Bagé / RS, Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Gladimir Aguzzi
Coluna: Papo de Elevador
Papo de Elevador

Papo de elevador

Que campanha é essa, Sindilojas? Esta semana me deparei com uma campanha do Sindilojas de Bagé que é no mínimo estranha para não dizer ridícula. Na verdade, nem campanha é, são peças publicitárias avulsas. Trata-se de “não reeleja políticos para o mesmo cargo”. Como assim? O que isso quer dizer? Qual fundamento?   Amantes da democracia Em texto escrito e também dito pelo presidente da entidade no Facebook “Sindilojas Bagé”, procurei entender o significado de frases como “somos e sempre seremos amantes da democracia, afinal somos nascidos e criados na campanha gaúcha”. Pergunto: ser democrata e da campanha gaúcha, o que uma coisa tem a ver com a outra?   Tudo o que está aí Outra frase do anúncio do Sindilojas: “reeleger político para o mesmo cargo é dar apoio a tudo o que está acontecendo”. Nossa! Isso é um pérola do anedotário sindical. Quer dizer que reeleger é dar apoio a tudo? Mas eleger um federal que antes era estadual pode? Aí não é dar apoio ao que está acontecendo? Afinal, o que será que os lojistas de nossa cidade querem dizer com essa campanha?    ILUSTRAÇÃO CARETAS DO LARA, HAMM E MAINARDI. TIPO 3X4 UMA AO LADO DA OUTRA.    O que é o novo? Não recebi nenhum pedido para defender Afonso Hamm, Luís Augusto Lara ou Luiz Fernando Mainardi. Candidatos à reeleição. Porém, o Sindilojas pede para não reeleger nenhum deles. Quer o quê? Que eleja o novo? O Zoinho? O Cabo Daciolo?     Afonso Hamm e os lojistas Duvido que o Afonso Hamm, como deputado, já não tenha se prontificado para ajudar o comércio de Bagé, já não tenha aberto o gabinete em Brasília. Duvido que um lojista já não tenha lhe pedido auxílio, com todo o direito, e que não tenha sido bem atendido. Duvido que algum empresário diga que Hamm é acomodado e não trabalha. Pode não concordar com ideias, o que é diferente. Sinceramente. Estou me esforçando, mas não entendi o que há por trás da campanha do Sindilojas.    Deputados que ajudam E mais, se o Sindilojas não sabe, deputados que concorrem à reeleição estão ajudando Bagé e muito, como o próprio Hamm, mais Onix Lorenzoni, João Derli, Danrlei, Afonso Mota, José Luiz Stédile, Carlos Gomes, Cajar Nardes, Giovani Cherini, Fábio Branco, Luís Augusto Lara, entre outros. Ajudam para adquirir frota de carros para a saúde, 1 164 casas em dois núcleos habitacionais, pavimentação do anel rodoviário, desentrave da obra da barragem, na aquisição de máquinas para arrumar as estradas da produção, etc.   A lógica da incoerência Por outro lado, além de “burra”, a pretensa campanha parece incoerente. Porque se a sociedade for questionar essa lógica da renovação, o Sindilojas não serve como exemplo. Mantém o mesmo grupo diretivo há décadas.    Um pedido Espero que assim como a direção do Sindilojas divulgou anúncios que feriram os deputados de Bagé que concorrem à reeleição, não entenda esta crítica como ofensa pura e simples, mas como um pedido para que reveja seus conceitos. 
  ILUSTRAÇÃO: ANÚNCIO DO SINDILOJAS (COLOCAR MINÚSCULO)   Uma sugestão Papo de Elevador sugere ao Sindilojas que faça uma campanha para que sejam eleitos candidatos comprometidos com o desenvolvimento econômico, com menos impostos; candidatos comprometidos com a Metade Sul, com a nossa região, enfim. São tantas as possibilidades. Porque não reeleger alguém que trabalha é, no mínimo, um contrassenso.    Viado, Palhaço e Lacraia Para finalizar o tema do “novo”, este ano tem vários candidatos no Brasil que concorrem não à reeleição que o Sindilojas é contra, mas concorrem pela primeira vez. São os propalados novos. Entre esses, estão: Viado da Bike, Palhaço Lambi Sal, Papai Smurf, Lacraia, Gretche Cover, Ana Pipoca, Bacana, Homem do Caminhão... Todos novos. Talvez, até sejam bons. Difícil, mas...    A frase da semana - O Sindilojas não afrouxa é independente! (Para quem será essa frase?)        

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 58 resultados encontrados
  • 20/02/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    O confronto vem de longe
    Muitas vezes a realidade dos fatos assusta. Principalmente, quando há o confronto, feito espelho, a bater no rosto, pelas páginas de um jornal. No início do século passado, por um período de 10 anos, os editoriais do Correio do Sul e de O Dever travavam uma grande...
  • 16/02/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A oposição em 2019 e 2020
    Não espero sensatez de quem pretende na Câmara de Vereadores fazer oposição ao governo municipal este ano e no próximo. Em primeiro lugar porque sei quem estará por trás das ações dos opositores Chico Socialista e Lelinho do PT. A ordem é atacar. O plano tem até...
  • 13/02/2019 - Papo de Elevador

    PAPO DE ELEVADOR

    Um jornalista de opinião e posição
    Morreu Ricardo Boechat e com ele um pedaço enorme do jornalismo de opinião no Brasil.
    Morreu Ricado Boechat e tomara que sirva de exemplo a coragem tão necessária para quem tem que dizer e diz.
    Morreu Ricardo Boechat. Um jornalista comprometido, que...
  • 09/02/2019 - Papo de Elevador

    Papo elevador

    Manoel Machado e a semana crioula
    Outro dia ouvi o vice-prefeito Manoel Machado lamentar que a Semana Crioula Internacional de Bagé tenha perdido sua força e, por consequência, seu status de grande festa das tradições gaúchas, não apenas no Rio Grande do Sul, mas também nos países vizinhos,...
  • 06/02/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A Lei Anticrime de Bolsonaro e Moro
    Talvez o maior avanço da Lei Anticrime do governo Bolsonaro, apresentada segunda-feira, pelo ministro Sérgio Moro, seja impedir a procrastinação do processo. Uma pena deixar de ser aplicada porque um processo se arrasta por anos a fio, até a prescrição. Quem...
  • 02/02/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    O discurso do Lara
    Ouvi o discurso de posse do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara. Ouvi por meio da TV Assembleia. Quando ele disse que trocaria o discurso escrito pelo improviso, pensei:
    - Pronto. Lá vem a tentação de trocar os pés pelas mãos.
    É...
  • 30/01/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A chegada de Pimenta no reino de Mainardi
    A primeira vez que ouvi falar em Paulo Roberto Severo Pimenta foi em 2002, quando fez 900 votos em Bagé para deputado federal pelo PT. Mais que Pimenta, do mesmo partido, só Caio Ferreira e Luciana Genro. Que depois saíram do PT. Quer dizer, saíram até...
  • 26/01/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    Sem política é assim
    Quando não trato de política leio e ouço reclamações do tipo:
    - Não estou gostando mais da tua coluna no jornal, parasse de falar em política.
    - Afinal, o que houve? Andaram te assustando que parasse de criticar esses esquerdas?
    E ainda:
    - Oi, Gladimir. Tudo bom? Sou...
  • 23/01/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    O teatro e a egolatria cultural Muitas vezes nos perguntamos, como sociedade organizada, cultivada em tradições culturais, por que não temos um teatro de verdade, uma casa de espetáculos arquitetada para espetáculos de arte? O que há? O que houve? Como fomos tropeçar tanto em nossa...
  • 19/01/2019 - Papo de Elevador

    Papo de elevador

    A chuva e a fundação de Bagé Devia estar bem assim o tempo, como nos últimos dias, chuva e chuva, no mês da fundação de Bagé, julho de 1811. Os arroios cheios, transbordando, inviabilizando a viagem do Exército Pacificador de Dom Diogo de Souza que rumava para o Uruguai. Não fosse a...
Exibindo 1 a 10 de 58 resultados encontrados
  • Página de 6
Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

“Quando todos descobrirem o prazer de levantar quem está no chão, o mundo dará um grande passo no processo de regeneração previsto para este...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.