Bagé / RS, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Sá Monmany: uma referência em saúde

A Câmara de Vereadores é um símbolo da democracia, afinal, todos nós que estamos ali fomos escolhidos pelas pessoas. E na nossa gestão prezamos muito pela pluralidade de ideias, de manifestações, seja de membros da comunidade bageense ou dos vereadores que os representam. Em várias oportunidades, o Posto de Saúde Sá Monmany foi pauta na nossa tribuna.
A gestão democrática é feita com a contribuição de todos. E essa pauta se tornou realidade na última semana. O antigo posto de saúde se tornou o Centro de Referência Eduardo Sá Monmany. Toda a população da região do bairro Getúlio Vargas agora têm um espaço especial para cuidar da sua saúde.
Eu acompanhei de perto os primeiros atendimentos, ontem pela manhã, quando visitei o centro de referência em funcionamento. E afirmo com propriedade: é mais que uma referência, é um modelo de como cuidar da saúde das pessoas. Desde o atendimento carinhoso dos servidores da saúde com os pacientes até a estrutura impecável.
São 203m² para enfermaria, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, clínica geral, odontologia, fisioterapia, farmácia, sala de vacinação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Primeira Infância Melhor, exames (raios-X odontológico, eletrocardiograma) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tudo organizado e reestruturado com muito capricho. Quando foi fechado, o então posto tinha vários problemas de infiltração e poucos profissionais para dar conta de uma demanda enorme, entre outros problemas.
A estimativa é que 12 mil habitantes sejam beneficiados com esse que é o quinto centro de referência em saúde inaugurado desde janeiro de 2017. Como diversos serviços estão concentrados ali, os pacientes não precisam mais se deslocar até o centro da cidade, por exemplo, para buscar medicamentos. Está tudo ao alcance, perto de casa.
Particularmente, fico muito satisfeito em ver que o Executivo está preocupado em atender as demandas da comunidade como um todo, em especial as que chegam aos debates do Legislativo. Acredito que muitas outras demandas expostas na tribuna da Casa do Povo serão atendidas. É o ideal da democracia, que citei acima, e, sobretudo, o que a população espera de nós enquanto seus representantes.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 59 resultados encontrados
  • 22/05/2018 - Opinião

    Atenção à preservação da vida

    Se existe um assunto que envolve todas as pessoas de um município, seja da cidade ou do campo, do centro ou do bairro, esse é o trânsito. E estamos à mercê da sua variabilidade desde o momento em que atravessamos a rua para ir ao vizinho da frente. E por todos nós fazermos parte disso, é que o...
  • 15/05/2018 - Opinião

    O sucesso da inovação em Bagé

    A inovação anda lado a lado com a tecnologia. E o avanço do nosso município depende de novas atitudes que contemplem esses dois pilares. Felizmente, Bagé está a par dessa necessidade, tanto que foi a escolhida para sediar o I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, no dia 10...
  • 08/05/2018 - Opinião

    A comemoração do amor infinito

    O próximo domingo é de celebrar as pessoas que abrem mão de seus planos, seu gosto, suas vontades em nome do amor: as mães. Mulheres que dedicam sua vida em função de outra ou outras. É uma missão difícil e bem diferente dos comerciais de margarina. Desde a descoberta da gestação, a...
  • 01/05/2018 - Opinião

    Dia de heróis: 1º de maio

    Ainda nem amanheceu e a rotina já começou. Organizar como será o dia, o lanche dos filhos, estender a roupa no varal e tudo que for possível arrumar em casa antes do horário do ônibus, que é ponto final do primeiro turno. Vai para a parada, seja com chuva ou com sol. Pega o transporte, muitas...
  • 17/04/2018 - Opinião

    Uma demanda centenária

    Quando dialogamos com pessoas de outras cidades sobre Bagé, a primeira pergunta que ouvimos, geralmente, é sobre a água. A nossa Rainha da Fronteira adquiriu uma fama negativa pelos ciclos de falta d’água. Mas isso está acabando, pois o governo atual é comprometido com as pessoas de nossa...
  • 10/04/2018 - Opinião

    Vida longa à Fundação José e Auta Gomes

    A sabedoria dos mais velhos me encanta. E na última semana pude passar uma tarde agradável de muito aprendizado, junto aos moradores da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. É emocionante observar a alegria das pessoas que estão lá e de todo o cuidado que os funcionários e voluntários da...
  • 03/04/2018 - Opinião

    O sentido da Páscoa não deve se limitar a uma data

    A semana santa deve ser um tempo de recolhimento, interiorização e abertura do coração e da mente para o Deus da vida. Vivenciamos desde o Domingo de Ramos, mais uma semana santa com a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. Aí começa uma nova fase na história do povo de Israel, quando...
  • 27/03/2018 - Opinião

    Uma visita e tantas conquistas

    No dia 16 de março, recebemos, na Rainha da Fronteira, a visita do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e do secretário-adjunto e diretor-geral da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Rio Grande do Sul, Sandro Boka Oliveira. Foi mais um dia para entrar na história da nossa...
  • 20/03/2018 - Opinião

    Transformação em 14 meses

    Eu conheço o nosso prefeito, Divaldo Lara, desde que cheguei a Bagé. Ele sempre demonstrou muita habilidade para resolver questões pertinentes à gestão, em resumo, é um administrador nato. Mesmo com todo esse conhecimento sobre a personalidade dele, ainda me impressiono com a quantidade de...
  • 13/03/2018 - Opinião

    Dia Internacional da Mulher: pouco a comemorar, muito a refletir

    A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim...
Exibindo 1 a 10 de 59 resultados encontrados
  • Página de 6
Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

FILA imensa de carros esperando para abastecer, quinta-feira (24), às11 da manhã, Posto Balluarte, rua João Telles. Atendimento primoroso mesmo...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.