
O vereador Júlio Jardim (MDB) tem como bandeira, no Legislativo, a defesa e a luta pela segurança pública. Além da atividade parlamentar, o emedebista se dedica como voluntário a ministrar palestras em escolas da região. O foco é a prevenção das drogas e a relação desse mal com o presídio.
Antes de concorrer na eleição de 2016, Jardim foi diretor do Presídio Regional de Bagé. A partir do que viu e vivenciou na casa de detenção, resolveu alertar estudantes sobre as armadilhas da droga e, como consequência disso, a prisão.
O vereador contou que em torno de 90% dos presos tem idade entre 18 a 25 anos e todos os casos possuem relação direta com o tráfico de drogas.
Jardim disse que, além do foco na prevenção, o objetivo das palestras é mostrar o que ocorre com o preso dentro da casa de detenção, as humilhações que ele sofre como dormir no chão e enfrentar superlotação na cela. “Isso é o que o sistema oferece”, salienta o emedebista.
O vereador relatou que as palestras são interativas com alunos e professores, que, entre outras coisas, querem saber como entram celulares no presídio.