Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Vinicius Silva
Coluna:

Cada vez melhor

The Americans: ou seria The Russians?
The Americans: ou seria The Russians?
Crédito: Reprodução/FS

Um dos temas que mais renderam produções para a TV e o cinema é a espionagem. Filmes sérios e farofadas completas foram produzidas às pencas nas últimas décadas, retratando uma das profissões mais glamurizadas e fascinantes da humanidade. Dito isto, esse texto é sobre The Americans, série que consegue ser, ao mesmo tempo, um ótimo thriller de ação, um drama familiar denso e um excelente exemplo de TV de qualidade, visto que o nível técnico, a narrativa e a encenação do drama são de alto nível.

Em 1981, conhecemos o casal Elizabeth (Keri Russel) e Philip Jennings (Matthew Rhys), pacato casal (só que não) de agentes de viagem que mora, com os dois filhos, em um subúrbio classe média de Washington. A verdade, porém, é que os dois são espiões russos, que vivem há décadas nos Estados Unidos disfarçados. O casamento, os filhos, o emprego... tudo faz parte do disfarce para a execução e coleta de informações a serviço da grande mãe Rússia.
A rotina do casal é alterada pela chegada do vizinho Stan, agente do FBI que se muda para a cidade, justamente, para trabalhar no departamento responsável pela investigação das atividades soviéticas no país. Essa premissa é apenas o começo para uma série de acontecimentos e conflitos bastante densos, desenvolvidos com grande habilidade pelos roteiristas.

A série tem diversos méritos. O primeiro é retratar a vida desse casal invertido: em vez de duas pessoas que se conhecem, se apaixonam e casam, temos dois jovens que não se conhecem e se casam, têm filhos e, só depois de muito tempo, se apaixonam. Além disso, os conflitos e as tentações morais e o choque de ideias dos personagens são retratados muito bem, dando um peso dramático ainda maior às cenas de ação, desenvolvidas sem pressa e deixando o melhor para o final das temporadas, como outras séries de drama fizeram muito bem (vide Breaking Bad ou Boardwalk Empire, por exemplo). Além dos personagens principais, há uma série de coadjuvantes ótimos e que são profundamente atingidos pelas ações dos personagens principais, mantendo o roteiro sempre bem amarrado e empolgante, além das atuações elogiáveis.

Por fim, a série não se preocupa em tratar os personagens como "mocinho" ou "bandido", mas sim, retratar os dilemas sérios de pessoas que vão ferir, matar ou trair em nome de um bem maior, tudo isso situado no período de reaquecimento da paranoia comunista nos Estados Unidos. Paranoia, trama inteligente, jogo político e tensão no ar. Essa é a receita para The Americans, uma das melhores e mais realistas séries da televisão americana.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 5 de 5 resultados encontrados
  • 09/12/2017 -

    A ilusão do controle

    De certa forma, tenho tentado manter esse espaço como uma manifestação das novidades da TV. Obviamente, sou lento e relapso demais para obter êxito, mas, volta e meia surge alguma coisa realmente boa e eu consigo acompanhar. Essa série nem é desse ano - o lançamento aconteceu em 2015 - e, por...
  • 11/11/2017 -

    Papo cabeça

    Não sei se é comigo, mas sempre que a expressão "baseado em fatos reais" aparece no começo de algum filme/série, meu nível de interesse sobe consideravelmente. E, por mais que a realidade seja, muitas vezes, mais maluca que a ficção, sei que existem liberdades criativas necessárias para manter a...
  • 14/10/2017 -

    O que é ser normal?

    Como falar de um assunto delicado sem causar polêmica? Pois a criadora de How I Met Your Mother parece ter encontrado a medida em Atypical, uma das boas surpresas de 2017.
    A história gira em torno de Sam Garner. Ele acaba de completar 18 anos e está vivendo o auge das curiosidades e descobertas...
  • 16/09/2017 -

    Medo e opressão

    Muito mais que entretenimento, o cinema, como expressão artística, propõe reflexão. Acompanhando essa tendência, muitas séries de televisão vêm trazendo à tona assuntos densos das mais diversas formas, sejam elas diretas ou alegóricas. Entre as várias produções que assisti esse ano, uma das mais...
  • 02/09/2017 -

    A revolução tem nome

    Quem, assim como eu, já passou dos 30, cresceu em um mundo mais ou menos assim: música se ouvia no rádio e a televisão tinha a imensa variedade de três canais (bom mesmo só um), com uma programação diretamente afetada pelos anos 1980 - a década do exagero. Então, meio que valia tudo (sem...
Exibindo 1 a 5 de 5 resultados encontrados
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.