Bagé / RS, Domingo, 16 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Márcia Sousa
Coluna: Política
Política

Dobram brancos e nulos para deputado federal

Crédito: Arte: Agência Câmara

O crescimento do percentual dos que deixam de escolher um candidato a deputado ou deputada ou uma legenda caminha na contramão da legislação que transfere aos eleitores a oportunidade de indicar, em 2018, quais partidos terão mais recursos financeiros no próximo pleito
O percentual de eleitores aptos que deixa de escolher um nome ou uma legenda para representá-lo na Câmara dos Deputados vem aumentando. De acordo com a Agência Câmara Notícias, em 2002, dos eleitores que compareceram às urnas, a soma dos votos em branco e dos nulos foi de 8%. Em 2014, chegou a 15%, quase o dobro.
“Votar branco ou nulo significa invalidar o voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos, eles simplesmente são votos inválidos”, diz o consultor legislativo da Câmara, Roberto Pontes. “Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral”,analisa.
Quando se considera ainda a abstenção geral das últimas quatro eleições, tudo somado indica que, em 2002, praticamente um em cada quatro eleitores aptos deixou de expressar, nas urnas eletrônicas, a sua representação na Câmara – seja por meio da escolha nominal de candidato ou candidata, seja por meio do voto em legenda. Em 2014, um em cada três eleitores aptos adotou essa posição.

Fundo Partidário
Na contramão da tendência do eleitorado, em 2018 a disputa para a Câmara dos Deputados ganha importância para os partidos, porque, a partir do ano que vem, eles poderão perder o direito de receber recursos do Fundo Partidário e o acesso ao horário gratuito de rádio e TV caso não atinjam as determinações da chamada cláusula de desempenho.
De acordo com a emenda constitucional 97, para garantir os recursos e o tempo de propaganda gratuita, os partidos deverão ter, no mínimo, 1,5% dos votos válidos para a Câmara na eleição deste ano. Os votos devem estar distribuídos em, pelo menos, nove unidades federativas diferentes (estados e Distrito Federal), e com o mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma.
Neste ano, 35 partidos disputarão as vagas para a Câmara dos Deputados. Em 2014, foram 32, dos quais quatro não conseguiram eleger nenhum parlamentar. De acordo com a Agência Câmara Notícias, se os atuais critérios estivessem em vigor naquela época, 14 partidos teriam ficado de fora da distribuição dos recursos.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 1632 resultados encontrados
  • 15/06/2019 - Política

    Quando se perde o respeito, a batalha está perdida

    O filósofo e escritor italiano, Nicolau Maquiavel chama atenção em sua mais famosa obra O Príncipe - para os jogos de interesses na política que nada mais é que um mosaico escorregadio, onde grupos sectários têm como horizonte único o viés ideológico partidário. Para eles, a palavra de ordem é o...
  • 15/06/2019 - Política

    Dezessete projetos de lei estão em pauta nas extraordinárias

    A partir das 8h15min de segunda-feira, os vereadores começam a apreciar 17 projetos de lei em cinco sessões extraordinárias. O que trata sobre a criação do Centro Popular de Compras, destinado aos vendedores ambulantes está fora do pacote. O de autoria do líder do governo, vereador Graziane Lara...
  • 15/06/2019 - Política

    Homenagem para o decano do rádio

    O radialista e colunista do jornal Folha do Sul, Edgar Abip Muza, 77 anos, recebeu homenagem na Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira. Familiares, amigos e colegas de rádio marcaram presença, além de carnavalescos. O grupo de samba Mesa de Bar abrilhantou o evento. A homenagem foi...
  • 14/06/2019 - Política

    Lara garante apoio a prefeitos da região

    O presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), recebeu no parlamento gaúcho, os prefeitos Adriano Castro dos Santos (PT), de Candiota, e Savio Prestes (PDT), de Lavras do Sul. Na ocasião, eles trataram sobre investimentos na região e melhorias em infraestrutura.
    Lara afirmou...
  • 14/06/2019 - Política

    Secretário solicita recursos para abrigos de ônibus

    O secretário municipal de Segurança e Mobilidade de Bagé, Luís Diego Soares, se reuniu com a deputada estadual Franciane Bayer, e o assessor da deputada Federal, Liziane Bayer (ambas do PSB), Luiz Noé. Na ocasião, ele solicitou emenda parlamentar a Liziane – recurso para ser aplicado em abrigos...
  • 14/06/2019 - Política

    Convenção municipal do PTB acontece hoje

    Nesta sexta-feira, a partir das 19h, acontece a convenção municipal do PTB, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, ocorre a eleição do novo diretório municipal do partido. A posse do novo comando da sigla acontece durante o evento no Legislativo. Na convenção, também serão apresentados os novos...
  • 13/06/2019 - Política

    Apoio ao projeto de Bagé

    O assessor do deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), coronel Alexandre Aragon, visitou o prefeito em exercício, Manoel Machado, na manhã de ontem. O objetivo foi formalizar apoio ao projeto de instalação das escolas cívico- militares no município. Ele havia participado da...
  • 13/06/2019 - Política

    Legislativo sedia audiência sobre escolas cívico-militares

    Na terça-feira à noite, foi apresentado em uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, o projeto das escolas cívico-militares em Bagé. A previsão é que a nova modalidade de ensino comece no segundo semestre deste ano, nas escolas São Pedro e João Severiano.
    Políticos, autoridades civis e...
  • 13/06/2019 - Política

    Estados e municípios podem ficar fora da reforma da Previdência

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que estados e municípios devem ficar de fora do relatório da reforma da Previdência (PEC 6/19), cuja apresentação está prevista para hoje), mas poderão ser reincluídos se houver acordo com os governadores sobre o texto.
  • 12/06/2019 - Política

    Prefeito participa de evento sobre reforma da Previdência em Brasília

    O prefeito Divaldo Lara participou, ontem, em Brasília de um encontro que tratou sobre a reforma da Previdência. O evento contou com a participação do governador, Eduardo Leite, deputados e senadores da bancada federal gaúcha. Foi renovado o pedido de apoio à permanência de estados e municípios...
Exibindo 1 a 10 de 1632 resultados encontrados
  • Página de 164
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.