Bagé / RS, Domingo, 20 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Redação Folha do Sul
Coluna: Editorial
Editorial

A Bagé que desponta em projetos fotovoltaicos

Uma rápida pesquisa no site do jornal Folha do Sul indica que este diário, desde o ano de 2013, divulga iniciativas de empreendimentos que utilizam energia solar fotovoltaica. De empresas do ramo da agricultura, passando por instituições de ensino, bem como consumidores que, passaram a utilizar a "energia limpa", para diminuir custos, percebe-se, cada vez mais, uma maior adesão a tecnologias que visam a utilização de energias renováveis.  Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com a maior potência instalada de energia solar, com 14,1%. Em primeiro está o estado de Minas Gerais, com participação de 22,1% do total produzido no Brasil.  Em relação a esse cenário positivo, em dezembro passado, a Secretaria de Minas e Energia do Estado publicou o "Atlas Solar do Rio Grande do Sul". No estudo são indicados os principais pontos com potencial para aproveitamento de energia solar. Na publicação ficou evidenciada a capacidade que a região de Bagé tem para investimentos nesse tipo de energia.  A Rainha da Fronteira, empatada com Uruguaiana, lidera no Estado, como uma das regiões com maior potencial para empreendimentos baseados em energia solar. No estudo, comprovou-se que a produtividade média estadual ao ano é de, aproximadamente, 1 445 Kilowatts a cada hora.
Já o município de Bagé registra de 1 523 kWh/kWp e alta incidência de radiação solar em oito meses do ano.  Para ressaltar a importância desse novo segmento que surge, desperta novos investimentos, em regiões como a Campanha, a Folha do Sul publica reportagem especial que apresenta uma avaliação de quem decidiu apostar em projetos fotovoltaicos em seus empreendimentos. Mais do que incremento para a economia, este segmento reforça a necessidade de uma nova percepção da sociedade atual: a busca por novas alternativas para a geração de energia.   

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 2 de 2 resultados encontrados
  • 11/01/2019 - Editorial

    Por melhores condições para a produção leiteira

    Mesmo com o tempo instável, a manhã de ontem foi de mobilização em frente à Câmara de Vereadores de Bagé. Produtores de leite do município e da região reuniram-se para um protesto pacífico, cujo objetivo é chamar a atenção de representantes governamentais, bem como da sociedade em geral, sobre...
  • 07/01/2019 - Editorial

    A longa espera pela pavimentação

    A expectativa de que, enfim, se consolide a pavimentação na ERS-473, a cada ano, parece diminuir. A rodovia é uma das importantes vias de escoamento de produção primária da região da Campanha, bem como tem um fluxo constante de condutores que se deslocam, por exemplo, a Bagé, para trabalhar,...
Exibindo 1 a 2 de 2 resultados encontrados
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.