Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Gladimir Aguzzi
Coluna: Papo de Elevador
Papo de Elevador

Papo de elevador

Camelôs!
E o vereador Lelinho “Lula Livre” Lopes pediu vista do projeto dos camelôs, que foi ao plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 3. Para a maioria que ouviu falar no projeto como o de autorização para o funcionamento do Centro Popular de Compras no Calçadão, no espaço da rua General Sampaio. Engano. Na verdade, o projeto é para regulamentar a proibição de camelôs nas calçadas.
“Vista” é quando o parlamentar diz que quer examinar melhor o projeto. Alguns “juram” que o farão. Tomara que Lelinho o faça.

Sete livre já!
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bayard Paschoa Pereira, é firme ao alertar que depois da instalação dos camelôs que estavam na avenida Sete de Setembro e proximidades no Centro Popular de Compras (CPC) não será permitida a presença de outros vendedores ambulantes nas calçadas. E que não adianta insistir. Já tem até slogan: Sete Livre.

Prédio histórico, ou não
Bayard lembra que as instalações naquele trecho próximo ao Banco do Brasil são móveis e provisórias. No momento em que se conseguir outro lugar, uma casa no centro, por exemplo, as instalações sairão dali. Havia uma possibilidade no casarão ao lado do Centro Integrado de Compras (CIC), na avenida Marechal Floriano. Mas, parece que não é permitida intervenção naquele prédio. Dizem que é histórico. Talvez seja mesmo. Só que está caindo.

BB e a nova entrada
Assim que os vendedores estiverem instalados, ouvi do prefeito, o Banco do Brasil passará a entrada dos clientes para a Marechal Floriano.

Inóspito e insalubre
Algumas pessoas consideraram o local dos camelôs inadequado naquele ponto da rua General Sampaio, no Calçadão, em frente ao edifício do banco, que também é residencial. O outro local escolhido foi a Travessa Vanda Mourão, atrás do Hotel Obino, que também teve várias opiniões contrárias à ideia, inclusive do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (IPHAE) que considerou o espaço inóspito e insalubre.

Provisório
Apesar dos céticos, o secretário Bayard Paschoa reafirma que o CPC não ficará por muito tempo no espaço determinado por ser um local provisório. Ali tinha um estacionamento de motos. Aliás, a indicação para o Centro de Compras ser ali é do IPHAE, que declarou ser a única área possível. “Área de convívio, ou seja, destinada a lazer, ócio ou contemplação não pode ser reduzida sob nenhum aspecto”, é o que está no relatório do instituto.

Frases do Bayard
Por falar em Bayard, é sempre bom relembrar suas frases antológicas:
- Em Bagé ambulante não ambula. (dita lá no início dos anos 2000)
- Temos muitas iniciativas, precisamos de acabativas. (dita há menos de dois anos).

Sem fugir dos problemas
O que ninguém pode dizer é que a prefeitura tem fugido dos problemas da cidade. Inclusive problemas históricos, como este dos camelôs na frente dos comércios estabelecidos, legalizados, com imposto pago; não está fugindo dos problemas de saneamento básico e da falta de pavimento enfrentados pelas vilas e bairros da cidade; problema da iluminação pública; da falta de investimento na infraestrutura e não está fugindo da busca de uma solução para a obra da barragem (aquela que nos foi surrupiada).

Por falar em fuga...
Aliás, essa história de não fugir lembra o governo federal. Vejo a esquerda gritar, protestar, acusar, fazer o diabo com a questão das reformas, impedindo a qualquer custo tramitação ou aprovação. No entanto, em 15 anos não resolveram o problema, nem esforço fizeram. Fugiram. Só fugiram. Como um populista mequetrefe faria. E olha que estava o Lula livre para fazer e aprovar o que quisesse.

Histórias hilárias
de alguns
amigos inesquecíveis

Há cinco anos. O jornalista Mário Lopes atravessava a rua, na esquina da General Netto com a Sete de Setembro, em direção à Casa de Cultura Pedro Wayne, quando me viu e percebeu o cigarro entre os meus dedos. Gritando, perguntou e definiu meu trágico futuro:
- Tu ainda fuma? Larga esse cigarro. Isso aí vai te matar.
Pensei. “Mas o Mário fuma! Que história é essa agora?”
Então questionei:
- Tu parasse de fumar?
E ele, em plena rua, parecendo um boneco de ventríloquo se sacudindo todo, gritou feito um moralista:
- Eu? Parei. Claro, ora! No ano passado.
Mário Lopes estava com 92 anos.
Só me restou rir e a ele também.
Mário se foi em 2016. Era de 1922. Este ano, em outubro, completaria 97 anos.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 93 resultados encontrados
  • 22/06/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Assunto novo
    Na última quarta-feira, comecei a abordar neste espaço o histórico dos partidos predominantes em Bagé em determinados períodos. Parei em 2000 para continuar com o relato do domínio do PT até chegar nos tempos atuais com o PTB e comparar com o velho trabalhismo pré-1964....
  • 19/06/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    É tempo de PTB
    O PTB é o maior partido de Bagé. Em densidade, autoridade e poder. O PTB, depois de 55 anos, volta a ser o maior partido da Rainha da Fronteira.
    Antes de voltar a falar no histórico do PTB em Bagé e sua jornada até se tornar o maior de todos, quero lembrar que PDS, PDT e PT já...
  • 15/06/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A Santa Casa e a história
    Aproveito o tema de capa do Folha do Sul de ontem para contar um pouco sobre a história da Santa Casa de Caridade de Bagé, valho-me das publicações de Jorge Reis, Tarcísio Taborda, Mário Lopes, Harry Rottermund e Elizabeth Macedo de Fagundes.  A instituição Santa Casa...
  • 12/06/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Que conversa é essa?
    Circula nas redes sociais versões adulteradas das conversas “hackeadas” de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol. Li duas versões, em uma delas está escrito que “a sentença no Tribunal Regional Federal da 4ª Região já está combinada”. Também li a conversa original e, como tantos,...
  • 08/06/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    No tempo do Brasil
    Foi-se o tempo em que o Brasil parava no horário dos jogos da Seleção Brasileira. Não para mais. Talvez seja essa nossa mania de querer imitar os outros, ser grande à moda dos outros. Isso só nos apequena. Voltamos ao tempo de antes de 1958, retornamos ao nosso complexo de...
  • 01/06/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Qual Câmara?
    Contei na última quarta-feira que um amigo me perguntou qual a melhor Câmara de Vereadores que tivemos? Pergunta difícil. Em primeiro lugar porque a Câmara como a concebemos existe desde os tempos do império, foi constituída em Bagé logo após a Revolução Farroupilha, tem uma...
  • 29/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Qual a melhor Câmara?
    Outro dia um amigo me perguntou:
    - Tu que acompanhas a política de Bagé há tanto tempo, qual a melhor Câmara de Vereadores que tivemos?
    Entendi que ele estava me perguntando qual a legislatura, referindo-se a qualidade dos eleitos. Portanto, eis aí uma pergunta difícil...
  • 24/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A trajetória do PT em Bagé
    O PT de Bagé chegou à prefeitura na eleição de 2000. Até lá amargou derrotas em 1985, com Luiz Mainardi; em 1988, com Valdir Gomes; em 1992, com Mainardi, e em 1996 mais uma vez com Mainardi. Nessa trajetória concorreu sozinho, depois com PSB e mais tarde com PMDB.
  • 22/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Ingovernável sem conchavos
    Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou em redes de WhatsApp o texto de um tal Paulo Portinho, funcionário público, que, trocando em miúdos, alerta ser o Brasil ingovernável sem conchavos políticos. Isso causou um rebuliço enorme. A renúncia do...
  • 18/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Gilmar de Quadros teve uma ideia
    O jornalista colunista social Gilmar de Quadros resolveu opinar sobre o tão sonhado teatro de Bagé. E ele sugere que o prédio histórico do Clube Comercial passe para o município e seja transformado em teatro. Para isso haveria uma assembleia com os sócios, que...
Exibindo 1 a 10 de 93 resultados encontrados
  • Página de 10
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”
William Shakespeare
 
Punta & paz de espírito
Salve, salve amigos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.