Bagé / RS, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Sá Monmany: uma referência em saúde

A Câmara de Vereadores é um símbolo da democracia, afinal, todos nós que estamos ali fomos escolhidos pelas pessoas. E na nossa gestão prezamos muito pela pluralidade de ideias, de manifestações, seja de membros da comunidade bageense ou dos vereadores que os representam. Em várias oportunidades, o Posto de Saúde Sá Monmany foi pauta na nossa tribuna.
A gestão democrática é feita com a contribuição de todos. E essa pauta se tornou realidade na última semana. O antigo posto de saúde se tornou o Centro de Referência Eduardo Sá Monmany. Toda a população da região do bairro Getúlio Vargas agora têm um espaço especial para cuidar da sua saúde.
Eu acompanhei de perto os primeiros atendimentos, ontem pela manhã, quando visitei o centro de referência em funcionamento. E afirmo com propriedade: é mais que uma referência, é um modelo de como cuidar da saúde das pessoas. Desde o atendimento carinhoso dos servidores da saúde com os pacientes até a estrutura impecável.
São 203m² para enfermaria, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, clínica geral, odontologia, fisioterapia, farmácia, sala de vacinação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Primeira Infância Melhor, exames (raios-X odontológico, eletrocardiograma) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tudo organizado e reestruturado com muito capricho. Quando foi fechado, o então posto tinha vários problemas de infiltração e poucos profissionais para dar conta de uma demanda enorme, entre outros problemas.
A estimativa é que 12 mil habitantes sejam beneficiados com esse que é o quinto centro de referência em saúde inaugurado desde janeiro de 2017. Como diversos serviços estão concentrados ali, os pacientes não precisam mais se deslocar até o centro da cidade, por exemplo, para buscar medicamentos. Está tudo ao alcance, perto de casa.
Particularmente, fico muito satisfeito em ver que o Executivo está preocupado em atender as demandas da comunidade como um todo, em especial as que chegam aos debates do Legislativo. Acredito que muitas outras demandas expostas na tribuna da Casa do Povo serão atendidas. É o ideal da democracia, que citei acima, e, sobretudo, o que a população espera de nós enquanto seus representantes.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 80 resultados encontrados
  • 16/10/2018 - Opinião

    Dia do Professor: uma homenagem àqueles que ensinam

    O dia 15 de outubro é dedicado aos professores. E não poderia deixar de homenagear esses profissionais que merecem todo nosso respeito, carinho e admiração. São eles que, diariamente, transmitem seus conhecimentos e experiências, contribuindo com o desenvolvimento da educação e do conhecimento...
  • 09/10/2018 - Opinião

    O exercício da democracia

    Poder votar, contribuir com a escolha de quem vai governar o país, o estado e quem nos representará no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa é a maior demonstração da democracia e do poder do povo. E, mais uma vez, vimos isso em todo o país. Nos últimos 45 dias, trabalhei, de manhã,...
  • 02/10/2018 - Opinião

    Prevenção é fundamental

    Aparentemente, este ano passou mais rápido e já chegamos em outubro novamente. Época de reforçar a importância de se prevenir o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e também atinge aos homens. Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a...
  • 25/09/2018 - Opinião

    Por mais prudência

    Hoje é um dia de importante debate para todos: o Dia Nacional do Trânsito. Todos nós fazemos parte do sistema de trânsito das cidades, afinal, mesmo pedestres ou de carona, estamos incluídos no tema. Sendo que o Brasil é o quarto país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, com...
  • 18/09/2018 - Opinião

    O futuro passa pela Câmara de Vereadores

    Ontem, iniciamos um trabalho para aproximar nossas crianças e jovens do Legislativo bageense, a partir da arte. Desde então, a galeria Professor Justino Costa Quintana, instalada no plenário Lígia Almeida, tem um novo visual: agora é o espaço do nosso futuro. Sim, futuro, pois vai ser o local...
  • 11/09/2018 - Opinião

    Em tempos de crise, o desenvolvimento de Bagé

    O país está inserido em uma crise econômica que perdura há vários meses. Aumenta o desemprego, os municípios recebem cada vez menos recursos e as responsabilidades só aumentam. E é nesse cenário que a gente consegue perceber a diferença que faz uma boa gestão. E quem mora em Bagé pode ver isso...
  • 04/09/2018 - Opinião

    Vacinação - prevenir pode ser o melhor remédio contra doenças

    A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra as doenças. Quanto mais pessoas ficarem protegidas, menor é a chance de que qualquer uma delas, vacinada ou não, seja contaminada. Em Bagé, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência tem alertado sobre a importância...
  • 28/08/2018 - Opinião

    Congratulações aos soldados bageenses

    A bravura dos soldados do Exército brasileiro foi celebrada, na última semana, com uma formatura no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RCMec). Foram entregues 18 condecorações, desde medalhas aos soldados que se destacaram pelo serviço até diplomas de colaborador emérito aos representantes...
  • 21/08/2018 - Opinião

    Uma semana fantástica

    A Semana da Pessoa Com Deficiência vai de 21 a 28 de agosto. Atualmente, cerca de 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. E uma vasta programação acontece em Bagé nesses dias. Uma delas acontece hoje, às 14h, no kartódromo: a Corrida Fantástica. Particularmente, considero...
  • 14/08/2018 - Opinião

    Boa sorte, amigo!

    O Exército tem um importante papel sendo desenvolvido em Bagé, por meio das cinco frentes de ação na cidade. Os militares realizam ações de fiscalização, de solidariedade – quando levam serviços às comunidades que passam por necessidades, de saúde e de apoio a outras instituições de segurança....
Exibindo 1 a 10 de 80 resultados encontrados
  • Página de 8
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

CANCELADO concertos do “Grupo Pianistas de Bagé”, novembro,em Bagé. A sugestão foi da diretora Lúcia Antônia Bezerra de Melo e todos os pianistas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.