Bagé / RS, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Márcia Sousa
Coluna: Política
Política

Dobram brancos e nulos para deputado federal

Crédito: Arte: Agência Câmara

O crescimento do percentual dos que deixam de escolher um candidato a deputado ou deputada ou uma legenda caminha na contramão da legislação que transfere aos eleitores a oportunidade de indicar, em 2018, quais partidos terão mais recursos financeiros no próximo pleito
O percentual de eleitores aptos que deixa de escolher um nome ou uma legenda para representá-lo na Câmara dos Deputados vem aumentando. De acordo com a Agência Câmara Notícias, em 2002, dos eleitores que compareceram às urnas, a soma dos votos em branco e dos nulos foi de 8%. Em 2014, chegou a 15%, quase o dobro.
“Votar branco ou nulo significa invalidar o voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos, eles simplesmente são votos inválidos”, diz o consultor legislativo da Câmara, Roberto Pontes. “Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral”,analisa.
Quando se considera ainda a abstenção geral das últimas quatro eleições, tudo somado indica que, em 2002, praticamente um em cada quatro eleitores aptos deixou de expressar, nas urnas eletrônicas, a sua representação na Câmara – seja por meio da escolha nominal de candidato ou candidata, seja por meio do voto em legenda. Em 2014, um em cada três eleitores aptos adotou essa posição.

Fundo Partidário
Na contramão da tendência do eleitorado, em 2018 a disputa para a Câmara dos Deputados ganha importância para os partidos, porque, a partir do ano que vem, eles poderão perder o direito de receber recursos do Fundo Partidário e o acesso ao horário gratuito de rádio e TV caso não atinjam as determinações da chamada cláusula de desempenho.
De acordo com a emenda constitucional 97, para garantir os recursos e o tempo de propaganda gratuita, os partidos deverão ter, no mínimo, 1,5% dos votos válidos para a Câmara na eleição deste ano. Os votos devem estar distribuídos em, pelo menos, nove unidades federativas diferentes (estados e Distrito Federal), e com o mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma.
Neste ano, 35 partidos disputarão as vagas para a Câmara dos Deputados. Em 2014, foram 32, dos quais quatro não conseguiram eleger nenhum parlamentar. De acordo com a Agência Câmara Notícias, se os atuais critérios estivessem em vigor naquela época, 14 partidos teriam ficado de fora da distribuição dos recursos.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 1020 resultados encontrados
  • 11/12/2018 - Política

    Bocão: “O serviço nunca me assustou”

    Entre lágrimas e voz embargada, o vereador campeão de votos na eleição de 2016, Ramão Bogado – Bocão (PTB) se despediu do Legislativo para assumir o comando da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso.
    Na tribuna, onde inovou com um estilo todo peculiar, como, por...
  • 11/12/2018 - Política

    Comissão aprova dedução no IR das despesas de idosos de baixa renda com remédios

    A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei, do Senado, que pretende ampliar, para as pessoas de baixa renda, as possibilidades de dedução no Imposto de Renda da Pessoa Física das despesas com Saúde, inclusive, com remédios,...
  • 11/12/2018 - Política

    Bancada do MDB se fortalece no Legislativo

    A entrada de Elidiane Lobato no Legislativo fortalece a bancada do MDB, que passa a ter dois vereadores, a exemplo do PP e do PT. Com a dança das cadeiras, vai mudar a composição das comissões permanentes da Casa e, desta forma, o cenário para o próximo ano vai ser diferente.
    Com dois assentos...
  • 11/12/2018 - Política

    Elidiane Lobato: “Vou ajudar construir pontes”

    No momento em que entregou a documentação ao presidente do Legislativo, Edimar Fagundes (PRB), as mãos da mais jovem vereadora da Casa, Elidiane Lobato (MDB) tremeram. O nervosismo persistiu durante o juramento de posse e só cedeu na hora que ela ocupou a tribuna para fazer o primeiro...
  • 11/12/2018 - Política

    Grazine Lara é o novo líder do governo

    O segundo vereador mais votado na eleição de 2016, Graziane Lara, 35 anos (PTB), é o novo líder do governo do prefeito Divaldo Lara, no Legislativo. O petebista assume o cargo antes ocupado pelo vereador, Graciano Pereira (DEM), que assumiu a direção do Departamento de Água, Esgoto e Arroios de...
  • 10/12/2018 - Política

    Esquerda retorna para Câmara e Bocão assume secretaria

    Na edição do dia 6 de dezembro, a coluna adiantou, em primeira mão, que haveria troca no primeiro escalão do governo do prefeito Divaldo Lara (PTB) e mudança na composição da Câmara de Vereadores.
    O prefeito confirmou as mudanças, no sábado, durante o sorteio dos novos residenciais, no ginásio...
  • 10/12/2018 - Política

    Elidiane Lobato toma posse hoje

    A partir desta segunda-feira, a bancada do MDB se iguala ao PP e ao PT em número de vereadores – cada um tem dois no Legislativo. A professora de dança, Elidiane Lobato, 25 anos, assume a vaga de Graciano Aristimunha Pereira (DEM), que deixou a Casa para assumir a direção do Departamento de...
  • 10/12/2018 - Política

    CPI dos Maus-tratos encerra trabalhos com propostas polêmicas

    Após cerca de um ano e meio de trabalho sem pedir indiciamentos e nem prisões, mas com um pacote com 33 sugestões de projetos de lei que endurecem o combate aos maus-tratos, especialmente a crianças e adolescentes, a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-tratos, comandada pelo senador Magno...
  • 08/12/2018 - Política

    Senado vota projetos em defesa dos animais

    Já está incluída na ordem do dia do Senado, da próxima terça-feira, com regime de urgência, a votação de projetos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e do deputado federal  Ricardo Izar (PP-SP), que modificam a legislação brasileira, visando dar maior proteção  aos animais.
    As duas...
  • 08/12/2018 - Política

    Instalação dos free shops é tema de debate

    A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira da Assembleia Legislativa, realizaram, ontem, seminário sobre a  Instalações de free shops em cidades gêmeas de fronteira.
    Durante...
Exibindo 1 a 10 de 1020 resultados encontrados
  • Página de 102
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

RADIALISTA João Roberto Vasconcellos (leia-se  rádio Upacaraí – Dom Pedrito) promete presença na homenagem que o Imba fará ao “decano”dos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.