Bagé / RS, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Dia Internacional da Mulher: pouco a comemorar, muito a refletir

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1985, foi criada a primeira Delegacia Brasileira Especializada da Mulher no Estado de São Paulo.
   Atualmente, o dia 8 de março é visto muito mais como para reflexão do que, propriamente, para comemorações. Apesar de tantas conquistas como, por exemplo, a Lei Maria da Penha, ainda há muito a ser debatido e trabalhado. No Brasil, a cada 1,5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua; a cada 6,1 segundos uma mulher é vítima de assédio em transporte público; a cada dois minutos uma mulher é vítima de arma de fogo; a cada 22,5 segundos uma mulher é vítima de estrangulamento ou espancamento e, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal. No Rio Grande do Sul, mais de 167 mulheres são agredidas por dia. Os números ainda são assustadoramente altos e lamentáveis.
   Um intenso trabalho de conscientização é feito, diariamente, por Ongs e órgãos públicos, como a Coordenadoria da Mulher de Bagé, vinculada à Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Direitos do idoso e a Procuradoria da Mulher, órgão que foi oficialmente instituído em 2017, na Câmara de Vereadores de Bagé, no sentido de ressaltar o valor da mulher na sociedade e incentivar aquelas que são vítimas de violência, bem como a sociedade, a fazer a denúncia.
    A Coordenadoria Municipal da Mulher tem por objetivo articular propor, executar, assessorar, apoiar ações e políticas públicas voltadas para a mulher e a defesa de seus direitos. A principal campanha, que foi lançada durante a programação da Semana da Mulher deste ano, tem como tema “Denuncie. A nossa força está na voz que não se cala” e visa intensificar as denúncias para que não só as vítimas procurem ajuda como quem, por ventura, presencia ou sabe de algum fato envolvendo violência contra a mulher, também denuncie. Pode ser de forma anônima, através da Central de Atendimento à Mulher, no número 180. Já no Centro de Referência, as mulheres vítimas de violência são acolhidas, orientadas e recebem acompanhamento psicológico, social e jurídico. O trabalho de conscientização é, sim, muito importante, a fim de diminuir, significativamente, os trágicos números. Mas, quando a violência se consolida, é essencial que a vítima encontre amparo e se sinta efetivamente acolhida.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 87 resultados encontrados
  • 04/12/2018 - Opinião

    O sonho da casa própria

    Ver uma pessoa realizar um sonho nos proporciona um sentimento de muita gratidão e alegria. Afinal, sabemos que cada conquista depende de muita dedicação. E eu já me sinto feliz, desde hoje, por todas as famílias que darão mais um passo para a casa própria, no dia 8 de dezembro, no Ginásio...
  • 27/11/2018 - Opinião

    Festa Internacional do Churrasco resgata a nossa tradição gaúcha

    O chimarrão e o churrasco são hábitos mais típicos e genuínos dos gaúchos. Esta tradição foi reverenciada nos dias 23 a 25 de novembro, quando um dos principais cenários turísticos de Bagé, o Parque do Gaúcho, virou palco da 15ª Festa Internacional do Churrasco. O evento foi organizado pela...
  • 20/11/2018 - Opinião

    Aciba: 120 anos contribuindo com o desenvolvimento de Bagé

    A Câmara de Vereadores festejou os 120 anos da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) durante sessão solene no dia 13 de novembro. Diversas lideranças prestigiaram o evento como o prefeito de Bagé, Divaldo Lara; o vice-prefeito Manoel Machado; vereadores; presidente da Associação e...
  • 16/11/2018 - Opinião

    Novembro Azul: pelo fim de preconceito e promoção da saúde

    Uma das doenças mais ameaçadoras para homens é o câncer de próstata. É o segundo tipo mais comum, com estimativa de 68,2 mil novos casos em 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Além disso, 75% dos casos detectados no mundo, são em pessoas com mais de 65 anos. De acordo com a...
  • 06/11/2018 - Opinião

    TV Câmara Bagé: oito anos de informação

    Transparência dos órgãos públicos é uma obrigação. E a Câmara de Vereadores preza por esse princípio por meio dos dispositivos exigidos pela lei. Mas a casa legislativa vai além: há oito anos dispõe da TV Câmara Bagé, um meio de comunicação que leva aos cidadãos bageenses informações sobre o...
  • 30/10/2018 - Opinião

    Boa sorte aos novos governantes

    Uma nova era começou no país e no Rio Grande do Sul desde o dia 28 de outubro, com a escolha do novo presidente da República e governador. Essas escolhas foram muito significativas, pois demonstram a expectativa do povo sobre uma mudança geral na classe política. Nós, que dedicamos nossa vida a...
  • 23/10/2018 - Opinião

    Saúde em primeiro lugar

    A saúde sempre foi uma prioridade desta gestão municipal. Já tivemos várias demonstrações, como  a redução na fila para exames, a implantação do atendimento odontológico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), a criação do Centro de Especialidades, entre outras diversas ações. Na última semana,...
  • 16/10/2018 - Opinião

    Dia do Professor: uma homenagem àqueles que ensinam

    O dia 15 de outubro é dedicado aos professores. E não poderia deixar de homenagear esses profissionais que merecem todo nosso respeito, carinho e admiração. São eles que, diariamente, transmitem seus conhecimentos e experiências, contribuindo com o desenvolvimento da educação e do conhecimento...
  • 09/10/2018 - Opinião

    O exercício da democracia

    Poder votar, contribuir com a escolha de quem vai governar o país, o estado e quem nos representará no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa é a maior demonstração da democracia e do poder do povo. E, mais uma vez, vimos isso em todo o país. Nos últimos 45 dias, trabalhei, de manhã,...
  • 02/10/2018 - Opinião

    Prevenção é fundamental

    Aparentemente, este ano passou mais rápido e já chegamos em outubro novamente. Época de reforçar a importância de se prevenir o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e também atinge aos homens. Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a...
Exibindo 1 a 10 de 87 resultados encontrados
  • Página de 9
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Humildade para pedir perdão é prova de grandeza. Quanto menos fardos de culpa carregamos, mais leves ficamos para subir até Deus”.
MP
 
Toca...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.