Bagé / RS, Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Edegar Pretto
Coluna: Opinião
Opinião

Igualdade entre homens e mulheres, nosso grande desafio

Presidente da Assembleia Legislativa

Passado quase um século desde que foi instituído o Dia Internacional da Mulher, a luta pela questão de gênero ainda é caracterizada por reivindicações relacionadas à dignidade no trabalho e equiparação salarial, somadas a tantas outras, como promover a autonomia, participação política e garantir o direito a uma vida sem violência.
Enquanto Assembleia Legislativa, estamos desafiados a assumir causas merecedoras de grandes debates, a dialogar e contribuir na busca de alternativas para superação dos problemas que afetam nossa sociedade, e a equidade de gênero se coloca como pauta prioritária.
De acordo com o IBGE, as mulheres totalizam 51,3% da população, e são 52% do eleitorado no país. A Pesquisa Nacional por Domicílio de 2012 aponta que elas estudam mais, são maioria nas universidades e ocupam 41,9% dos postos de trabalho, sendo as responsáveis financeiras de 38% das famílias. No RS, trabalham na mesma atividade que os homens, porém, com uma diferença salarial de até 30%. No país, essa diferença é de 23%.
Em pleno século 21, temos mulheres sendo tratadas como objeto, violentadas e mortas. A maioria dentro de suas casas, vítimas do machismo. Segundo a ONU Mulheres, uma a cada três meninas sofrerá algum tipo de violência ao longo de sua vida.
O Brasil já avançou muito. As gaúchas deixaram sua marca nas maiores conquistas e construções de direitos. Vivenciamos, na história recente do RS, um exemplo de como o investimento nas políticas de gênero pode apresentar grandes resultados. A criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e a implementação da Rede Lilás garantiram ao RS a condição de ser um dos únicos estados a cumprir integralmente a Lei Maria da Penha.
Este parlamento teve a primeira mulher presidente nos seus 180 anos, sendo ela também a primeira do Brasil. Foi pioneiro na criação da Procuradoria da Mulher. Além disso, foi a primeira Casa Legislativa do país a aderir ao Movimento Mundial Eles por Elas (HeForShe), da ONU, tornando-se promotora de iniciativas voltadas à temática, em reconhecimento ao trabalho da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Mas isso não é suficiente.
Que este mês de março seja de comemoração dos direitos adquiridos, mas, acima de tudo, que consigamos fortalecer e estimular ainda mais essas mulheres a seguirem na caminhada. Estaremos juntos, em defesa dos direitos iguais para todos e todas.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

"Quando acordar, respire e agradeça por estar vivo. É mais um dia que começa, inteirinho de presente para você. Lave o rosto e sinta a leveza da...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.