Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Chico Botelho
Coluna: Cultura
Cultura

Nossa feira, meus heróis

Patrono da 21ª Feira do Livro de Bagé

Crédito: Divulgação/FS

A 21ª Feira do Livro de Bagé teve muitos heróis. Começarei nomeando quatro deles: Enzo, Augusto, Rute e Tamires. Estudam na escola municipal General Mallet, cujas turmas de alunos, por estímulo dos professores, escreveram coletivamente um poema em minha homenagem. Durante a Feira, os quatro pequenos vates subiram ao palco e declamaram aqueles versos de memória – sem tropeços, sem hesitações, respeitando as pausas rítmicas ao fim das linhas, dando a ênfase correta às rimas e a entonação apropriada a cada figura de linguagem. Fiquei impressionado com sua capacidade mnemônica e encantado com seu puro entusiasmo pela literatura – entusiasmo raro de se encontrar lá nas rarefeitas esferas acadêmicas e em certos círculos culturais onde a vaidade há muito substituiu o amor às musas. Ao longo daqueles cinco dias, aliás, me encontrei com centenas de crianças da rede pública de Bagé; eu as vi dançando, cantando, lançando livros; em todos os casos, me chamou atenção a alegria instintiva e quase mágica que obviamente sentiam simplesmente por participar em um evento literário. O entusiasmo encantatório desses guris e gurias me reassegurou na certeza que sempre tive: a cultura de nossa terra é poderosa e o futuro será preenchido por seus ecos. Graças a Enzo, Augusto, Rute, Tamiris e toda a gurizada que me visitou durante a Feira, estou ainda mais convicto de que José Cláudio Machado profetizava ao cantar aquelas linhas: O Sul um dia vai falar por nós – com toda a sua voz.
Voz, aliás, não faltou a dois outros heróis que conheci em nosso grande evento: os repentistas Nene Batista e Jorge Leal. Há anos tento chamar atenção, na capital do Estado, à tradição de nossos cantadores populares – cujas toadas remontam aos romances medievais que vieram da Ibéria pelas naus do Atlântico. Nene e Jorge, homens campeiros, egressos da zona rural, acostumados a fazer seus improvisos poéticos em marcações e rodeios, ornaram o palco de nossa feira com sua “Pajada dos Livros”. Ao fim do evento, vieram apertar minha mão e agradeceram, comovidos, o convite.
- É a primeira vez que a gente se apresenta num evento de cultura – disseram, com a modéstia própria de gente da campanha. Pestanejei atrás dos óculos.
- Mas, meus amigos – respondi – a cultura são vocês!
E tantos outros heróis, tantas outras heroínas conheci naqueles dias! Nada menos que heroico é urdir sustentar um evento desses, de nível internacional, em uma das regiões mais esquecidas pelas políticas públicas do país. Operaram-se milagres graças à equipe do Sesc, encarnada, para mim, nas infalíveis figuras de Liziane Mieres dos Santos e Fabiana Gasparoni, e à Secretaria de Cultura e Turismo, com sua ubíqua Anacarla Flores.
Contudo, a maior de todas as heroínas não é outra senão ela, a Rainha da Fronteira, altiva pajadora das solidões, capaz de confirmar na vastidão abstrata do pampa as palavras que Gustavo Melo Czekster escreveu no prefácio de meu novo livro, Cavalos de Cronos: “a literatura é o lugar onde moram o sonho e a esperança”.

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.