Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Adriana Lara
Coluna:

Respeito à infância e aos diretos fundamentais das crianças e adolescentes, através da integração familiar e escolar

A atual legislação brasileira por meio da Constituição Federal, dispõe no Art. 6º que são direitos sociais, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, […] a proteção à maternidade e à infância” […], (BRASIL, 1998, p.8). Além disto, complementa no Art. 205: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, que será   promovida  e  incentivada   com   a   colaboração   da   sociedade,   visando   o   pleno desenvolvimento das pessoas, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, (BRASIL, 1998, p. 149). Do mesmo  modo, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garantem estes direitos em prol do desenvolvimento da crianças e do adolescente.
É com os olhos nesta legislação e um pouco mais além de artigos e determinações legais, que o governo municipal de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional – Smed, tem se dedicado a valorizar os diferentes aspectos que permeiam o desenvolvimento das nossas crianças e jovens, desde a Educação Infantil. Com um conjunto de ações e diferentes projetos nas mais variadas áreas, temos investido nesse campo porque acreditamos e temos certeza de que o futuro que queremos começa agora. É no hoje que formamos a sociedade que queremos viver ali na frente.
Temos semeado junto às nossas comunidades escolares a união entre a escola e a família, já que ao reconhecermos os direitos essenciais mencionados acima, cremos que uma Educação plena se faz através de processos que se desenvolvem  na família, na convivência social e nos ambientes institucionais, aqui entendidos como as escolas. Compreendemos ainda que o direito da criança a um convívio saudável, seguro e rico em experiências, pode ser atingido quando criamos este elo entre a casa e a escola; o bairro e a rua; entre a família e a rede de profissionais que está diariamente em contato com a criança e o adolescente.  É justamente com esta visão que temos buscado articular, enquanto poder público, planos de ações que viabilizam propostas e políticas públicas que contemplam requisitos essenciais expressos nas leis e na Base Nacional Comum Curricular. Queremos ainda estabelecer um link norteador e correspondente aos direitos sociais e de aprendizagens desde a Educação Infantil. Portanto, o grande diferencial que temos adotado em todas as frentes de trabalho é o olhar humanizado. Esta é a essência das redes de ações, em todos os seguimentos do governo municipal, para além da Educação, como forma de respeitar os direitos fundamentais da sociedade, com respeito à coletividade em nosso dia a dia desde a infância.

Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2016. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998. _______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do  Adolescente e dá outras providências.  Brasília, 1990. Disponível em:   Acesso em: 28 de fev. 2017.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
  • 16/02/2019 -

    Volta às aulas!

    Secretária Municipal de Educação e Formação Profissional 

    Em um turbilhão de emoções, crianças e adolescentes se preparam para o retorno à escola. Para muito, a sua primeira vez, olhinhos curiosos, coração palpitante...
    Ufa! Como será? Quem estará lá? Quem serão meus colegas? Como será minha...
  • 29/12/2018 -

    Educação se faz com amor, História se faz com conquistas

    O término de um ano é sempre momento de reflexão. Olhar para trás e avaliar o que passou. Nestes dois anos à frente da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional não é diferente. Vejo hoje uma Smed renovada. Vejo desafios vencidos e também pontos a serem superados. Mas, vejo, acima...
  • 13/11/2018 -

    Valorização dos gestores na rede municipal de Educação em Bagé: um olhar atento a cada potencial

    Partindo do princípio que a Educação é a alavanca social que visa o sucesso e o futuro, a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional - Smed, busca valorizar, investir e qualificar a Educação em Bagé. Por meio destes investimentos em nossa rede, lançamos um olhar cuidadoso e...
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.