2019 - Política

    Direitos Trabalhistas na Câmara de Vereadores

    A Câmara Municipal de Vereadores de Bagé estará promovendo na próxima segunda-feira, dia 29, às 19h, uma grande Audiência Pública com o objetivo de debater os direitos trabalhistas da atualidade. Trata-se de uma iniciativa do gabinete do vereador Júlio Jardim, do MDB, proposta aceita na Comissão...
  • 16/04/2019 - Política

    O pavimento do bairro Dois Irmãos é um orgulho

    No sábado passado, estive acompanhando o prefeito Divaldo Lara na vistoria das obras de pavimentação do bairro Dois Irmãos. Foi muito bom. Mais uma vez senti orgulho de participar de uma gestão que faz por quem mais precisa. E faz mesmo, não fica na conversa. Isso é uma das coisas que os...
  • 09/04/2019 - Política

    A meta é a valorização dos servidores

    Depois de anunciar o aumento do vale-alimentação dos servidores públicos municipais na semana passada, destaca-se aqui, mais uma vez, tratar-se do maior aumento em valores percentuais já concedido, 50%, passando dos atuais R$ 12,10 para R$ 18,15. Agora, a Câmara de Vereadores deverá votar esse...
  • 02/04/2019 - Política

    Trabalhamos para reconquistar o valor dos servidores

    Neste artigo de hoje, quero, em primeiro lugar, dizer que está sendo muito bom vivenciar a experiência de poder por meio do jornal Folha do Sul fazer esta prestação de contas da minha vida pública, divulgar projetos para um futuro próximo e contar as coisas boas que estão acontecendo em Bagé. E...
  • 26/03/2019 - Política

    50 anos de história, 16 anos de promessa e dois anos de esperança

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) completou 50 anos de atividades no domingo, dia 24 de março. A programação de aniversário segue até o dia 29, quando acontece a inauguração do reservatório de água, uma obra esperada há mais tempo que os 50 anos do Daeb, com uma sessão...
  • 19/03/2019 - Política

    Melhorar o vale-alimentação é lutar pela dignidade

    A Câmara de Vereadores está otimista com o ano de 2019, já estamos no terceiro mês. Acreditamos em tempos melhores, nas boas notícias, no desenvolvimento de nossa Bagé.
    Sou um otimista por natureza. Tenho mostrado às pessoas o que o governo municipal, que apoio e faço parte, faz o que não se...
Exibindo 1 a 10 de 15 resultados encontrados
  • Página de 2
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.