Bagé / RS, Sábado, 23 de Maro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Vinicius Assumpção
Coluna:
Perfil: l

Liderança para o Desenvolvimento Regional

O sucesso não depende apenas da sua capacidade, vários fatores são determinantes, como por exemplo o ambiente que você escolhe para empreender. Numa região como a nossa, fica ainda mais difícil ter acesso a determinadas vantagens, e para enfrentar isso é preciso união e organização.
Em 2015 fui convidado a participar do Progama Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. Lembro que, naquela manhã ensolarada, na Pousada do Sobrado, reuniram-se várias lideranças, e, em cada uma delas, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor . Estes foram estimulados a elencar as prioridades locais para, juntos, construírem um plano de desenvolvimento regional. Toda essa caminhada foi orientada pela metodologia desenvolvida pelo Sebrae e com duas figuras que gostaria de citar: Augusto Portugal e Inocêncio Magela que, por sinal, conduziram os encontros de forma única e inesquecível.
A integração dessas lideranças é com um objetivo claro: a construção de uma agenda positiva de desenvolvimento, considerando uma visão de futuro construída de forma conjunta com a sociedade; é possível tornar nossa terra mais competitiva, e, por consequência, impulsionar o seu desenvolvimento.
Foram definidos eixos temáticos para dar andamento no que definimos nos encontros: agronegócio; educação; energia e turismo.
Hoje vamos falar de turismo e estaremos recebendo, aqui em Bagé, várias lideranças para apresentar os resultados da pesquisa: "Oportunidades para o turismo no Pampa Gaúcho", que foi realizada pelo instituto de pesquisas de mercado da Unisinos, a partir das 16h, no espaço Aquarela. Somos carentes de dados confiáveis, mas com um trabalho como este, vamos conseguir atrair os olhares para nossa região.
Um governo ou propriamente um modelo de governança evolui quando conseguimos alinhar os pensamentos, planos e ações - fica mais provável ter sucesso. Essa sintonia é excelente, pois o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, que por sinal é 100% ligado na questão prática do assunto, apoia e estimula o  trabalho dedicado a políticas públicas de desenvolvimento. Hoje, tenho a oportunidade de ocupar um cargo público, que tem tudo a ver com o que estamos falando, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SDI - comandada pelo competente Bayard Paschoa Pereira. Atuo como diretor de Indústria Comércio e Serviços do município, Optamos em falar menos e fazer mais; sabemos da importância que uma atuação coesa e integrada das lideranças locais é prioridade, Visando lideranças mais empreendedoras, em busca, sempre, de um consenso da visão de onde chegar e sempre focado na gestão: medir, corrigir e melhorar.



Comente essa notícia
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
  • 04/10/2017 -

    Qualificar para sobreviver

    Quando começo a falar em sobreviver na crise, alguns dizem que estou exagerando, mas, se observarmos aqueles que estão mais confortáveis, vamos perceber que, certamente, viveram o momento bom com menos, gastaram apenas o suficiente, investiram na hora certa e qualificaram seus negócios.
    Minha...
  • 13/09/2017 -

    Velocidade com qualidade

    No meio empreendedor, digo empreendedor, não somente empresarial, vemos muitas deficiências quando falamos em velocidade com qualidade, seja qualidade na prospecção de novos negócios ou mesmo na hora de receber ou dar um feedback, ainda estamos bem atrás.
    Grandes marcas usam ferramentas...
  • 06/09/2017 -

    Empreendedor

    Bacharelando em Gestão Pública

    A partir de hoje terei a oportunidade de expressar minhas convicções através de um veículo de comunicação importante para a região. Aqui estarei escrevendo sobre aquilo que, desde meus 17 anos mais fiz: empreender. Nos últimos anos venho defendendo aqueles que...
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
Clique TV
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Assista também:
Carnaval| Café com a Redação
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

LEMBRAM quando comentei aquele evento gastronômico musical do consulado do Uruguai no Imba, nos anos 90? Naquela época, a cônsul era Suzana...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.