Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Gladimir Aguzzi
Coluna: Papo de Elevador
Papo de Elevador

Papo de elevador

Festival de Cinema
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira já começou. Em Livramento e Rivera. Amanhã, sexta e sábado é em Bagé. Tem filme de Espanha, Moçambique/Portugal, Canadá/Uruguai, filmes brasileiros e de produção gaúcha.
A cultura de um novo olhar para o cinema é sempre interessante. Ou, como diz o jornalista Vinicius Silva, assessor de imprensa do festival, “é instigante”.

Pausa para os esquecidos
O festival de cinema é necessário para nós bageenses. Pelo intercâmbio, pelo mundo novo nas artes, pela cultura e por chamar a atenção da mídia especializada para a fronteira. Deixamos de ser os esquecidos do Brasil nesse período.

Filmes em Santa Thereza
O Centro Histórico Vila de Santa Thereza sediará as exibições dos filmes e o show de encerramento, a Urcamp é o lugar das oficinas de cinema, enquanto a Casa de Cultura Pedro Wayne promove exposição de telas com a temática “sétima arte”, debate na sexta e lançamento de dois livros da atriz Ítala Nandi.
É bom ocupar espaços. Mas a 12ª edição em 2020 merece mais integração, mais lugares ocupados com eventos do festival.

A cartinha do PT
"O antipetismo se fortaleceu com a nossa derrota no tema da corrupção e se ampliou de forma avassaladora com o PT se tornando símbolo das mazelas de um sistema político-partidário caduco, que não responde à crise da democracia representativa".
Este é um trecho da nota interna do PT escrita pelo ex-ministro de Dilma Rousseff, o prefeito de Araraquara Edinho Silva, que o jornal O Globo reproduziu.

O velho Lula livre
Edinho mexe nas entranhas de seu partido, manda parar com essa história de “Lula livre”, que, para ele, se esgotou, e prevê que a vitória de Bolsonaro na Reforma da Previdência distanciará mais ainda o PT de uma volta ao poder.
Portanto, é óbvio que a palavra de ordem forte que Edinho quer é “reforma não”. Para dizer “muda PT”.



Caduquismo da casa
Já em Bagé, o PT caduca a olhos vistos. Diz não a tudo, sem força, apenas com uns gritos esporádicos, forçado por uma súplica da militância ao seu líder maior ou por uma denúncia e outra, vazias, fruto da raiva de “não fomos nós que fizemos”. 
É lamentável.

O ferro que fere
A história é interessante. Faz com o PT o que o PT fez com outros partidos em passado recente. Esse petismo caduco, que insiste em não limpar a bandeira empoeirada, tem na Câmara um vereador perdido, ensimesmado em seu discurso pálido, enquanto seu neolíder deputado faz planos mirabolantes para enganar uma plateia sonsa que sonha tonta com uma volta apoteótica, que a história cansa de mostrar que não se repete.

Recicla já
Trocando em miúdos, o Partido dos Trabalhadores e seus satélites terão de reconstruir a casa que caiu, tijolo por tijolo, mas não com o mesmo material apodrecido. Sem reciclagem não há salvação.

A sustentabilidade Bolsonaro
O próprio Edinho Silva escreveu em sua carta que mesmo atrapalhado o governo Bolsonaro está lastreado em uma considerável sustentação social. Ou seja, o seu campo político será mantido pelo mesmo povo que o elegeu.

Uma bússola
Está visto. O PT de Bagé e seus aliados precisam urgente de uma bússola.



PT no PP
Na eleição para a nova direção do PP de Bagé pode haver influência do PT. Ouvi isso e fiquei pensando: como? Porém, conhecendo o histórico petista em influenciar outros partidos não estranhei. Afinal, quem fez terra arrasada com PDT, PP, PSB, fundou PR, inflou PCdoB, entre outras aventuras, não deve ter se livrado do vício das influências.

O Gaúcho do Parque
Finalmente, voltou à tona a ideia de transformar o Parque do Gaúcho em um parque temático. Desde que surgiu o tal parque tenho escrito sobre isso. O equívoco de não começar temático fez com que perdêssemos de montar vários cavalos encilhados, que nos dariam boas alternativas na área do Turismo.

Meu Bairro Melhor
Apesar das 1 164 moradias, dos centros de referência em saúde em cinco zonas do município, da casa de passagem em Porto Alegre e do programa de asfalto, todos bem votados numa enquete interna, o conjunto de secretários da atual gestão municipal é unânime em afirmar que o Meu Bairro Melhor é a maior ação do governo. Por quê? Faz trabalho direto no bairro, melhorando a infraestrutura, e acaba com aquela história de que político só vai na vila em período eleitoral.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 85 resultados encontrados
  • 24/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A trajetória do PT em Bagé
    O PT de Bagé chegou à prefeitura na eleição de 2000. Até lá amargou derrotas em 1985, com Luiz Mainardi; em 1988, com Valdir Gomes; em 1992, com Mainardi, e em 1996 mais uma vez com Mainardi. Nessa trajetória concorreu sozinho, depois com PSB e mais tarde com PMDB.
  • 22/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Ingovernável sem conchavos
    Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou em redes de WhatsApp o texto de um tal Paulo Portinho, funcionário público, que, trocando em miúdos, alerta ser o Brasil ingovernável sem conchavos políticos. Isso causou um rebuliço enorme. A renúncia do...
  • 18/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Gilmar de Quadros teve uma ideia
    O jornalista colunista social Gilmar de Quadros resolveu opinar sobre o tão sonhado teatro de Bagé. E ele sugere que o prédio histórico do Clube Comercial passe para o município e seja transformado em teatro. Para isso haveria uma assembleia com os sócios, que...
  • 15/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Iluminação pública
    A alternativa encontrada pela prefeitura para mudar o sistema de iluminação pública de Bagé está embasada em dois princípios: economia e garantia de segurança. Além do embelezamento da cidade, que deverá ter uma luminosidade melhor e harmônica. Mas, enquanto isso não...
  • 11/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A política e o poder
    "Não gosto de política... gosto é do poder. Política, para mim, é um meio para chegar ao poder.” Quem disse isso foi o jornalista, deputado e governador da Guanabara Carlos Lacerda, que teve seu auge nos anos 50 e 60. E é isso o que mais vejo hoje. Lamentavelmente. Quem...
  • 08/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Desvios da barragem I
    O leitor sabe qual o principal motivo de não ter recomeçado a obra da barragem ou pelo menos aberto o novo processo de licitação? Porque a prestação de contas não fecha. Ou seja, além da prefeitura ter de devolver mais de R$ 4 milhões, sem correção, ao governo federal, por...
  • 04/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Crime e castigo
    Tem político que faz um benefício para a sociedade e se acha no direito de ser perdoado por todos os pecados. Não. Não é assim que deve ser, e não é.
    Crime é crime. Benefício social é benefício social. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Benefício e confusões
    Por...
  • 01/05/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Pedro e o filme
    É sempre constrangedor manter uma coluna em jornal e forçar a barra para falar de si. No entanto, é preciso que diga algumas coisas sobre o filme “Quando a Cultura Matou Pedro Wayne”, premiado como o melhor filme na mostra regional do 11º Festival Internacional de Cinema da...
  • 27/04/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Danúbio azul, verde, vermelho...
    Sempre que volto a insistir sobre o livro definitivo de Bagé é porque coisas acontecem na cidade. Importantes coisas. Domingo passado tivemos a triste notícia da morte de Danúbio Gonçalves. Daí vem aquela certeza que não conhecemos a nossa história nas artes....
  • 19/04/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Movimentos militares na fronteira
    Ouvi o general Ramires no programa Primeira Notícia da Rádio Clube, quinta-feira, 18. Muito interessante. Entrevistado pela jornalista Giana Cunha, o general disse algo que é fundamental para compreendermos a história da fronteira sul-americana e da formação do...
Exibindo 1 a 10 de 85 resultados encontrados
  • Página de 9
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.