Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Coluna: Editorial
Editorial

Uma doença que não pode ser negligenciada

Na edição de hoje, o Folha Saúde aborda um tema preocupante. É que a Secretaria Estadual de Saúde está alertando para os riscos de abandono do tratamento da tuberculose. O chamado de atenção do órgão público se da em razão de dados apontarem que o Rio Grande do Sul é o quinto estado do Brasil em taxas de incidência da doença.
A médica pneumologista e coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose Carla Jarczewski, traz uma informação que  preocupa e requer reflexão. Segundo a profissional, a tuberculose se trata de um doença negligenciada – não só pelos pacientes, que acham que não existe, como por profissionais de Saúde, principalmente os que não trabalham com saúde pública. De acordo com apontamentos, no Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.  O Ministério da Saúde alerta que o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca. Por isso, é recomendado que a pessoa com tosse, por três semanas ou mais, seja investigada. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga. Carla diz que muitos acreditam que é um problema resolvido, o que, segundo ela, não é verdade. A profissional informa que são cinco mil novos casos por ano no Rio Grande do Sul. A tuberculose já foi uma das maiores vilãs do passado, porém essa doença não pode ser negligenciada no presente. Ela se torna mais grave e com maior amplitude por ser altamente contagiosa. Se não for tratada corretamente, pode matar. A data 24 de março é lembrada como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Tuberculose já foi uma das maiores vilãs no passado

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 10 resultados encontrados
  • 19/04/2019 - Editorial

    Um feriadão com significado além do descanso

    A data mais importante para os cristãos é a Páscoa. Embora o Natal, seja a data mais badalada, os cristãos alicerçam sua fé na ressurreição, que é o pilar do Cristianismo.
    Para muitos, é feriadão, portanto sinônimo de descanso e lazer, mas, para muitos, também esse período é de reflexão de...
  • 13/04/2019 - Editorial

    Um marco no combate ao crime no campo

    Neste dia 13 de abril, a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) completa um ano em que foi instalada em Bagé. A implantação desse órgão foi um marco não só para a Rainha da Fronteira como para a região. Há anos este pedaço de chão do Rio Grande do Sul é...
  • 25/03/2019 - Editorial

    Desleixo com as estradas da região

    O Brasil é um dos países que mais concentra transporte de cargas e passageiros na malha rodoviária. Enquanto países desenvolvidos investem na malha ferroviária, os subdesenvolvidos teimam em continuar utilizando as estradas para tudo.
    E para piorar os governos não dão a devida atenção para...
  • 15/03/2019 - Editorial

    Proselitismo político com massacre de Suzano

    Até quando a sociedade brasileira vai assistir inerte a politicagem exacerbada em torno de tragédias que chocam o país, como a que ocorreu com o massacre de adolescentes na quarta-feira, em uma escola em Suzano (SP). Sem piedade e sem nenhuma parcimônia, políticos usam o “palanque” mais fácil...
  • 31/01/2019 - Editorial

    Bagé faz história na Assembleia Legislativa

    Após 55 anos, um nome de Bagé volta a ocupar a cadeira principal do parlamento gaúcho. Depois de Cândido Norberto Santos, que presidiu o Legislativo, assume o comando da Casa, hoje, o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB), que vai para o sexto mandato. Ele é o 67º presidente do parlamento...
  • 18/01/2019 - Editorial

    Após a estiagem, o excesso de chuvas

    As alterações climáticas, provocadas por fenômenos como o La Niña (resfriamento anormal nas águas do oceano Pacífico, o que caracteriza em temperaturas mais frias e tempo mais seco) e o El Niño (aquecimento anormal nas águas do oceano Pacífico e aumento nas temperaturas e maior ocorrência de...
  • 17/01/2019 - Editorial

    Pequenos precisam da solidariedade dos bageenses

    Nunca é demais enaltecer o quão é importante a solidariedade. Um gesto nessa direção tem um sentido imensurável, sobretudo para quem precisa. Nos tempos atuais, imperam o individualismo e o sentimento competitivo. No entanto, como seres humanos, essas duas realidades tão presentes não podem...
  • 10/01/2019 - Editorial

    Preservar o meio ambiente e a limpeza da cidade é dever de todos

    Nos últimos dias, a cidade de Bagé tem convivido com excesso de chuva. E essa realidade torna visível outro problema que é antigo e sem solução até agora: o desleixo com o descarte irregular de lixo. Não adianta somente o poder público cumprir com suas obrigações, se os moradores da cidade não...
  • 04/01/2019 - Editorial

    Novos tempos

    O fim de 2018 foi o fechamento de um ciclo da história política do país. Foi um ano doloroso para as finanças públicas do governo do Rio Grande do Sul e, por consequência, dos municípios. Um capítulo que marcou muitas vidas, em particular a dos servidores públicos estaduais que viveram na linha...
  • 22/09/2018 -

    Coluna Social


Exibindo 1 a 10 de 10 resultados encontrados
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.