Bagé / RS, Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Dia Internacional da Mulher: pouco a comemorar, muito a refletir

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1985, foi criada a primeira Delegacia Brasileira Especializada da Mulher no Estado de São Paulo.
   Atualmente, o dia 8 de março é visto muito mais como para reflexão do que, propriamente, para comemorações. Apesar de tantas conquistas como, por exemplo, a Lei Maria da Penha, ainda há muito a ser debatido e trabalhado. No Brasil, a cada 1,5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua; a cada 6,1 segundos uma mulher é vítima de assédio em transporte público; a cada dois minutos uma mulher é vítima de arma de fogo; a cada 22,5 segundos uma mulher é vítima de estrangulamento ou espancamento e, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal. No Rio Grande do Sul, mais de 167 mulheres são agredidas por dia. Os números ainda são assustadoramente altos e lamentáveis.
   Um intenso trabalho de conscientização é feito, diariamente, por Ongs e órgãos públicos, como a Coordenadoria da Mulher de Bagé, vinculada à Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Direitos do idoso e a Procuradoria da Mulher, órgão que foi oficialmente instituído em 2017, na Câmara de Vereadores de Bagé, no sentido de ressaltar o valor da mulher na sociedade e incentivar aquelas que são vítimas de violência, bem como a sociedade, a fazer a denúncia.
    A Coordenadoria Municipal da Mulher tem por objetivo articular propor, executar, assessorar, apoiar ações e políticas públicas voltadas para a mulher e a defesa de seus direitos. A principal campanha, que foi lançada durante a programação da Semana da Mulher deste ano, tem como tema “Denuncie. A nossa força está na voz que não se cala” e visa intensificar as denúncias para que não só as vítimas procurem ajuda como quem, por ventura, presencia ou sabe de algum fato envolvendo violência contra a mulher, também denuncie. Pode ser de forma anônima, através da Central de Atendimento à Mulher, no número 180. Já no Centro de Referência, as mulheres vítimas de violência são acolhidas, orientadas e recebem acompanhamento psicológico, social e jurídico. O trabalho de conscientização é, sim, muito importante, a fim de diminuir, significativamente, os trágicos números. Mas, quando a violência se consolida, é essencial que a vítima encontre amparo e se sinta efetivamente acolhida.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 63 resultados encontrados
  • 19/06/2018 - Opinião

    Um olhar atento para os idosos

    O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é 15 de junho. Nessa data eu fui ao Centro do Idoso, onde acompanhei o trabalho desenvolvido naquele espaço, o que me encheu de alegria. Ver as vovós e os vovôs se dedicando as tantas atividades disponíveis é a prova de que o...
  • 12/06/2018 - Opinião

    Casa de acolhimento: um gesto de empatia com os pacientes

    Mais uma vez, o governo municipal de Bagé faz história. Na semana passada, o prefeito Divaldo Lara e os secretários Esquerda Carneiro e Mário Mena Kalil demonstraram toda sua sensibilidade com as pessoas que precisam ir até Porto Alegre para tratamentos de saúde: inauguraram uma casa de...
  • 05/06/2018 - Opinião

    Desapego e solidariedade

    A cada troca de estação revisamos nossos armários e guarda-roupas para verificar o que vai ser utilizado na próxima estação, o que serve e o que pode ser descartado. O que poucos se dão conta é que tem muita gente que não tem essa possibilidade. Por um simples motivo: não tem armários cheios de...
  • 29/05/2018 - Opinião

    Todos estamos cansados dos impostos e da corrupção

    Há oito dias vivemos uma situação diferente em nosso país: caminhoneiros demonstram toda sua insatisfação com os impostos e a política de preços dos combustíveis, entre outras demandas fundamentais que afetam diretamente seu trabalho. Eles mostram sua força e quão importante é sua atuação para o...
  • 22/05/2018 - Opinião

    Atenção à preservação da vida

    Se existe um assunto que envolve todas as pessoas de um município, seja da cidade ou do campo, do centro ou do bairro, esse é o trânsito. E estamos à mercê da sua variabilidade desde o momento em que atravessamos a rua para ir ao vizinho da frente. E por todos nós fazermos parte disso, é que o...
  • 15/05/2018 - Opinião

    O sucesso da inovação em Bagé

    A inovação anda lado a lado com a tecnologia. E o avanço do nosso município depende de novas atitudes que contemplem esses dois pilares. Felizmente, Bagé está a par dessa necessidade, tanto que foi a escolhida para sediar o I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, no dia 10...
  • 08/05/2018 - Opinião

    A comemoração do amor infinito

    O próximo domingo é de celebrar as pessoas que abrem mão de seus planos, seu gosto, suas vontades em nome do amor: as mães. Mulheres que dedicam sua vida em função de outra ou outras. É uma missão difícil e bem diferente dos comerciais de margarina. Desde a descoberta da gestação, a...
  • 01/05/2018 - Opinião

    Dia de heróis: 1º de maio

    Ainda nem amanheceu e a rotina já começou. Organizar como será o dia, o lanche dos filhos, estender a roupa no varal e tudo que for possível arrumar em casa antes do horário do ônibus, que é ponto final do primeiro turno. Vai para a parada, seja com chuva ou com sol. Pega o transporte, muitas...
  • 24/04/2018 - Opinião

    Sá Monmany: uma referência em saúde

    A Câmara de Vereadores é um símbolo da democracia, afinal, todos nós que estamos ali fomos escolhidos pelas pessoas. E na nossa gestão prezamos muito pela pluralidade de ideias, de manifestações, seja de membros da comunidade bageense ou dos vereadores que os representam. Em várias...
  • 17/04/2018 - Opinião

    Uma demanda centenária

    Quando dialogamos com pessoas de outras cidades sobre Bagé, a primeira pergunta que ouvimos, geralmente, é sobre a água. A nossa Rainha da Fronteira adquiriu uma fama negativa pelos ciclos de falta d’água. Mas isso está acabando, pois o governo atual é comprometido com as pessoas de nossa...
Exibindo 1 a 10 de 63 resultados encontrados
  • Página de 7
Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

“Quando você é bom no que faz, não se admire com imitações. Apenas proteja-se: a linha entre admiração e inveja é delicadamente tênue.”
MP
 

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.