Bagé / RS, Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Márcia Sousa
Coluna: Política
Política

Prazo para justificar ausência na eleição termina amanhã

Quem não realizar o procedimento pode sofrer penalidades
Quem não realizar o procedimento pode sofrer penalidades
Crédito: Divulgação/FS

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2018, realizado no dia 7 de outubro, têm até esta quinta-feira para regularizar a situação. O não comparecimento injustificado no dia do pleito é irregularidade punível com multa. A comprovação da quitação com as obrigações eleitorais é necessária para, por exemplo, tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário. Além disso, após três ocorrências consecutivas, a ausência às urnas acarreta o cancelamento do título eleitoral.
A justificativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira é mediante o preenchimento de formulário a ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no portal de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A segunda pode ser feita pela internet, por meio do Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE ou dos TREs.
O cidadão inscrito na zona eleitoral do exterior, ausente do seu domicílio eleitoral na data do pleito ou que não tenha votado, também necessita justificar o não comparecimento às urnas na eleição presidencial.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 1246 resultados encontrados
  • 20/02/2019 - Política

    Prefeito trata sobre barragem e voos comerciais em Brasília

    O prefeito Divaldo Lara, acompanhado do presidente do legislativo, Carlos Adriano Carneiro (Esquerda), da vereadora Elidiane Lobato e do coordenador de captação de recursos, Márcio Pestana, participou, ontem, de reuniões no Distrito Federal. Em um dos encontros, o assunto foi a barragem da...
  • 20/02/2019 - Política

    Eduardo Leite assume presidência do Codesul

    Em  abril, o governador Eduardo Leite assume o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), organismo que reúne representantes do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e de Mato Grosso do Sul. Os governadores dos quatro estados revezam a presidência,...
  • 20/02/2019 - Política

    Governador busca apoio para desestatizar empresas públicas

    O governador Eduardo Leite se reuniu com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), Joaquim Levy. Possíveis acordos de cooperação técnica para que os especialistas do banco ajudem o Estado no processo de desestatização de empresas públicas e na elaboração de...
  • 20/02/2019 - Política

    Debate em torno das privatização vai ocorrer nos municípios

    Acompanhado de representantes sindicais, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Adriano Carneiro (Esquerda), se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara. Participou da reunião, o deputado federal, Afonso Hamm (PP). O assunto foi referente a privatização de...
  • 19/02/2019 - Política

    Bate-papo com os moradores

    Para quem acompanha o mundo político despido de ranço ideológico, e que consegue ver com imparcialidade os fatos, sabe distinguir muito bem o que é verdadeiro ou não, em se tratando de atitudes. Uma das coisas mais notórias durante campanhas eleitorais, são candidatos no meio do povo, tirando...
  • 19/02/2019 - Política

    Projeto proíbe que hospitais cobrem por TV, internet e ar-condicionado

    O Projeto de Lei 286/19 proíbe os hospitais de cobrar pelo uso de equipamentos suplementares em seus leitos como televisão, internet e ar-condicionado. A proposta também veda a cobrança por parte dos planos de saúde.
    O autor do projeto, deputado Rubens Otoni (PT-GO), defende que o tratamento de...
  • 19/02/2019 - Política

    Governo foca esforços no fim da obrigatoriedade de plebiscito

    Enquanto sindicalistas e algumas lideranças políticas se articulam contra a venda de estatais gaúchas, o governo de Eduardo Leite vai centralizar esforços na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que extingue a obrigatoriedade de realização de plebiscito para a venda da Companhia...
  • 19/02/2019 - Política

    Cargos do Estado em Bagé estão indefinidos

    Há mais de um mês o atual governo gaúcho assumiu o comando do Rio Grande do Sul. Mas os cargos de coordenadorias regionais, como Educação, Saúde e de Obras, por exemplo, ainda não foram definidos, Por enquanto são apenas especulações de nomes. Outro importante cargo é da gerência geral da...
  • 18/02/2019 - Política

    Não era jalde-negro e sim o xavante

    Na edição de final de semana, a colunista se equivocou e trocou os brasões de dois clubes gaúchos.  O  secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), João Shardosin, presenteou o governador Eduardo Leite com uma tábua de carnes com o brasão do Grêmio Esportivo Brasil e não com o do Grêmio...
  • 18/02/2019 - Política

    Parlamentar quer criar Frente pelo Livre Mercado

    O deputado estadual Fábio Ostermann, do partido Novo, já conseguiu as assinaturas necessárias para propor a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Livre Mercado. De acordo com informações da assessoria de imprensa do parlamentar, o  objetivo é criar um espaço qualificado de discussão...
Exibindo 1 a 10 de 1246 resultados encontrados
  • Página de 125
Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

“Quando todos descobrirem o prazer de levantar quem está no chão, o mundo dará um grande passo no processo de regeneração previsto para este...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.