Bagé / RS, Domingo, 19 de Agosto de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Sá Monmany: uma referência em saúde

A Câmara de Vereadores é um símbolo da democracia, afinal, todos nós que estamos ali fomos escolhidos pelas pessoas. E na nossa gestão prezamos muito pela pluralidade de ideias, de manifestações, seja de membros da comunidade bageense ou dos vereadores que os representam. Em várias oportunidades, o Posto de Saúde Sá Monmany foi pauta na nossa tribuna.
A gestão democrática é feita com a contribuição de todos. E essa pauta se tornou realidade na última semana. O antigo posto de saúde se tornou o Centro de Referência Eduardo Sá Monmany. Toda a população da região do bairro Getúlio Vargas agora têm um espaço especial para cuidar da sua saúde.
Eu acompanhei de perto os primeiros atendimentos, ontem pela manhã, quando visitei o centro de referência em funcionamento. E afirmo com propriedade: é mais que uma referência, é um modelo de como cuidar da saúde das pessoas. Desde o atendimento carinhoso dos servidores da saúde com os pacientes até a estrutura impecável.
São 203m² para enfermaria, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, clínica geral, odontologia, fisioterapia, farmácia, sala de vacinação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Primeira Infância Melhor, exames (raios-X odontológico, eletrocardiograma) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tudo organizado e reestruturado com muito capricho. Quando foi fechado, o então posto tinha vários problemas de infiltração e poucos profissionais para dar conta de uma demanda enorme, entre outros problemas.
A estimativa é que 12 mil habitantes sejam beneficiados com esse que é o quinto centro de referência em saúde inaugurado desde janeiro de 2017. Como diversos serviços estão concentrados ali, os pacientes não precisam mais se deslocar até o centro da cidade, por exemplo, para buscar medicamentos. Está tudo ao alcance, perto de casa.
Particularmente, fico muito satisfeito em ver que o Executivo está preocupado em atender as demandas da comunidade como um todo, em especial as que chegam aos debates do Legislativo. Acredito que muitas outras demandas expostas na tribuna da Casa do Povo serão atendidas. É o ideal da democracia, que citei acima, e, sobretudo, o que a população espera de nós enquanto seus representantes.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 71 resultados encontrados
  • 14/08/2018 - Opinião

    Boa sorte, amigo!

    O Exército tem um importante papel sendo desenvolvido em Bagé, por meio das cinco frentes de ação na cidade. Os militares realizam ações de fiscalização, de solidariedade – quando levam serviços às comunidades que passam por necessidades, de saúde e de apoio a outras instituições de segurança....
  • 07/08/2018 - Opinião

    Onde as diferenças não são obstáculos

    A Associação Bageense das Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef) obteve uma grande conquista na última semana: um espaço próprio para promover a integração entre os associados. Agora, a sede fica junto à Biblioteca Pública, num local com acessibilidade e público. Eu conheço o trabalho...
  • 31/07/2018 - Opinião

    A união faz a força

    Bagé faz parte do programa Criança Feliz, do governo federal. Eu participei do lançamento, no dia 27, na Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), e gostei muito de ver a forma como vai ser executado. A melhoria na vida das crianças vai ser proporcionada por meio...
  • 24/07/2018 - Opinião

    Bagé vive mais uma semana histórica

    Por muito tempo ouvi o povo dizer: “Eu vou morrer e não vou ver esse Anel Rodoviário pronto”. A comunidade já estava desacreditada devido a uma sequência de administrações inoperantes, que não deram a atenção necessária para essa obra essencial para todos os bageenses. Mas essa semana é...
  • 17/07/2018 - Opinião

    Um convite aos bageenses

    A Câmara de Vereadores de Bagé realiza, hoje, a partir das 19h, uma sessão solene em homenagem aos 207 anos de nossa querida Bagé. A proposta é da mesa diretora da casa, composta por mim e os vereadores Antenor Teixeira, Graciano Aristimunha e Graziane Lara. Porém, essa homenagem é realizada por...
  • 10/07/2018 - Opinião

    Bagé, cidade de progresso e realizações

    Bagé vive um momento de progresso e inovações. Há tempos não víamos tanto cuidado com a cidade, tanta atenção com o que é do povo. Diariamente, vemos no noticiário as boas novas chegando à Rainha da Fronteira.
    Há alguns dias, por exemplo, um dos ícones turísticos da nossa cidade foi entregue...
  • 03/07/2018 - Opinião

    Parabéns à rainha

    O dia 17 de julho marca os 207 anos de Bagé. E eu me considero uma pessoa de sorte por estar aqui, estabilizado pela segunda vez. Sim, porque em 1996 Bagé abriu suas portas para mim. Foi meu lar, minha expectativa, meu trabalho e minha paixão. Em 2011, tive o prazer de voltar para cá, com minha...
  • 26/06/2018 - Opinião

    Um grande trabalho de valor incalculável

    Ver uma ação que realmente deu certo dá muito orgulho na gente. Eu vivi essa sensação no último final de semana, quando conversei com pessoas que moram há 20, 30 anos, no bairro Madezzati. Várias delas me contaram que viram, pela primeira vez, tanto trabalho sendo desenvolvido lá ao mesmo tempo....
  • 19/06/2018 - Opinião

    Um olhar atento para os idosos

    O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é 15 de junho. Nessa data eu fui ao Centro do Idoso, onde acompanhei o trabalho desenvolvido naquele espaço, o que me encheu de alegria. Ver as vovós e os vovôs se dedicando as tantas atividades disponíveis é a prova de que o...
  • 12/06/2018 - Opinião

    Casa de acolhimento: um gesto de empatia com os pacientes

    Mais uma vez, o governo municipal de Bagé faz história. Na semana passada, o prefeito Divaldo Lara e os secretários Esquerda Carneiro e Mário Mena Kalil demonstraram toda sua sensibilidade com as pessoas que precisam ir até Porto Alegre para tratamentos de saúde: inauguraram uma casa de...
Exibindo 1 a 10 de 71 resultados encontrados
  • Página de 8
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ALGUÉM me perguntou: “Gilmar, vais participar da campanha política que está começando?” Respondi que sim. Porém, dentro dos meus parâmetros...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.