
No sexto mandato, o político mais longevo atualmente da Câmara de Vereadores, Graciano Aristimunha Pereira, 67 anos (DEM), se despediu, ontem, do Legislativo e da condição de líder do governo do prefeito Divaldo Lara (PTB). O democrata vai assumir a direção do Departamento de Água e Esgoto e Arroios de Bagé (Daeb).
Pereira dispôs de um tempo generoso, na tribuna, para fazer a despedida. Isso porque a sessão ordinária havia sido suspensa, em razão da morte da mãe de um secretário municipal.
Mas como o secretário de Assistência Social, Habitação e direitos do Idoso, Adriano Carneiro (Esquerda), foi convidado a ir ao Legislativo para fazer uma explanação sobre o sorteio dos novos residenciais que ocorre amanhã, foi realizada uma sessão especial para que ele pudesse falar. No final dessa sessão, Pereira pôde fazer a despedida, inclusive, contou com mais tempo que os 10 minutos que cada vereador dispõe para se manifestar na tribuna.
Num discurso, em que algumas ocasiões foi como se tivesse declamando um poema, o democrata agradeceu aos vereadores, nominando cada um. Além disso, contou que queria ser presidente da Câmara. “Gostaria de ser presidente dessa Casa por mais uma vez e fazer este Poder avançar mais na sua finalidade”, disse. O democrata agradeceu, de forma especial, ao prefeito e lembrou que quando Divaldo foi vereador teve todos os projetos de lei de sua autoria aprovados.
Graciano Pereira já começa a trabalhar hoje no Daeb. Ele destacou que vai conhecer primeiro todo o processo interno da autarquia. Só depois disso, vai tomar posse como diretor. Porém, adiantou que, no comando do departamento, vai priorizar as atenções muito além da água. Que vai trabalhar com afinco a questão do esgoto, coleta e tratamento.
Da Arena ao DEM
Graciano Pereira começou na política pelo PDS (antiga Arena). Depois, migrou para o extinto PFL, que se tornou o DEM. Após, se filiou ao PTB, de onde saiu para ir para o PR e, por último, retornou ao Dem. O primeiro mandato como vereador foi em 1982. Seis anos depois retornou ao Legislativo. Foi secretário nas gestões dos ex-prefeitos, Carlos Sá Azambuja (PP), Luís Simão Kalil (PP) e Dudu Colombo (PT). Coordenou o Centro Social Urbano e foi coordenador regional de Educação e adjunto.